Mariza e Cláudia, recém-concursadas, estão ansiosas em saber
como será a organização curricular da escola em que vão atuar e
querem saber o que deve ser ensinado aos seus futuros alunos.
Sobre o tema abordado no exemplo acima, analise as afirmativas
a seguir.
I.A previsão do que deve ser ensinado está previsto na base
comum nacional, uma vez que todas as escolas no país
devem ensinar os mesmos conteúdos.
II.A definição curricular deve levar em conta a definição da
escola como ambiente voltado ao conhecimento acadêmico.
III.A definição do que deve ser ensinado vai além da questão “o
que ensinar?", abrangendo também “para quem, como, com
quem e por que ensinar?".
Está correto o que se afirma em
Sobre o ensino religioso na rede municipal de ensino da cidade de São Paulo, de acordo com a legislação vigente, assinale a afirmativa correta.
Nas unidades escolares da rede municipal de São Paulo, o atendimento aos educandos portadores de deficiência, com Transtornos Globais do Desenvolvimento – TGD ou com Altas Habilidades / Superdotação – AH/SD, deverá seguir a Portaria nº 1.185. A esse respeito, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) Deve ser estruturado um plano de Atendimento Educacional Especializado básico para atender a todos os alunos que necessitam de atendimento especial. ( ) Deve ser elaborado um Plano de Atendimento Educacional Especializado individual, que deverá ter um orientador de atendimento, independentemente da forma ofertada. ( ) Deve ser preparada uma versão reduzida do planejamento curricular da escola com o objetivo de atender esses educandos. As afirmativas são, respectivamente,
O documento “Programa Mais Educação: São Paulo” propõe a
relação entre os aspectos sociais, econômicos e culturais e a
aprendizagem dos alunos.
Sobre essa relação, assinale a afirmativa correta.
Observe a figura a seguir.
O documento “Diálogos interdisciplinares a caminho da autoria",
organizado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo,
apresenta este esquema para sintetizar a compreensão de
currículo construída na Rede.
A partir da análise desse esquema é possível identificar três
conjuntos de condicionantes na estrutura desse currículo.
Assinale a afirmativa que os apresenta.
Observe a imagem a seguir.
A partir da imagem, registro de uma atividade realizada no Ensino
Fundamental, é correto afirmar
Leia o fragmento a seguir.
“O objetivo da atividade é evidenciar que esse tipo de
transformação envolve a formação de novas substâncias e que
podem ser acompanhadas de aspectos facilmente perceptíveis ou
evidências.”
(MACHADO, A.H. Aula de Química: discurso e conhecimento. Ed. UNIJUÍ, Ijuí, 3ª ed., 2014)
Em uma das práticas apresentadas pela autora, os alunos
deveriam misturar em um tubo de ensaio três gotas de solução
de nitrato de chumbo II e três gotas de bicromato de potássio.
Ao realizar esse experimento, os alunos deveriam observar
Leia o fragmento a seguir.
“A análise refere-se a um trecho da transcrição de uma aula na
qual um grupo de alunos vai discutir (...) sobre o fenômeno da
queima de uma fita de magnésio. A atividade proposta (...) inclui
a realização de cinco testes que correspondem a transformações
químicas que são acompanhadas por diferentes evidências.”
(MACHADO, A. H. Aula de Química: discurso e conhecimento. Ed. UNIJUÍ, Ijuí, 3ª ed., 2014)
Na prática citada com uma fita de magnésio, os alunos
observariam as seguintes evidências de transformações químicas:
I. a liberação de energia luminosa.
II. a formação de um sólido branco.
III. a necessidade de aquecimento.
Está correto o que se afirma em
Observe a imagem a seguir.
Na conversa entre a mulher e o vendedor são citados dois grupos
denominados genericamente de “agrotóxicos" e “plásticos".
Sobre esses grupos, é correto afirmar que
“Em 1868, Mendeleiev estava debruçado sobre o problema dos
elementos químicos. Eles eram o alfabeto de que a língua do
universo se compunha.”
(STRATHERN, P. O sonho de Mendeleiev.
A verdadeira história da química. 2002, Zahar, p. 11).
Com relação à Tabela Periódica proposta por Mendeleiev, analise
as afirmativas a seguir.
I. Organizou a tabela em função dos números atômicos dos
elementos.
II. Propôs seu nome para um elemento que ainda não havia sido
descoberto, o Mendelévio.
III. Deixou lacunas na Tabela quando parecia que o elemento
correspondente não tinha sido descoberto.
Assinale:
Os ciclos biogeoquímicos contribuem para a troca de matéria e
energia entre a hidrosfera, a atmosfera e a litosfera.
O ciclo hidrológico está relacionado à distribuição da energia
solar assim como as propriedades da água estão relacionadas às
seguintes funções:
I. ao transporte de nutrientes no meio aquoso.
II. à alta solubilização de espécies iônicas.
III. à flutuação do gelo e à circulação vertical de nutrientes na
coluna d’água.
IV. à estabilização da temperatura da biota.
A água realiza essas funções graças às seguintes propriedades:
O nitrogênio amoniacal é um parâmetro relevante para avaliação
da qualidade da água e pode ser determinado pelo método de
Kjeldahl.
Utilizando esse método, todo o nitrogênio de uma amostra de
um efluente foi adequadamente transformado em amônia que
foi recolhida em solução de ácido bórico. Posteriormente o
borato formado foi titulado, consumindo 24 mL de solução
padrão de ácido sulfúrico 0,5 mol.L-1.
A massa de nitrogênio (em mg) presente na amostra, é
aproximadamente igual a
Dados: Massa molares (g.mol-1) H3BO3 = 62, H2SO4 = 98, NH3 = 17 e N =14
Felipe é professor de Física do 2º ano do Ensino Médio. Ele costuma acompanhar a aprendizagem de seus alunos por meio da participação nas aulas, dos exercícios realizados individual e coletivamente e dos trabalhos e provas que compõem a avaliação institucional da escola. O professor reconhece que a avaliação da aprendizagem no Ensino Médio, conforme previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, envolve, ainda, a seguinte dimensão:
Os estudos sobre a avaliação da educação básica no Brasil identificam três fases nas políticas de avaliação em larga escala. Sobre estas três fases, analise as afirmativas a seguir. I.A primeira fase enfatiza a avaliação com caráter diagnóstico da qualidade da educação ofertada no Brasil, sem atribuição de consequências diretas para as escolas e para o currículo. II.As avaliações de segunda fase geraram consequências simbólicas decorrentes da divulgação e da apropriação dos resultados das escolas pelos pais e pela sociedade. III.As avaliações de terceira fase servem de referência para políticas de responsabilização que contemplam sanções ou recompensas em decorrência dos resultados de alunos e escolas e envolvem mecanismos de remuneração em função de metas estabelecidas. Está correto que se afirma em
“O conhecimento do tema Atmosfera, por exemplo, na aula de determinado ano ou série, lecionado por meio de um método, registrado em um texto, desenvolvido rapidamente e avaliado com uma prova objetiva, por exemplo, não é um conhecimento que os estudantes têm sobre a Terra”. (Sacristan, 2013, p. 20) A esse respeito assinale a opção que apresenta um argumento do autor para a afirmativa em destaque.