Na sentença: “(...) assistir ao evento durante os poucos minutos em que a Lua oculta o Sol e o dia se torna mágico (...).”, o verbo grifado tem o mesmo tipo de transitividade que o verbo/locução verbal grifado(a ) em:
Releia o trecho a seguir.
Mundo afora, é cada vez mais difícil dizer algo que não faça
parte de um senso comum que é feito de referências, ideias
e, sobretudo, maneiras de pensar compartilhadas graças ao
uso generalizado da mesma mídia.
Dentre as opções de reescrita apresentadas a seguir, só houve
manutenção desse trecho em:
Considere as assertivas:
I. O exemplo de uso de câmeras/celulares para registrar o eclipse
(texto 1) extrapola o exemplo de compartilhamento do trivial
por meio das mídias (texto 3).
II. O ato de gravar a vida, em vez de vivê-la (texto 1) corresponde
ao uso generalizado do senso comum (texto 3).
III. A crítica ao uso indiscriminado de tecnologias (texto 1) confronta
a perspectiva sobre compartilhamento de informações
(texto 3).
IV. A ideia presente no trecho: “Celebramos os momentos significativos
das nossas vidas e queremos dividi-los com as pessoas
próximas. Mas a maioria do que é registrado não é significativo
ou dividido com pessoas próximas." (texto 1) equivale à
ideia presente em: “Mundo afora, é cada vez mais difícil dizer
algo que não faça parte de um senso comum que é feito de
referências, ideias e, sobretudo, maneiras de pensar compartilhadas
graças ao uso generalizado da mesma mídia." (texto 3)
Estão corretas as assertivas
Quanto ao Processo Administrativo Disciplinar, previsto na Lei Federal
n.º 8.112/90,
O Microsoft Word permite inserir o conteúdo de um ou mais documentos existentes em um único documento. Por exemplo, 12 documentos, contendo relatórios mensais, podem ser inseridos em um único documento, contendo todos os relatórios. Para inserir o conteúdo de um documento em outro, no documento de destino, posicione o cursor onde deseja inserir o documento existente. Na guia __________, no grupo __________, clique na seta ________ (não no botão) e, na lista, clique em ____________ . Na caixa de diálogo, ___________, que será aberta, procure o arquivo de origem que deseja e clique duas vezes nele para inserir seu conteúdo no ponto do cursor. Os termos que preenchem, respectivamente, as lacunas são:
A figura abaixo mostra a caixa de diálogo Localizar e substituir do
Microsoft Excel.
A respeito da funções dos controles existentes nesta caixa de diálogo, analise as afi rmativas abaixo e marque (V ) para verdadeiro
ou (F ) para falso.
( ) A caixa examinar permite defi nir se a busca ocorrerá nas fórmulas
das células.
( ) A caixa em permite escolher se a busca ocorrerá na planilha
ativa ou em um intervalo de células pré-selecionado.
( ) O botão Formatar abre uma caixa diálogo por meio da qual
pode-se escolher o novo formato que se deseja aplicar ao conteúdo
localizado.
A sequência correta é
De acordo com Valeriano (2005), a gestão de projetos desdobrase
em diferentes níveis de gestão, cujos aspectos se voltam para
conteúdos técnicos e/ou administrativos do projeto de forma interligada
e interdependente. Nessa perspectiva, relacione as gestões
às respectivas descrições
A sequência correta é
De acordo com Robbins (2014), considerando a cultura organizacional em sua perspectiva integradora, do ponto de vista dos membros da organização, deve-se esperar que os indivíduos com
De acordo com Laurindo e Teixeira (2014), a classificação dos
tipos de estoques é preconizada por diferentes situações e em
todas a atenção do servidor público que opera as ações de estocagem
é o principal requisito.
Nesse prisma, relacione os tipos de estoques às respectivas aplicações.
A sequência correta é
Observe o conceito gramatical de conjunções alternativas:
Conjunções alternativas – como o nome indica, enlaçam as
unidades coordenadas matizando-as de um valor alternativo,
quer para exprimir a incompatibilidade dos conceitos
envolvidos, quer para exprimir a equivalência deles. A conjunção
alternativa por excelência é ou, sozinha ou duplicada
(...).
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa; Atualizada pelo Novo Acordo
Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009: p. 321
A partir dessa noção gramatical, a opção que explica o valor semântico
da conjunção ‘ou’ no título “Viver a vida ou gravá-la” é
Nos quatro primeiros parágrafos do texto 3, o autor recorre a conceitos teóricos e/ou a obras teóricas para
Releia o trecho, retirado do 3º parágrafo.
Pois bem, um espectador apressado poderia pensar que,
enfim1, realizamos a famosa sociedade sem classes – ao
menos em parte. Claro, desigualdades e exploração continuam;
no entanto2, é difícil distinguir a cultura da classe
dominante das outras que lhe seriam opostas, porque3, no
fundo, mesmo quando parecemos discordar, pensamos todos
de forma igual.
Os conectivos grifados apresentam, respectivamente, o valor semântico
de
Releia este trecho do texto 3
Quem deseja convencer seus leitores ou espectadores de
que ele pensa fora da trivialidade dominante tende a parecer-se
com aquelas crianças que, de vez em quando, gritam
"xixi e cocô" e, com isso, gabam-se de ter quebrado um
grande tabu.
Nesse trecho, as ocorrências grifadas da palavra SE caracterizam
o emprego de
Relativamente à exoneração de ofício de servidor de cargo efetivo,
prevista no Regime Jurídico dos Servidores Públicos Federais,
a mesma dar-se-á
I- quando não satisfeitas as condições do estágio probatório.
II- quando, tendo tomado posse, o servidor não entrar em exercício
no prazo estabelecido.
III- a pedido do próprio servidor.
IV-a juízo da autoridade competente.
Estão corretas as afirmativas
No Windows Explorer, ao acessar uma pasta, e ao clicar com o botão direito do mouse, em um espaço em branco do Painel de Conteúdo, um menu, contendo a opção Agrupar por, é exibido. Por meio dessa opção, o Windows Explorer permite