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As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da educação infantil devem garantir atividades que possibilitem a construção de conhecimentos integrando as experiências necessárias para o alcance dos objetivos dessa etapa. Essas práticas pedagógicas devem ter como eixos norteadores

Conforme a teoria piagetiana, a partir do estágio operatório, as trocas intelectuais começam a se efetuar e, paralelamente, a criança alcança a personalidade. Dentro da visão dessa teoria, é possível afirmar que personalidade é uma

Educar a criança da educação infantil significa desenvolver ações que, ao mesmo tempo em que favorecem o desenvolvimento do psiquismo, formam, nas crianças, a necessidade do conhecimento, o desejo e a disposição para aprender. Nesse sentido, podemos compreender a educação infantil como uma fase formativa na qual a criança vai se compreendendo como

Conforme estabelece a Resolução nº 5, de dezembro de 2009, que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, as propostas pedagógicas desse nível de ensino devem respeitar os princípios éticos, políticos e estéticos. Essa Resolução caracteriza princípios políticos, relacionando-os com

As instituições de educação infantil devem oferecer espaço limpo, seguro e voltado para garantir a saúde infantil em todos os seus aspectos. Elas ainda devem criar contextos que articulem diferentes linguagens e permitam

A partir da aquisição da linguagem, inicia-se uma socialização efetiva da inteligência. No entanto, durante a fase pré-operatória, algumas características ainda limitam a possibilidade de a criança estabelecer trocas intelectuais equilibradas. Isso se dá pela ausência da

A dimensão do cuidado, no seu caráter ético, é orientada pela promoção da qualidade e sustentabilidade da vida e pelo princípio do direito e da proteção integral da criança. Nessa Perspectiva, educar cuidando inclui

Ainda que na educação infantil não se tenha a apropriação de conceitos científicos pelas crianças , é importante que as situações de ensino sejam organizadas de modo que elas questionem o senso comum, em uma perspectiva resolvedora de problemas. Dessa forma, pode-se entender que a educação infantil tem um nível potencial, constituindo-se, em relação ao ensino fundamental, em uma

Uma atividade muito importante para a criança é brincar. Essa atividade deve ser realizada na escola para que a criança interaja com seus pares e com a professora e desenvolva a capacidade infantil de conhecer o mundo e a si mesma. Essa atividade também amplia no docente as possibilidades de

O espaço e o tempo da educação infantil são espaço e tempo de ensino-aprendizagem e de apropriação da cultura historicamente elaborada pela humanidade. Considerando essa proposição, o jogo deve ser trabalhado como uma situação

As concepções da teoria vigotskiana sobre o funcionamento do cérebro humano fundamentam-se na ideia de que

O currículo da educação infantil deve promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação infantil concebem currículo como

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