Com relação às estratégias de ação propostas nos Parâmetros
Curriculares Nacionais para as aulas de Química no Ensino Médio,
analise as afirmativas a seguir.
I. A seleção e a organização de temas, conteúdos e habilidades,
parte essencial dos processos de ensino e aprendizagem, são
suficientes para alcançar as metas almejadas de formação e
desenvolvimento de competências.
II. As atividades experimentais merecem especial atenção e tem
como finalidade específica confirmar as ideias apresentadas
anteriormente pelo professor.
III. O uso do computador no ensino é particularmente
importante nos dias de hoje, mas a confiabilidade das fontes
de informações deve ser objeto de atenção do professor.
Assinale:
Um dos critérios que pode ser utilizado para classificar águas
naturais é o de dureza, propriedade que resulta da dissolução de
minerais do solo e das rochas ou do aporte de resíduos
industriais.
A classificação de águas naturais, de acordo com a dureza, é
expressa em função da concentração de
As substâncias húmicas presentes nos solos, nos sedimentos e
nas águas naturais são formas importantes de distribuição da
matéria orgânica na Terra.
O controle das propriedades físicas e químicas dos vários
ambientes naturais está relacionado à presença dessas
substâncias.
Assinale a opção que apresenta propriedades das substâncias
húmicas.
Ronaldo é professor de História e começou, recentemente, a trabalhar na Rede Municipal de Ensino da cidade de São Paulo. Na última semana participou de uma reunião com a equipe gestora da escola e todo o corpo docente. Analise as afirmativas a seguir que poderiam ser usadas pela Coordenadora Pedagógica, para reforçar a importância da reunião. I.Os horários coletivos de formação e as reuniões pedagógicas devem ser espaços de reflexão sobre as experiências realizadas em sala de aula/ambiente educativo. II.Os horários coletivos e as reuniões pedagógicas possibilitam a realização de procedimentos de avaliação processual e de avaliações intermediárias do processo educacional. III.Os horários coletivos e as reuniões pedagógicas possibilitam avaliar dificuldades específicas do cotidiano escolar e propor uma relação de causa e efeito ao pensar suas soluções. Está correto o que se afirma em
O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. No que se refere à rotina escolar, o Conselho Tutelar deverá ser acionado nas situações listadas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
A respeito do documento “Currículo integrador da infância paulistana”, analise o fragmento a seguir. “Ao tratar de experiências e _____ no Currículo Integrador da infância paulistana é fundamental que as Unidades Educacionais trabalhem as múltiplas ______ para além das tradicionalmente valorizadas na escola como _____ e _____, e que reconheçam as experiências reais obtidas por meio _____ e de descobertas sensoriais e estéticas dos bebês e das crianças.” Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.
Sobre as consequências da mudança estrutural proposta pela Lei nº 10.639/03, de acordo com Nilma Gomes, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) Mantém as relações propostas e evocadas na elaboração curricular. ( ) Deverá romper com o silêncio e desvelar rituais pedagógicos a favor da discriminação racial. ( ) Estabelece que o trabalho acerca das questões raciais deve acontecer como uma mudança cultural e política no campo curricular. As afirmativas são, respectivamente,
Paula é professora de artes do Ensino Fundamental e, em suas aulas, procura trabalhar conteúdos relacionados a valores, normas e atitudes. Para a realização desse trabalho devem ser considerados os objetivos listados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.
Observe a imagem a seguir.
Sobre a Prova Brasil, assinale a afirmativa correta.
Observe o gráfico a seguir:
Sobre o IDEB, analise as afirmativas a seguir.
I. É o principal indicador adotado pelo Governo Federal para
traçar metas educacionais a serem alcançadas por escolas e
redes estaduais e municipais.
II. A ideia central da adoção de metas pelo IDEB é a de obter um
maior comprometimento das redes e escolas com a melhoria
dos indicadores educacionais.
III. O indicador expressa exclusivamente uma medida da
aprendizagem dos alunos, a partir dos resultados da Prova
Brasil.
Está correto o que se afirma em
Observe a imagem a seguir.
O cartaz refere-se à
O conceito de solubilidade pode ser trabalhado em sala de aula
por meio de análise da curva de solubilidade apresentada sob a
forma de gráficos e/ou da realização de experimentos simples
que mostrem os fatores que alteram a solubilidade.
Após uma discussão sobre esse assunto em sala de aula foram
levantados pelos alunos alguns fatores que alteram a solubilidade
tais como: o solvente, o ponto de fusão do soluto, a temperatura
da solução, a pressão, as interações intermoleculares envolvidas.
O fator apresentado pelos alunos que deve ser rediscutido por
não influenciar na solubilidade das substâncias é
O professor propôs, como introdução ao estudo das reações de
oxirredução, um experimento bem simples para que o aluno
tenha condições de observar um fenômeno que envolve
mudanças visuais muito nítidas desse tipo de reação.
No experimento, o aluno deve acrescentar um comprimido de
vitamina C não efervescente a uma solução de iodo
(farmacêutica) e adicionar água. Nessa reação a vitamina C que é
oxidada promove um descoramento da solução de iodo que é
reduzido.
A transformação que ocorre no iodo pode ser codificada em uma
linguagem química como
Relacione os conceitos que têm sido utilizados por pesquisadores
para refletir sobre o ensino de Química/Ciências aos respectivos
idealizadores/fundamentos.
1- Construtivismo
2- Aprendizagem significativa
3- Processo de internalização
4- Teoria da enunciação
( ) Constructo fundamental na obra de Vygotsky que aponta
para questões relacionadas com a constituição do sujeito.
( ) Foi proposta por Bakhtin que, juntamente com outras noções
como as de dialogia e das vozes, considera as interações
verbais orais e escritas na produção do conhecimento.
( ) Noção marcada por uma variedade de visões e abordagens,
as vezes contraditórias, que busca a valorização das
contribuições dos estudantes no processo ensinoaprendizagem.
( ) Admite que a aprendizagem ocorre por meio da “ancoragem”
de um novo conhecimento a um conceito já existente na
estrutura cognitiva do sujeito.
Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.
No ensino de Química, os conteúdos abordados e as atividades
desenvolvidas devem ser propostas de forma a promover o
desenvolvimento de competências dentro de três domínios, com
suas características e especificidades próprias.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino
Médio, esses três domínios são: