Leia os fragmentos de texto a seguir.
I. Uma parte da mobilização emocional, uma herança do descartado programa nacional-socialista, foi o antissemitismo, a marca de todos os movimentos nacionalistas. Mas logo veio a servir a um propósito mais sinistro. Os judeus tornaram-se os objetos indefesos sobre os quais milhões de alemães exerceram pela primeira vez a brutalidade essencial para que a Alemanha dominasse toda a Europa. Eles eram o campo de prática, a escola de treinamento de batalha, para as virtudes nórdicas, que mais tarde encontrariam sua plena expressão na
Polônia, na França e na Rússia ocupada. Se os alemães tinham estômago para isso, eles podiam suportar qualquer coisa.
Nenhuma voz de protesto foi levantada, em nenhum caso uma Igreja Cristã, seja Católica Romana ou Protestante, abriu suas portas para os judeus em refúgio, nenhum bispo alemão colocou a estrela de Davi. Os alemães passaram no teste com louvor: eles estavam de fato unidos.
(Adaptado de: TAYLOR, A. J. P.
The Course of German History: A survey of the development of Germany since
1815. New York: Coward McCann, 1962.)
II. O hitlerismo, por outro lado, trouxe de repente no mercado mundial um novo artigo de exportação que tinha técnicas refinadas e rapidamente adaptáveis a todos os países. A matéria-prima deste artigo consistiu em certo grau de ideologia racial com seu ponto central de ódio contra os judeus. Disto já havia uma certa quantidade em cada país, ou poderia ser estimulado. Mas o refinamento dessa matéria-prima ocorreu na organização hierárquica nazista. Visava conquistar as massas. Quando a ideologia racial e o ódio aos judeus eram
um tanto ineficazes como matéria-prima para as necessidades das massas, alguma outra ideologia, engendrada por teóricos ou seitas, poderia substitui-la e ser devidamente estimulada.
(Adaptado de: MEINECKE, Friedrich. The German Catastrophe. Boston: Beacon
Press, 1969, p. 59.)
Assinale a afirmativa que apresenta corretamente a interpretação dos dois fragmentos sobre o antissemitismo na Alemanha nazista.
Três soldados pintam uma área de 45 m2 de um muro em um determinado tempo. No mesmo tempo, e com a mesma eficiência, a área em m2 que cinco soldados pintam é
Ele é tão ganancioso que não passaria 24 horas numa ilha habitada sem meter a mão nos bolsos dos selvagens nus.
(Político britânico)
Sobre o significado e a estruturação dessa frase, assinale a afirmação correta.
O Brasil assume pela quarta vez a presidência rotativa do BRICS em meio a expansão do bloco que, em 2025, vai contar com ao menos
nove novos membros. Reforma da governança global e desenvolvimento sustentável com inclusão social são algumas das agendas que o Brasil buscará promover.
Com o lema Fortalecendo a Cooperação do Sul Global para uma Governança mais Inclusiva e Sustentável, o governo brasileiro tem,
entre os desafios, o de articular a participação dos novos membros e dar continuidade à construção do sistema de pagamento com
moedas locais no comércio entre os países, substituindo o dólar.
AGÊNCIA BRASIL. Brasil assume presidência do Brics em meio à expansão do bloco.
Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2024-
12/brasil-assume-presidencia-do-brics-em-meio-expansao-do-bloco
O redesenho das relações internacionais passa pelo BRICS, bloco integrado pelo Brasil e que vem em ritmo de expansão das atividades. Os dois países mais geopoliticamente relevantes do bloco são:
Nas frases a seguir, a forma do infinitivo foi substituída por um substantivo correspondente.
Assinale a frase em que essa correspondência está correta.
João, membro da Polícia Militar do Estado Alfa atuando como médico, foi aprovado em concurso público de provas e títulos para outro cargo efetivo de médico, no Município Beta.
Como João não almejava deixar a Polícia Militar em razão da sólida carreira que construíra, consultou a Constituição da República em
relação à possibilidade de acumular o cargo que já ocupava e o referido emprego público.
João concluiu corretamente que a acumulação é
As frases a seguir mostram termos sublinhados e desses termos foram mostrados sinônimos.
Assinale a frase em que o sinônimo indicado está incorreto.
Um carro da PM precisa se deslocar do ponto A ao ponto B do Estado de São Paulo, no menor tempo possível.
A figura a seguir mostra os pontos A e B, as estradas disponíveis e o tempo, em minutos, para percorrer cada trecho no momento da
partida do carro.

O menor tempo para o deslocamento de A até B é de
Em 1996, o geógrafo brasileiro Milton Santos escreveu o livro “A Natureza do Espaço: técnica e tempo, razão e emoção”. A obra aponta (muito antes da existência da internet atual e das redes sociais) que o controle das técnicas que permitem a circulação das informações representaria o domínio da tecnologia mais decisiva de nossa época. (...)
Hoje é indiscutível o tamanho do poder de empresas como a META, de Zuckerberg, que controla o Facebook, o Instagram, o WhatsApp, o Threads e outras. Essas empresas detêm os dados e informações de bilhões de pessoas que circulam nessas redes e, com o devido trabalho de direcionamento, conseguem veicular mensagens particularizadas por meio de algoritmos, visando influenciar nossas percepções e decisões econômicas, políticas e sociais.
Santos, M. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. São Paulo:
Editora da Universidade de São Paulo, 2006. (Adaptado)
Avalie se, na visão de Milton Santos, todo esse poder não é usado de forma neutra porque
I. o meio por onde circula esse turbilhão de fluxos é impregnado de comando e ideologia, atendendo aos interesses de grupos específicos;
II. a acelerada adoção da tecnologia de reconhecimento facial, placas de veículos e câmeras em policiais, desperta uma série e questionamentos sobre os limites de seu uso no contexto da segurança pública e de outros campos;
III. esse amontoado de práticas, processos e técnicas que gruparam “ciência + tecnologia + informação” no mundo contemporâneo, denominado de “meio técnico-científicoinformacional”, possui acesso irrestrito para todos.
Está correto o que se afirma em
Durante uma missão, o soldado Ryan se viu em uma posição vulnerável e, portanto, precisando de resgate. O soldado Ryan se encontra em uma esquina, em um bairro no qual as ruas são todas de mão dupla e formam quarteirões retangulares, cada um com 100 metros na direção Leste-Oeste e 80 metros na direção NorteSul.
O veículo para o resgate do soldado Ryan está em uma esquina na mesma rua em que Ryan está, mas a quatro quarteirões a oeste da posição de Ryan. Entretanto, no meio de um dos quarteirões entre o veículo de resgate e Ryan há um bloqueio que impede a passagem do veículo. Assim, o veículo precisará fazer um desvio para chegar até a posição do soldado Ryan.
A menor distância, em metros, que o veículo de resgate precisará percorrer para ir da sua posição inicial até a posição do soldado Ryan é igual a
Assinale a frase em que a palavra meio/meia está bem empregada.
Para tentar garantir o sucesso do Acordo de Paris, esta geração terá a árdua missão de remover da atmosfera uma enorme quantidade de GEE (Gases do Efeito Estufa). Ainda não é claro, porém, se tecnologias para remoção de GEE existirão na escala necessária para que essa geração possa evitar um colapso climático ao final deste século. (...)
Países como o Brasil têm uma prerrogativa legítima de querer alcançar o 'nível de país desenvolvido'. Com base nisso, o governo atual, ao invés de defender a redução, defende a ampliação da exploração de petróleo. A Organização Nacional da Indústria do Petróleo chegou mesmo a sugerir que a exploração na Margem Equatorial brasileira seria de suma importância para as 'futuras gerações'.
VEJA. Crise climática já condena uma geração inteira a viver no calor extremo.
Disponível em: https://veja.abril.com.br/agenda-verde/crise-climatica-ja-condenauma-geracao-inteira-a-viver-no-calor-extremo
O trecho menciona o Acordo de Paris, que completa 10 anos em 2025 e visa reduzir os impactos da atividade humana no planeta.
O texto evidencia que há um conflito entre
A Região Metropolitana de São Paulo é marcada pela presença do contraste social e pela constituição de espaços fragmentados. Em partes específicas de seu território, ocorre o surgimento de áreas separadas, condomínios fechados, como Alphaville,Tamboré e Granja Viana, que podem ser considerados exemplos de suburbanização de altas e médias rendas, assim como a expansão da população em condições bastante precárias de vida em áreas centrais e deterioradas do Município de São Paulo. Nesse espaço diferenciado e desigual, as maneiras como os grupos sociais resolvem a relação habitar-trabalhar, as estratégias utilizadas, tornam-se diferenciadas, atingindo-os de modo distinto.
ÂNTICO, Cláudia. Deslocamentos pendulares na região metropolitana de São Paulo.
Disponível em: https://www.scielo.br/j/spp/a/tJPPNLfJmTZLWyh7S5KH8BJ/
A partir da temática do texto, avalie se os itens a seguir representam características da Região Metropolitana de São Paulo.
I. Ocorrência da migração pendular
II. Prática do êxodo rural
III. Existência de autossegregação e da segregação induzida
Está correto o que se apresenta em
A Constituição de 1891 evidencia, no plano das instituições, que a classe dominante consegue alcançar seus objetivos políticos já no
início da República, e é um índice de sua capacidade para promover a integração do país, na medida de tais objetivos.
(Fonte: FAUSTO, Boris. A revolução de 1930. História e historiografia. São Paulo:
Companhia das Letras, 1997, p. 120.)
Assinale a afirmativa que apresenta corretamente uma das medidas estabelecidas pela Constituição de 1891.
Em certa fazenda há um lago e, para reunir dados sobre a investigação de uma ocorrência criminal nessa fazenda, o tenente
Renato foi encarregado de determinar a distância aproximada entre dois pontos A e B nas margens desse lago.
A figura a seguir mostra o lago e os dois pontos A e B.

Para determinar a distância entre A e B, Renato fixou estacas em três pontos C, D e E, de forma que os ângulos ACD, CDE e DEB
fossem retos, como mostra a figura. Em seguida, com uma trena, Renato mediu as seguintes distâncias:
AC = 40 m, CD = 84 m, DE = 76 m e EB = 24 m.
A distância, em metros, entre os pontos A e B é, aproximadamente,