Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 40 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Consta nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEIs) que:

1.Brincar dá à criança oportunidade para imitar o conhecido e construir o novo, conforme ela reconstrói o cenário necessário para que sua fantasia se aproxime ou se distancie da realidade vivida, assumindo personagens e transformando objetos pelo uso que deles faz.

2.Na brincadeira de faz de conta se produz um tipo de comunicação rica em matizes e que possibilita às crianças indagar sobre o mundo e sobre si mesmas e por à prova seus conhecimentos no uso interativo de objetos e conversações.

3.Por meio das brincadeiras e outras propostas cotidianas que ocorrem nas instituições de Educação Infantil, a criança aprende a assumir papéis diferentes e, ao se colocar no lugar do outro, aprende a coordenar seu comportamento com os de seus parceiros e a desenvolver habilidades variadas, construindo sua identidade.

4.As brincadeiras geram nas crianças exclusivamente as sensações de prazer e bem-estar, pois nelas as crianças sempre realizam seus desejos e atendem às suas expectativas imediatas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( v ) e as falsas ( f ), tendo com referência as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEIs).

( ) As experiências vividas no espaço de Educaçã o Infantil devem possibilitar o encontro de explicaçõções pela criança sobre o que ocorre à sua volta e consigo mesma enquanto desenvolve formas de sentir, pensar e solucionar problemas.

( ) No espaço da Educação Infantil é preciso considerar que as crianças necessitam envolver-se com diferentes linguagens e valorizar o lúdico, as brincadeiras, as culturas infantis.

( ) No contexto da Educação Infantil se faz necessário transmitir à criança uma cultura considerada pronta.

( ) Na Educação Infantil é preciso oferecer condiçõções para a criança se apropriar de determinadas aprendizagens que lhe promovam o desenvolvimento de formas de agir, sentir e pensar que são marcantes em cada momento histórico.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Assinale a alternativa correta, com base no texto.

Considere as afirmativas abaixo.

1.–2 > –1 e 1/3 > 1/2

2.–2 > –1 ou 1/3 > 1/2

3.–2 < –1 ou 1/3 < 1/2

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Após meses de discussões, começou a valer nesta sexta-feira (5) a tarifa de 25% sobre diversos produtos da China importados pelos Estados Unidos. O total de bens atingidos pela medida deve chegar a US$ 34 bilhões. O anúncio faz parte de uma série de políticas impostas pelos EUA aos produtos chineses, seguidas de anúncios de retaliações dos asiáticos […]

https://g1.globo.com/economia/noticia/russia-aumenta-impostossobre- produtos-dos-eua-em-resposta-a-restricoes-comerciais.ghtml

Assinale a alternativa que indica uma possível consequência da decisão norte-americana de sobretaxar as mercadorias importadas da China.

De acordo com artigo 13 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), os docentes incumbir-se-ão de:

1.participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

2.elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

3.zelar pela aprendizagem dos alunos.

4.estabelecer regras punitivas para os alunos indisciplinados.

5.ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional.

6.colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Consta no artigo 24 da Lei de Diretrizes e Bases:

A carga horária mínima anual será de ____________________ horas para ____________________ e para ____________________ , distribuídas por um mínimo de ______________ dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( v ) e as falsas ( f ) com relação aos Parâmetros Curriculares Nacionais.

( ) Os PCNs constituem o primeiro nível de concretização curricular.

( ) São uma referência nacional para o ensino fundamental.

( ) Estabelecem uma meta educacional para a qual devem convergir as ações políticas do Ministério da Educação e do Desporto, tais como os projetos ligados à sua competência na formação inicial e continuada de professores, à análise e compra de livros e outros materiais didáticos e à avaliação nacional.

( ) São referências que precisam ser avaliadas a cada cinco anos.

( ) Têm como função subsidiar a elaboração ou a revisão curricular dos Estados e Municípios, dialogando com as propostas e experiências já existentes, incentivando a discussão pedagógica interna das escolas e a elaboração de projetos educativos, assim como servir de material de reflexão para a prática de professores.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Os Indicadores de Qualidade na Educação Infantil foram elaborados com base em aspectos fundamentais para a qualidade da instituição de educação infantil, expressos nas seguintes dimensões:

1.Planejamento institucional.

2.Multiplicidade de experiências e linguagens.

3.Meritocracia escolar.

4.Interações.

5.Promoção da saúde.

6.Espaços, materiais e mobiliários.

7.Formação e condições de trabalho das professoras e demais profissionais.

8.Cooperação e troca com as famílias e participação na rede de proteção social.

Assinale a alternativa que indica todos os itens corretos.

De acordo com o documento intitulado Indicadores de Qualidade na Educação Infantil, é correto afirmar:

1.O cuidado precisa considerar, principalmente, as necessidades das crianças, que quando observadas, ouvidas e respeitadas, podem dar pistas importantes sobre a qualidade do que estão recebendo.

2.Os procedimentos de cuidado também precisam seguir os princípios de promoção da saúde.

3.Os profissionais da educação infantil precisam diferenciar as propostas relacionadas aos cuidados e as destinadas à educação das crianças para melhor contribuir com o desenvolvimento humano das mesmas.

4.Para se atingir os objetivos dos cuidados com a preservação da vida e com o desenvolvimento das capacidades humanas, é necessário que as atitudes e os procedimentos estejam baseados em conhecimentos específicos sobre desenvolvimento biológico, emocional, e intelectual das crianças, levando em conta diferentes realidades socioculturais.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282