De acordo com Evangelista e Freire , “A escola não pode se limitar em atender a demanda mercadológica por mão de obra. O PPP não deve se esquivar de dois valores imprescindíveis: a cidadania e a autonomia.” De acordo com o papel do supervisor no processo de (re)elaboração do PPP, identifique a alternativa INCORRETA.
Quanto ao planejamento de ensino da ação docente, cabe ao supervisor:
A atuação do supervisor junto à comunidade escolar no processo educacional deve ser de:
O supervisor também exerce uma função de gestor na escola. A diferença é que o foco dessa gestão está em garantir:
Para que o trabalho de supervisão esteja comprometido com os princípios e a finalidade da educação, o supervisor deve agir na escola como:
A supervisão ampliada na escola possui dois sentidos, o pedagógico e o:
De acordo com Rangel , “[...] confirma-se, então, a ideia e o princípio de que o supervisor não é um ‘técnico’ encarregado da eficiência do trabalho [...]”. O supervisor, numa visão mais pedagógica, exerce junto ao professor uma função de:
De acordo com Lück , “Mais recentemente, a supervisão escolar ganhou uma nova dimensão, mais dinâmica e com maior potencial de eficácia a longo prazo [...]” Essa nova dimensão de atuação do supervisor nas escolas refere-se à responsabilidade sobre a:
Também é da competência do supervisor:
A Resolução CNE/CEB nº 4, de 13 de julho de 2010, no art. 47, aborda a avaliação da aprendizagem. É correto afirmar que a avaliação deve ser de:
De acordo com a Resolução nº 7, de 14/12/2010, art.
5º, o direito à educação é entendido como um direito
inalienável do ser humano. A educação considerada
de qualidade deve contemplar três aspectos. Ela
deve ser:
Enquanto relação com os demais componentes escolares, além da ação docente, a supervisão possui como objeto específico e essencial de seu trabalho:
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, “A Educação Básica é direito universal e alicerce indispensável para a capacidade de exercer em plenitude o direto à cidadania.” Discutem-se, no documento, o conceito de cidadania e a necessidade da mudança de perspectiva a respeito do tema. A cidadania nas diretrizes é entendida como:
O supervisor, em sua ação de intervenção na mudança de paradigmas tradicionais na escola, pode ser um ponto de intercessão entre:
O trabalho do supervisor deve definir-se sobre moldes democráticos. É correto afirmar que o supervisor com esse perfil adota a seguinte atitude: