A coordenadora pedagógica do Ensino Médio reuniu um grupo de professores para analisar o currículo da escola. Ela abriu a reunião propondo aos professores uma visão ampliada do conceito de currículo. Segundo a coordenadora, a importância do currículo para a escolaridade reside no fato de que ele é
A Lei nº 11.645/08 incluiu, no currículo oficial escolar, a obrigatoriedade do estudo da história e das culturas indígenas. Sobre essa lei, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) O estudo dos povos indígenas brasileiros resgata suas contribuições nas áreas social, econômica e política. ( ) Essa lei procura reparar o tratamento de exclusão oferecido historicamente aos grupos indígenas no Brasil. ( ) Essa lei rompeu com a visão etnocêntrica que apresenta a ideia de que, aquele que é diferente, é naturalmente inferior. As afirmativas são, respectivamente,
A respeito dos conjuntos numéricos, assinale a afirmativa correta.
José resolveu construir um galinheiro retangular e encontrou,
para cercá-lo, apenas 10 m de tela. Sua casa é muito longe do
comércio e ele tem urgência de construir o galinheiro. José quer
que o galinheiro tenha a maior área possível. Para economizar
tela, pretende usar o muro da fazenda como uma das paredes do
galinheiro.
A solução para o problema será encontrada pelo
Josefina desenhou, em uma folha de papel sulfite, que tem por
medidas 29,7 cm por 21 cm, uma margem de 3 cm, como mostra
a ilustração a seguir, para depois fazer uma colagem de
fotografias.
O cálculo da área a ser usada para a colagem pode ser obtido
Quando um motorista aciona o freio de seu carro, o veículo ainda
percorre certa distância até parar. Esse caminho percorrido pelo
automóvel, depois que o freio é acionado, é chamado de espaço
de frenagem do veículo. O espaço de frenagem de um veículo
depende da velocidade do veículo no momento em que é
acionado o freio e de outros fatores, como por exemplo, as
condições da pista e a intensidade dos ventos.
O gráfico representa o espaço de frenagem em função da
velocidade de um determinado carro
Lendo as informações contidas no gráfico, é correto afirmar que
Na definição de entes matemáticos, existem atributos que são
relevantes e os que são irrelevantes. Atributos relevantes são
necessários para identificar exemplares do ente matemático em
questão.
Sobre a definição do quadrado, assinale a opção que indica
atributos irrelevantes.
Em 10 de janeiro de 2014, José depositou em uma poupança
R$ 1000,00, e manteve esse único depósito até 10 de dezembro
de 2014 . No dia 10 de julho de 2014, ele retirou R$ 500,00
Considere que os juros compostos foram de 1% ao mês.
É correto afirmar que sua poupança, em 10 de janeiro de 2015,
atingiria um montante
O documento “Indagações sobre o currículo”, elaborado pelo Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental- DPE, vinculado à Secretaria de Educação Básica – SEB, do Ministério da Educação – MEC, propõe o debate sobre a concepção de currículo e seu processo de elaboração. Sobre as ideias expressas nesse documento, analise as afirmativas a seguir. I.Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características sociais, culturais e econômicas locais e regionais. II.O processo educativo é complexo e marcado pelas variáveis pedagógicas e sociais, e, portanto, não pode ser analisado fora de interação dialógica entre escola e vida, considerando o desenvolvimento humano, o conhecimento e a cultura. III.Eliminar a reprovação implica em não avaliar o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. Está correto o que se afirma em
Maria tem 4 filhos. Os dois mais velhos, de 12 e 10 anos, não estão frequentando a escola porque estão ajudando a mãe no trabalho. Uma Assistente Social visitou a família e aconselhou a matrícula imediata das crianças na rede regular de ensino. A indicação dada à mãe está de acordo com a seguinte disposição legal:
Lucas, professor de Inglês do 6º ano de uma unidade escolar da rede municipal de ensino de São Paulo, vai receber uma aluna com deficiência auditiva. A coordenadora pedagógica da escola conversou com os professores daquela série sobre o “Programa Inclui”, instituído pela Secretaria Municipal de Ensino de São Paulo. Pensando no contexto de seu trabalho, Lucas e seus colegas se detiveram especialmente nos Projetos “Identificar” e “Rede” que propõem, respectivamente,
A mudança estrutural proposta pela Lei nº 10.639/03, de acordo com Nilma Gomes, abre caminhos para a construção de uma educação antirracista. Sobre a educação antirracista, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) Deve valorizar todas as situações de sala de aula que possibilitem analisar a diversidade cultural e étnico-racial. ( ) Deve ter, entre seus objetivos, o de valorizar a equidade de oportunidades, quando oferecidas a todos. ( ) Deve estimular os alunos, por meio de procedimentos e atitudes, a atuarem em uma sociedade multicultural. As afirmativas são, respectivamente,
A pesquisadora e escritora Inaldete Pinheiro de Andrade realizou uma oficina em escolas em que oferecia livros que reforçavam a imagem do povo negro. Após lerem, os alunos deveriam comentar ou se expressar sobre a história lida. A estratégia, replicada em vários espaços, tem como objetivos I.apreender a manifestação da identidade racial. II.estimular a promoção da autoestima dos alunos. III.alimentar a memória negativa na construção da identidade do aluno negro. Está correto o que se afirma em
“Não há docência sem discência.” (Paulo Freire.) Com a afirmativa acima, o educador Paulo Freire inicia um diálogo sobre os conhecimentos necessários para a realização da prática educativa. Assinale a opção que melhor explicita a afirmativa de Paulo Freire.
As figuras a seguir foram construídas sobre papel quadriculado.
Sobre as figuras B, C, D e E, assinale a afirmativa correta.