Os livros didáticos denominam de forma variada as seções
destinadas à interpretação de texto.
Se, para um determinado autor, a abordagem é prioritariamente
destinada a estimular a produção escrita, o título mais adequado
à seção é
Observe o segmento a seguir.
“Sou fio das mata, cantô da mão grosa
Trabaio na roça, de inverno e de estio
A minha chupana é tapada de barro
Só fumo cigarro de paia de mio”.
No terreno da variação linguística, o aspecto a ser centralmente
estudado nesse texto de Patativa do Assaré, intitulado “O poeta
da roça” é a variação de
Um livro didático de interpretação de textos diz em seu prefácio:
“Vem-se observando há tempo, nos livros de interpretação de
texto, uma distorção quanto ao termo interpretação. Deve-se isto
ao fato de dar-se o nome de interpretação ao que realmente não
passa de uma releitura”.
A crítica inicial dos autores desse livro é a de que
Diante de um segmento textual expresso em linguagem coloquial, a atitude didática mais adequada do professor é:
Pedro, professor do 7º ano, está preocupado com um aluno que está ausente da escola há mais de 20 dias. Sobre as providências que devem ser tomadas pela escola, assinale a afirmativa correta.
Patrícia, professora de Matemática do 9º ano, informou à Coordenadora Pedagógica que, para a avaliação da aprendizagem dos seus alunos nesse bimestre, aplicaria apenas um teste ao final da etapa escolar. A Coordenadora Pedagógica explicou à professora que esse procedimento não seria possível, pois esta metodologia avaliativa não estava adequada para acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos ao longo da etapa, além de contrariar o regimento da escola e até mesmo às indicações legais. A Coordenadora Pedagógica, a partir da legislação educacional nacional, justificou sua resposta informando que
Considerando as definições para a Educação Especial nas Diretrizes Curriculares para a Educação Básica, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) Os sistemas de ensino devem matricular os estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas classes comuns do ensino regular. ( ) A Educação Especial, como modalidade transversal a todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, é parte integrante da educação regular, devendo ser prevista no projeto políticopedagógico da unidade escolar. ( ) Na organização da Educação Especial, os sistemas de ensino devem observar, o pleno acesso e a efetiva participação dos estudantes no ensino regular. As afirmativas são, respectivamente,
Nessa semana, uma escola da rede municipal de São Paulo recebeu a matrícula de uma estudante diagnosticada com um Transtorno Global do Desenvolvimento. Na referida unidade escolar, de acordo com a legislação municipal, a estudante deverá ser atendida
Diante da questão: “Que tipos de textos devemos estudar no espaço escolar?”, assinale a opção que indica a resposta mais adequada.
Interpretar um texto corresponde prioritariamente a
“— Eu era um idiota quando me casei com você.
— É verdade. O problema é que eu estava tão apaixonada que
nem percebi”.
Uma prova de Língua Portuguesa para a 5º ano do Ensino
Fundamental apresentava a seguinte atividade sobre esse
pequeno diálogo: Transcreva do diálogo acima a fala da mulher.
Assinale a opção que apresenta uma crítica adequada à atividade
proposta.
“No que diz respeito à concepção de língua e de linguagem, outras condições também se impuseram no livro didático de Língua Portuguesa”. A inferência possível da leitura desse segmento é
O texto “Operação, por exemplo, é uma palavra assustadora. Pior
do que intervenção cirúrgica porque promete uma intromissão
muito mais radical nos intestinos”.
Esse segmento do texto “Diminutivos”, de Luís Fernando
Veríssimo, exemplifica uma função de linguagem denominada
Os diversos textos a serem interpretados em um livro didático devem ser distribuídos segundo o seguinte critério: