A Teoria do Capital Humano tem impacto significativo no âmbito
da sociologia da educação. Entre as afirmativas abaixo, aquela
que não representa esta teoria é:
No tocante ao direito à Educação, conforme o Art. 208 da
Constituição Federal de 1988, analise as afirmativas a seguir.
I. O Estado brasileiro deve assegurar Educação básica gratuita dos
quatro aos dezessete anos de idade, inclusive para todos os que
a ela não tiveram acesso na idade própria.
II, O Estado brasileiro deve assegurar a progressiva
universalização do ensino médio gratuito.
III. O Estado brasileiro deve assegurar o atendimento educacional
especializado aos portadores de deficiência,
preferencialmente na rede regular de ensino.
Assinale:
Piaget identificou diferentes estágios do desenvolvimento, cada
qual com suas respectivas características.
Sobre o estágio lógico-formal, analise as afirmativas a seguir.
I. O pensamento lógico-formal, característico da criança a partir
dos doze anos, afasta-se do nível concreto.
II. As operações formais recaem sobre hipóteses e não mais
somente sobre os objetos.
III. A presença do pensamento combinatório é própria do
período das operações formais.
Assinale:
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) é composto
por duas avaliações complementares entre si: a Avaliação
Nacional da Educação Básica e a Avaliação Nacional do
Rendimento Escolar (conhecida como Prova Brasil), ambas
realizadas a cada dois anos, quando são aplicadas provas de
Língua Portuguesa e de Matemática.
Assinale a alternativa que apresenta as principais diferenças
entre as duas Avaliações Nacionais.
Em relação aos Parâmetros Curriculares Nacionais, as alternativas
a seguir listam os objetivos para o ensino fundamental, à exceção
de um. Assinale-o.
Analise as afirmativas a seguir.
I. Para Rogers, o objetivo da educação é propiciar uma
aprendizagem significante, que não se circunscreve a uma
acumulação de informações.
II. Com base na teoria rogeriana, o foco do processo ensinoaprendizagem
é o aluno.
III. Para a teoria psicanalítica, o estágio de latência proporciona a
dispersão da energia libidinal para uma dimensão mais social,
moral e cognitiva, e estende-se, aproximadamente, dos cinco
aos dez anos.
Assinale: