Leia a tira a seguir
Assinale a opção que melhor se relaciona com o questionamento
apresentado pelo personagem da tira acima.
“Em cursos pré-vestibulares, cria-se a disciplina Técnica de
Redação, cujo objetivo é preparar os alunos para as dissertações
dos exames vestibulares, dissertações essas que devem
apresentar coesão e coerência, além de parágrafos definidos com
o propósito de se estabelecer introdução, desenvolvimento e
conclusão”.
Nícia de Andrade Verdini Clare, Ensino de língua portuguesa: uma visão histórica.
Nesse segmento do texto de Nícia de Andrade, destaca-se
Um artigo de Marcuschi se intitula “Oralidade e ensino de língua:
uma questão pouco 'falada'".
No título do artigo de Marcuschi, as aspas empregadas na palavra
“falada" indicam
O texto 1 aborda uma modificação básica quanto ao conteúdo dos livros didáticos de Língua Portuguesa, que é a de
As frases de um diálogo são indicadas, em Língua Portuguesa,
pela presença de um travessão; na Espanha, alguns autores
sugeriram que, no caso dos diálogos telefônicos, fosse criado um
outro sinal – um travessão encimado por um ponto de
exclamação.
Com isso, eles queriam indicar uma diferença entre os dois
diálogos, destacando que, ao contrário dos demais, os diálogos
telefônicos
Assinale a opção que indica uma característica exclusiva da avaliação formativa.
Um professor de Português leva para seus alunos de terceira série do nível médio a primeira página de um jornal de grande circulação a fim de ser linguisticamente analisada. Nesse caso, o aspecto de menor importância deve ser
O professor de Matemática do Ensino Médio, durante uma reunião pedagógica, falou sobre o trabalho que vinha desenvolvendo com seus alunos para reforçar a autoestima e o vínculo com a escolarização. O trabalho desenvolvido pelo professor de Matemática nessa escola
A professora Nilma Gomes considera que a obrigatoriedade do ensino de História da África e das culturas afro-brasileiras nos currículos das escolas da educação básica é um caminho para práticas de “descolonização dos currículos”. A respeito dessas práticas, conforme a autora, assinale a afirmativa incorreta.
Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede regular de ensino do município de São Paulo fizeram, no ano passado, os testes da Prova Brasil. Sobre a Prova Brasil, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) A Prova Brasil, que ocorre a cada dois anos, foi idealizada para produzir informações a respeito do ensino oferecido por município e escola, com o objetivo de estabelecer ações pedagógicas e administrativas capazes de melhorar a qualidade do ensino. ( ) A Prova Brasil, a partir de 2009, é aplicada em todas as escolas, urbanas ou rurais, que tenham o número mínimo de 20 alunos nas séries avaliadas. ( ) Os resultados da Prova Brasil servem de referência para a definição de metas a serem alcançadas, gradualmente, pelas redes públicas de ensino até 2021. As afirmativas são, respectivamente,
Leia a manchete a seguir
Sobre a oferta e a organização da jornada escolar, as Diretrizes
Curriculares Nacionais
Observe, na figura a seguir, o “Currículo como Práxis",
apresentado por Sacristan.
Considerando uma leitura parcial possível para esse esquema,
assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
I. O texto curricular expressa um projeto de educação; é um
“currículo oficial".
II. O currículo, ao ser interpretado pelos professores, deixa de
ser um plano.
III. O currículo traduzido em práticas com sujeitos reais
considera o seu contexto de atuação.
As afirmativas são, respectivamente,
Observe a imagem a seguir;
A imagem ilustra uma importante característica da Educação a
Distância.
Sobre esta modalidade educativa, analise as afirmativas a seguir.
I. A mediação didático pedagógica nos processos de ensino e
aprendizagem utiliza meios e tecnologia da informação e
comunicação.
II. Estudantes e professores desenvolvem atividades educativas
em lugares ou tempos diversos.
III. É uma modalidade de ensino em que devem estar previstos
momentos presenciais para avaliação e estágios.
Está correto o que se afirma em
Um artigo de Marcuschi se intitula “Oralidade e ensino de língua:
uma questão pouco ‘falada’”.
Sobre língua falada, assinale V para a afirmativa verdadeira e F
para a falsa.
( ) As aulas de língua falada não pretendem ensinar a falar, mas
sim de mostrar a imensa riqueza e variedade de usos da
língua.
( ) A língua falada não é um estudo autônomo, ela deve ser vista
integradamente e na relação com a escrita.
( ) Os estudos de língua falada permitem facilmente estudos de
aspectos como a variação e a mudança.
As afirmativas são, respectivamente,
Um determinado livro didático de Língua Portuguesa, destinado
ao 6º ano do Ensino Fundamental, apresentava a célebre fábula
de Esopo “A raposa e as uvas” para ser interpretada.
Entre as perguntas apresentadas nas opções a seguir, assinale a
que lhe parece conceitualmente mais adequada a esse nível de
ensino.