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Considerando a compreensão do termo saber escolar, assinale a

afirmativa incorreta.

A relação professor-aluno deve ser compreendida, no contexto

escolar, a partir da opção teórico-metodológica adotada pela

instituição.

A respeito do papel do aluno na Teoria Construtivista assinale a

afirmativa correta.

Os sistemas de ensino têm dirigido especial atenção aos

resultados acadêmicos e ao papel central da gestão escolar na

condução do trabalho educativo. Neste sentido, o planejamento

estratégico assume centralidade para o alcance de padrões

educacionais de desempenho.

Neste contexto analise as afirmativas a seguir e a relação

estabelecida entre elas.

A partir de 2006, após a divulgação das primeiras rodadas do

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), o MEC

optou em utilizar o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE

Escola) como instrumento para melhorar a performance das

instituições escolares que obtiveram desempenho crítico em

relação à média nacional. Neste sentido, podemos afirmar que o

PDE Escola é um modelo de planejamento estratégico.



PORQUE

O PDE Escola é uma ferramenta gerencial, que apoia do

desenvolvimento de um diagnóstico situacional com a finalidade

de auxiliar a escola a definir suas prioridades, a converter as

prioridades em metas educacionais, a decidir o que fazer para

alcançar às metas de aprendizagem em um determinado prazo

com custos definidos, a medir se os resultados foram atingidos e

avaliar o próprio desempenho.

A respeito destas afirmativas assinale a opção correta.

“A incessante flutuação da identidade adolescente, que se projeta

como identidade adulta num futuro bem próximo, adquire

caracteres que costumam ser angustiantes e que obrigam a um

refúgio interior que é muito característico".

Analise as afirmativas a seguir e marque ( V ) para as verdadeiras e

( F ) para as falsas.

( ) É necessário um trabalho em rede entre todos os setores

pelos quais passa o adolescente, para a criação de novos

espaços de informação, inclusão e reinserção social.

( ) É comum por parte do adolescente a utilização da droga por

curiosidade ou afirmação no grupo.

( ) A complexidade do envolvimento em atos infracionais na

adolescência revela os frágeis alicerces que sustentam a

formação destes indivíduos.

As afirmativas são, respectivamente,

A nova perspectiva da Didática assume a multidimensionalidade

do processo de ensino-aprendizagem, que deve abarcar a técnica

e o contexto social, político e econômico.

Com relação ao fragmento acima, assinale a afirmativa correta.

No Art. 38 da Resolução n. 4/10, que define as Diretrizes

Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, consta que

“deve ser considerada a participação da comunidade na definição

do modelo de organização e gestão da escola, bem como suas

estruturas sociais, suas práticas socioculturais e religiosas, suas

formas de produção de conhecimento, processos próprios e

métodos de ensino-aprendizagem e suas atividades econômicas".

Essas normas atendem à organização de escola para

Sobre a expressão "mãe suficientemente boa" (Winnicott),

analise as afirmativas a seguir.

I. Refere-se a quem efetua uma adaptação ativa às

necessidades do bebê, e que não é necessariamente a

própria mãe do bebê.

II. Refere-se à mãe devotada que aguarda que seu bebê dê

sinais de suas necessidades para então providenciar sua

satisfação.

III. Refere-se a uma atividade sensível em perceber como fazer

para atender as necessidades de seu bebê.

Assinale:

Com base no interacionismo sócio histórico de Vygotsky, analise

as afirmativas abaixo:

I. O bom ensino é o que se adianta ao desenvolvimento

II. Os processos de desenvolvimento podem ser favorecidos

pelas experiências de aprendizagem, nas quais o professor é

o grande mediador.

III. O estudo da linguagem e do pensamento ocupa lugar de

destaque nas suas teorizações, por serem funções psíquicas

consideradas como constituidoras do sujeito.

Assinale:

“A avaliação do projeto político-pedagógico é um ato dinâmico

que qualifica e oferece subsídios ao projeto político-pedagógico."

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de ações

que envolvem a avaliação do projeto político-pedagógico (PPP).

A LC n. 17/97 dispõe que estão sujeitos às correições gerais os processos findos, iniciados no triênio anterior à correição, e os pendentes, exceto

“A educação deve promover o desenvolvimento da razão

científica, para compreender e dominar o mundo que a cerca."

A declaração acima pode ser associada à seguinte corrente

filosófica da educação:

A política de financiamento da educação brasileira conta com o

Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e

Valorização do Magistério (FUNDEB), Lei 11.494/ 2007.

Em relação a este Fundo, analise as afirmativas a seguir.

I. Foi criado em substituição ao FUNDEF e é formado por

parcela financeira de recursos federais e de recursos

provenientes dos estados, municípios e do Distrito Federal.

II. O acompanhamento e o controle social da gestão do Fundo

ocorrem através dos Conselhos do FUNDEB, organizados nos

estados, municípios e no Distrito Federal.

III. A parcela mínima de 60% do Fundo deve ser utilizada para

remuneração dos profissionais do magistério, em efetivo

exercício na educação básica.

Assinale a alternativa correta:

Com relação às políticas inclusivas, analise as afirmativas a seguir.

I. Têm como objetivo combater toda e qualquer forma de

exclusão que impeça o acesso a maior igualdade de

oportunidade e condições.

II. Corrigem as fragilidades de uma universalidade focalizada em

todo e cada indivíduo e que, em uma sociedade de classes,

apresenta graus consideráveis de desigualdade.

III. São estratégicas para focalizar grupos socialmente

vulneráveis.

Assinale:

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB é um

indicador que combina o desempenho médio em Língua

Portuguesa e em Matemática na Prova Brasil com o tempo médio

de conclusão da correspondente etapa escolar. Este indicador foi

criado para acompanhar a evolução da educação para todo o

Brasil, de acordo com o Art. 9º da LDB/1996

A existência de um indicador com esta característica pode ser

considerada um marco na política educacional uma vez que

Entenda por que redação do Enem com hino e miojo não vale nota zero
Segundo órgão que aplica o Enem, fuga do tema foi parcial nas redações.
Textos com hino do Palmeiras e receita de miojo tiveram nota 500 e 560
“Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que inseriram uma receita de miojo e trechos do hino do Palmeiras na redação disseram ao G1 que esperavam tirar nota zero na prova. Segundo eles, a intenção era testar o sistema de correção da prova de redação. No entanto, de acordo com Paulo Portela, diretor-geral do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe), órgão da Universidade Federal de Brasília (UnB) responsável pela aplicação do Enem, o edital do exame tem regras claras sobre as transgressões que anulam a prova. E trechos fora de propósito escondidos entre parágrafos pretensamente sérios não configuram uma fuga completa ao tema. Esta falha só existe se o candidato não cita a proposta da prova em nenhuma parte de seu texto.” (Publicado no site G1.com.br em 21/3/2013)
De acordo com o item 14.9 do Edital nº 3, de 24 de maio de 2012, são condições para atribuição de nota zero na redação da prova do ENEM:

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