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De acordo com Vasconcelos (2005), Projeto Político-Pedagógico é o plano global da instituição. Pode ser entendido como a sistematização, nunca definitiva, de um processo de planejamento participativo, que se aperfeiçoa e se concretiza na caminhada, que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar. É um instrumento teórico-metodológico para a intervenção e mudança da realidade. É um elemento de organização e integração da atividade prática da instituição nesse processo de transformação. (Fonte: VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: projeto de ensino–aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo, Libertad Editora, 2005. Coleção Cadernos Pedagógicos).

Diante do texto, analise as asserções a seguir:

I. O Projeto Político-Pedagógico está relacionado com a organização do trabalho pedagógico em dois níveis: na organização da escola como um todo e na organização da sala de aula, incluindo sua relação com o contexto social imediato, procurando preservar a visão de totalidade.

PORQUE

II. O Projeto Político-Pedagógico, sendo a sistematização de um processo de planejamento participativo, substitui o Regimento Escolar e dá o devido suporte para a elaboração dos planos de ensino e dos planos de aula.

Está CORRETO o que se afirma em:

A organização e o funcionamento do ensino nas Escolas Estaduais de Educação Básica de Minas Gerais, regulamentada pela Resolução n. 2.197/2012, estabelece princípios éticos, políticos e estéticos que deverão ser adotados para nortear as ações pedagógicas nelas desenvolvidas.

Sobre o processo de avaliação, esse documento estabelece:

I. A avaliação da aprendizagem dos estudantes será realizada pelos professores, em conjunto com toda equipe pedagógica da escola, e deverá assumir um caráter processual, formativo e participativo, prevalecendo os aspectos quantitativos do aprendizado do estudante sobre os qualitativos.

II. A avaliação da aprendizagem deverá prover, obrigatoriamente, intervenções pedagógicas, ao longo do ano letivo, para garantir a aprendizagem no tempo certo, e assegurar tempos e espaços diversos para aqueles com menor rendimento, para que tenham condição de ser devidamente atendido.

III. A avaliação da aprendizagem dos estudantes será contínua, cumulativa, diagnóstica e possibilitar a aceleração de estudos para aqueles com distorção idade-série e para aqueles que tiverem frequência superior a 75%, no final do ano letivo.

IV. As formas e procedimentos utilizados pela escola para diagnosticar, acompanhar e intervir pedagogicamente no processo de aprendizagem dos estudantes devem expressar, com clareza, o que é esperado deles, em relação a sua aprendizagem e ao que foi realizado pela escola, devendo ser registrado para subsidiar as decisões e informações sobre sua vida escolar.

V. No caso de desempenho satisfatório dos estudantes e de frequência inferior a 75%, no final do período letivo, a escola deve usar o recurso de reclassificação para posicionar o aluno no ano seguinte de seu percurso escolar.

Está CORRETO apenas o que se afirma em:

Observe a figura:

No conjunto de situações representadas na figura acima, estão presentes, predominantemente, quantos estados físicos da água?

Uma medida da estabilização provocada pela ordenação dos íons com cargas opostas num sólido iônico é denominada energia de rede. O valor da energia de rede de um sólido depende das cargas e dos tamanhos dos íons e também de suas organizações nos sólidos. A interação atrativa de dois íons com cargas opostas aumenta com o aumento das cargas e com a diminuição do afastamento entre os respectivos centros. Dessa forma, de uma maneira geral, a energia da rede aumenta com o aumento da carga dos íons e com a diminuição dos respectivos raios.

Dessa forma, a tabela que contém valores corretos de Energia de Rede é:

Têm-se 3 substâncias alcoólicas e seus respectivos pontos de ebulição.

Metanol (64,5ºC)

Etanol (78,3ºC)

Propanol (97,2ºC)

Considere o gráfico de pressão máxima de vapor X temperatura:

As substâncias I, II e III são, respectivamente:

O princípio de Le Chatelier diz respeito à resposta de sistemas em equilíbrio quando sujeitos a uma perturbação. De outra forma, o princípio diz que um sistema em equilíbrio, quando perturbado, tende a ajustar-se de modo a remover a perturbação e restabelecer o equilíbrio. Há diversos fatores que podem afetar o equilíbrio de substâncias em uma reação química.

A reação de síntese da amônia estabelece o equilíbrio que pode ser representada pela seguinte equação química:

Qual dos fatores NÃO provoca deslocamento nesse equilíbrio químico?

Em relação aos dois compostos apresentados, é falso o que se afirma em:

O politetrafluoretileno é um polímero conhecido mundialmente como Teflon, marca registrada de propriedade da empresa DuPont.

Sua representação com duas unidades de repetição é:

O monômero que origina esse polímero é:

Todas as alternativas a seguir apresentam sugestões de reformulação do texto, entre parênteses, em consonância com a norma padrão do português, EXCETO:

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