Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 58 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q483045

Sobre o ensino religioso na rede municipal de ensino da cidade de São Paulo, de acordo com a legislação vigente, assinale a afirmativa correta.

Carregando...
Q483413

Observe a figura a seguir

O documento “Diálogos interdisciplinares a caminho da autoria",

organizado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo,

apresenta este esquema para sintetizar a compreensão de

currículo construída na Rede.

A partir da análise desse esquema é possível identificar três

conjuntos de condicionantes na estrutura desse currículo.

Assinale a afirmativa que os apresenta.

Carregando...
Q483040

Mariza e Cláudia, recém-concursadas, estão ansiosas em saber

como será a organização curricular da escola em que vão atuar e

querem saber o que deve ser ensinado aos seus futuros alunos.

Sobre o tema abordado no exemplo acima, analise as afirmativas

a seguir.

I.A previsão do que deve ser ensinado está previsto na base

comum nacional, uma vez que todas as escolas no país

devem ensinar os mesmos conteúdos.

II.A definição curricular deve levar em conta a definição da

escola como ambiente voltado ao conhecimento acadêmico.

III.A definição do que deve ser ensinado vai além da questão “o

que ensinar?", abrangendo também “para quem, como, com

quem e por que ensinar?".

Está correto o que se afirma em

Carregando...
Q483418

Observe a imagem a seguir

A partir da imagem, registro de uma atividade realizada no Ensino

Fundamental, é correto afirmar

Carregando...
Q483064

Nas unidades escolares da rede municipal de São Paulo, o atendimento aos educandos portadores de deficiência, com Transtornos Globais do Desenvolvimento – TGD ou com Altas Habilidades / Superdotação – AH/SD, deverá seguir a Portaria nº 1.185. A esse respeito, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) Deve ser estruturado um plano de Atendimento Educacional Especializado básico para atender a todos os alunos que necessitam de atendimento especial. ( ) Deve ser elaborado um Plano de Atendimento Educacional Especializado individual, que deverá ter um orientador de atendimento, independentemente da forma ofertada. ( ) Deve ser preparada uma versão reduzida do planejamento curricular da escola com o objetivo de atender esses educandos. As afirmativas são, respectivamente,

Carregando...
Q483069

O documento “Programa Mais Educação: São Paulo” propõe a relação entre os aspectos sociais, econômicos e culturais e a aprendizagem dos alunos. Sobre essa relação, assinale a afirmativa correta.

Carregando...
Q483444

Do ponto de vista sociológico, a criança é produtora de cultura e tem cidadania ativa, interpretando a sociedade de forma singular. Sobre as crianças no ambiente escolar, assinale a afirmativa incorreta.

Carregando...
Q483437

A proxêmica é definida como “o uso do espaço pessoal em um meio social enquanto produto cultural específico” (Hall. 1977, citado em Arroyo e Silva, 2012) Assinale a opção que apresenta as quatro categorias corretas para esse conceito.

Carregando...
Q483456

De acordo com Soares et al. (2012), assinale a opção que indica

uma das formas de abordagem do conteúdo de dança nas séries

iniciais do Ensino Fundamental (até 3ª série).

Carregando...
Q483449

Leia o fragmento a seguir. “Ano passado eu sempre brincava com as meninas. [Com] menino mesmo, eu nunca brincava. […] Os meninos ficavam entrando nas nossas brincadeiras com meninas e: ‘Ah, isso aí é brincadeira de muiezinha.’ ‘Tudo é brincadeira de muiezinha.’ E eu brincava só com as meninas mesmo assim.” (Altman. 2015) O trecho acima apresenta elementos de relação entre os gêneros na escola, à exceção de um. Assinale-o.

Carregando...
Q483432

“Para muitas crianças, ao término da infância e da adolescência, a aula de Educação Física terá sido a única oportunidade de uma prática esportiva orientada e sistematizada. Todavia, desigualdades de gênero ali presentes ainda educam de formas distintas corpos de meninas e meninos.” (Altman, 2015) A esse respeito, analise as situações a seguir. I.Em uma turma mista de futebol, o treinamento é realizado seguindo o modelo profissional, com foco no desempenho, sem contemplar, em suas atividades, as diferenças de habilidades. II.Na escola, o professor conduz a aula de forma que os alunos apenas exibam as habilidades adquiridas em outros espaços, permitindo que joguem, dancem ou pratiquem o que desejarem, na forma como desejarem. III.Para um dia de lazer, o professor faz uma enquete e decide que os meninos farão um torneio de futebol e, as meninas, aula de maquiagem. Os momentos de distinção entre gêneros, durante uma aula de Educação Física, são representados

Carregando...
Q483451

Arroyo e Silva (2012) afirmam que “fica cada dia mais difícil silenciar, controlar ou ignorar as reações corpóreas tanto dos(das) educandos(as) quanto dos(das) educadores(as).” Um dos motivos apresentados para esta crescente dificuldade é

Carregando...
Q483051

Felipe é professor de Física do 2º ano do Ensino Médio. Ele costuma acompanhar a aprendizagem de seus alunos por meio da participação nas aulas, dos exercícios realizados individual e coletivamente e dos trabalhos e provas que compõem a avaliação institucional da escola. O professor reconhece que a avaliação da aprendizagem no Ensino Médio, conforme previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, envolve, ainda, a seguinte dimensão:

Carregando...
Q483056

Os estudos sobre a avaliação da educação básica no Brasil identificam três fases nas políticas de avaliação em larga escala. Sobre estas três fases, analise as afirmativas a seguir. I.A primeira fase enfatiza a avaliação com caráter diagnóstico da qualidade da educação ofertada no Brasil, sem atribuição de consequências diretas para as escolas e para o currículo. II.As avaliações de segunda fase geraram consequências simbólicas decorrentes da divulgação e da apropriação dos resultados das escolas pelos pais e pela sociedade. III.As avaliações de terceira fase servem de referência para políticas de responsabilização que contemplam sanções ou recompensas em decorrência dos resultados de alunos e escolas e envolvem mecanismos de remuneração em função de metas estabelecidas. Está correto que se afirma em

Carregando...
Q483063

“O conhecimento do tema Atmosfera, por exemplo, na aula de determinado ano ou série, lecionado por meio de um método, registrado em um texto, desenvolvido rapidamente e avaliado com uma prova objetiva, por exemplo, não é um conhecimento que os estudantes têm sobre a Terra”. (Sacristan, 2013, p. 20) A esse respeito assinale a opção que apresenta um argumento do autor para a afirmativa em destaque.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) C
  • 3) C
  • 4) E
  • 5) D
  • 6) A
  • 7) B
  • 8) E
  • 9) D
  • 10) C
  • 11) E
  • 12) A
  • 13) E
  • 14) E
  • 15) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282