Consta nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEIs) que:
1.Brincar dá à criança oportunidade para imitar o conhecido e construir o novo, conforme ela reconstrói o cenário necessário para que sua fantasia se aproxime ou se distancie da realidade vivida, assumindo personagens e transformando objetos pelo uso que deles faz.
2.Na brincadeira de faz de conta se produz um tipo de comunicação rica em matizes e que possibilita às crianças indagar sobre o mundo e sobre si mesmas e por à prova seus conhecimentos no uso interativo de objetos e conversações.
3.Por meio das brincadeiras e outras propostas cotidianas que ocorrem nas instituições de Educação Infantil, a criança aprende a assumir papéis diferentes e, ao se colocar no lugar do outro, aprende a coordenar seu comportamento com os de seus parceiros e a desenvolver habilidades variadas, construindo sua identidade.
4.As brincadeiras geram nas crianças exclusivamente as sensações de prazer e bem-estar, pois nelas as crianças sempre realizam seus desejos e atendem às suas expectativas imediatas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( v ) e as falsas ( f ), tendo com referência as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEIs).
( ) As experiências vividas no espaço de Educaçã o Infantil devem possibilitar o encontro de explicaçõções pela criança sobre o que ocorre à sua volta e consigo mesma enquanto desenvolve formas de sentir, pensar e solucionar problemas.
( ) No espaço da Educação Infantil é preciso considerar que as crianças necessitam envolver-se com diferentes linguagens e valorizar o lúdico, as brincadeiras, as culturas infantis.
( ) No contexto da Educação Infantil se faz necessário transmitir à criança uma cultura considerada pronta.
( ) Na Educação Infantil é preciso oferecer condiçõções para a criança se apropriar de determinadas aprendizagens que lhe promovam o desenvolvimento de formas de agir, sentir e pensar que são marcantes em cada momento histórico.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Considere as afirmativas abaixo.
1.–2 > –1 e 1/3 > 1/2
2.–2 > –1 ou 1/3 > 1/2
3.–2 < –1 ou 1/3 < 1/2
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Após meses de discussões, começou a valer nesta sexta-feira (5) a tarifa de 25% sobre diversos produtos da China importados pelos Estados Unidos. O total de bens atingidos pela medida deve chegar a US$ 34 bilhões. O anúncio faz parte de uma série de políticas impostas pelos EUA aos produtos chineses, seguidas de anúncios de retaliações dos asiáticos […]
https://g1.globo.com/economia/noticia/russia-aumenta-impostossobre- produtos-dos-eua-em-resposta-a-restricoes-comerciais.ghtml
Assinale a alternativa que indica uma possível consequência da decisão norte-americana de sobretaxar as mercadorias importadas da China.
De acordo com artigo 13 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), os docentes incumbir-se-ão de:
1.participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
2.elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
3.zelar pela aprendizagem dos alunos.
4.estabelecer regras punitivas para os alunos indisciplinados.
5.ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional.
6.colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Consta no artigo 24 da Lei de Diretrizes e Bases:
A carga horária mínima anual será de ____________________ horas para ____________________ e para ____________________ , distribuídas por um mínimo de ______________ dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( v ) e as falsas ( f ) com relação aos Parâmetros Curriculares Nacionais.
( ) Os PCNs constituem o primeiro nível de concretização curricular.
( ) São uma referência nacional para o ensino fundamental.
( ) Estabelecem uma meta educacional para a qual devem convergir as ações políticas do Ministério da Educação e do Desporto, tais como os projetos ligados à sua competência na formação inicial e continuada de professores, à análise e compra de livros e outros materiais didáticos e à avaliação nacional.
( ) São referências que precisam ser avaliadas a cada cinco anos.
( ) Têm como função subsidiar a elaboração ou a revisão curricular dos Estados e Municípios, dialogando com as propostas e experiências já existentes, incentivando a discussão pedagógica interna das escolas e a elaboração de projetos educativos, assim como servir de material de reflexão para a prática de professores.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Os Indicadores de Qualidade na Educação Infantil foram elaborados com base em aspectos fundamentais para a qualidade da instituição de educação infantil, expressos nas seguintes dimensões:
1.Planejamento institucional.
2.Multiplicidade de experiências e linguagens.
3.Meritocracia escolar.
4.Interações.
5.Promoção da saúde.
6.Espaços, materiais e mobiliários.
7.Formação e condições de trabalho das professoras e demais profissionais.
8.Cooperação e troca com as famílias e participação na rede de proteção social.
Assinale a alternativa que indica todos os itens corretos.
De acordo com o documento intitulado Indicadores de Qualidade na Educação Infantil, é correto afirmar:
1.O cuidado precisa considerar, principalmente, as necessidades das crianças, que quando observadas, ouvidas e respeitadas, podem dar pistas importantes sobre a qualidade do que estão recebendo.
2.Os procedimentos de cuidado também precisam seguir os princípios de promoção da saúde.
3.Os profissionais da educação infantil precisam diferenciar as propostas relacionadas aos cuidados e as destinadas à educação das crianças para melhor contribuir com o desenvolvimento humano das mesmas.
4.Para se atingir os objetivos dos cuidados com a preservação da vida e com o desenvolvimento das capacidades humanas, é necessário que as atitudes e os procedimentos estejam baseados em conhecimentos específicos sobre desenvolvimento biológico, emocional, e intelectual das crianças, levando em conta diferentes realidades socioculturais.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.