Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 18 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Um telecentro comunitário recebe recursos federais. Nele há três

laboratórios de informática com 8, 12 e 16 computadores, respectivamente.

Para ficar em conformidade com a Lei 13.146, de

06 de julho de 2015, o número de equipamentos acessíveis a

pessoas com deficiência visual deve ser

Considerando uma emergência clínica, analise os sintomas abaixo e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso.
( ) Respiração suspirosa, rápida e profunda. Pele seca e quente. Olhos afundados. Pulso rápido e fraco.
( )Pele pálida e úmida. Cefaleia. Pulso rápido e cheio. Pressão arterial normal.
( )Cefaleia. Respiração ofegante. Suor abundante. Pulso rápido e cheio. Boca seca. A sequência correta é

Atitudes são afirmações avaliadoras (favoráveis ou desfavoráveis) em relação a objetos, pessoas ou eventos. Refletem como um indivíduo se sente em relação a alguma coisa. As atitudes não são o mesmo que os valores, mas ambos estão interrelacionados. Muitas pesquisas na área de comportamento organizacional (neste caso, a escola também se enquadra) têm focalizado três tipos de atitudes. Uma pessoa pode ter milhares de atitudes, mas o estudo do comportamento organizacional concentra-se em um número limitado delas, relacionadas ao trabalho. Analise as afirmativas abaixo: I- Satisfação com o trabalho refere-se à atitude geral de uma pessoa em relação ao trabalho que ela realiza. Tem atitudes positivas quando tem um alto nível de satisfação e apresenta o inverso nas atitudes quando há insatisfação. II- Envolvimento com o trabalho é um acréscimo mais recente à literatura sobre o comportamento organizacional. É o grau em que uma pessoa se identifica psicologicamente com seu trabalho e considera seu desempenho nele como um fator de valorização pessoal. III- Comprometimento organizacional significa uma identifica- ção com as tarefas realizadas, o comprometimento organizacional diz respeito à identificação com a organização na qual se trabalha. IV- Envolvimento no trabalho é a situação em que o trabalhador se identifica com uma empresa e seus objetivos, desejando manter-se parte desta organização. As afirmativas que apresentam os três tipos de atitudes relacionadas como adequadas no comportamento organizacional são

Considere a situação abaixo: Numa manhã, você está na secretaria da escola e presencia um funcionário entrar num pequeno almoxarifado anexo. De repente, você escuta um som de explosão leve, um grito e um som de queda. A energia elétrica no setor sofre um “pico” e volta em seguida. Sendo a primeira pessoa a chegar ao almoxarifado, você observa que o funcionário está caído no chão, com os olhos abertos. Ao lado dele, está um fio desencapado e você deduz que a pessoa sofreu um choque elétrico. O local está seco e não há chamas nem faíscas. Não há sinais de sangue. O funcionário está deitado de costas no chão, bem próximo ao fio desencapado, tentando amparar o braço direito com o esquerdo e se queixando sem parar: “Meu braço, meu braço, meu braço...”. A sequência mais adequada de ações a serem tomadas é

Dentre as afirmativas abaixo, a que se encontra em vigor, segundo

as Leis 10.048, de 8 de novembro de 2000, 10.098, de 19 de

dezembro de 2000 e 13.146, de 6 de julho de 2015, é:

Stephen P. Robbins, no capítulo 8 de seu livro, "Fundamentos do comportamento Organizacional", apresenta o seguinte caso: “Todd Donnelly trabalhava há um ano na contabilidade quando seu chefe comunicou-lhe que havia sido designado para participar de uma equipe multifuncional com objetivo de cortar custos. Devendo tornar-se corpo permanente, Todd ficou muito apreensivo. Definitivamente, não sou um sujeito de equipe, disse ele. Nunca fiz parte de qualquer time, nem no colégio. Competi em provas de corrida, mas esse é um esforço individual. Sempre evitei grupos. Muitos me consideram solitário. Não concordo. Posso trabalhar bem com as outras pessoas, mas detesto reuniões e comitês. Para mim, são perda de tempo. Quando se trabalha em grupo é preciso aprender a conviver com diferentes personalidades. Sou um operador independente. Passe-me uma tarefa e eu a realizo. Sou mais trabalhador do que qualquer pessoa que conheço. E não quero que meu desempenho dependa de outras pessoas. Apenas não quero ser membro de nenhuma equipe.” O autor defende a ideia de que atualmente tem-se optado por equipes no ambiente de trabalho por serem capazes de superar o desempenho individual quando a tarefa requer habilidades, julgamentos e experiências múltiplas. É uma forma de potencializar talentos. As equipes são mais flexíveis e reagem melhor às mudanças. Geram sinergia positiva por meio de esforços coordenados, visto que os esforços individuais resultam em um nível de desempenho maior do que a soma de entradas individuais. Considere as pontuações abaixo: I- Diversidade como causa de conflitos. II- Compartilhamento de informações. III-Habilidades aleatórias. IV-Responsabilidade individual e mútua. V- Interação e Interdependência. As pontuações que sintetizam o trabalho em equipe, apresentado por Robbins e visto no relato de Todd, são

Como Assistente de Alunos, sabe-se que as pessoas também podem aprender observando e ouvindo o que acontece com os outros, assim como pela experiência. Aprender pela observação e pela experiência direta é chamado de Aprendizagem Social. Muitos alunos respondem à forma como percebem e definem as consequências, e não as consequências em si, sendo a influência dos modelos o centro da abordagem da aprendizagem social. Quatro processos determinam a influência que um modelo tem sobre o indivíduo. Podemos afirmar que é um Processo da Aprendizagem Social, EXCETO:

A Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece as diretrizes

e as bases da educação nacional. Analise a estatística feita pelo

IBGE, em 2013, apresentada no gráfico a seguir:


A porcentagem de jovens que não estão de acordo com essa Lei é

Considere a situação a seguir: Um assistente de alunos acompanha uma turma de 25 alunos em uma visita técnica a um museu. Ele é uma pessoa séria e que não gosta de tumulto e de bagunça. Para evitar que os alunos fiquem muito agitados, ele observa o grupo todo e os reagrupa de forma a minimizar possíveis exaltações. Analise as correlações entre termo e exemplo abaixo sobre as simplificações no julgamento dos alunos pelo assistente e marque (V ) para verdadeiro ou (F ) para falso: ( )Efeito Halo: o assistente, ao observar o grupo de alunos, distingue informações que mais lhe chamam a atenção, podendo a partir daí redirecionar os grupos corretamente. ( ) Similaridade assumida: um pequeno grupo de alunos estava mais isolado do restante da turma e mantinha uma conversa em tom ameno. Ao se identificar com esses alunos, o assistente considerou que esse grupo não precisaria ser desfeito. ( ) Estereotipagem: o grupo de alunos estilo “roqueiro” lembrou-lhe de alguns colegas que gostavam de arruaças em seu tempo de escola, por isso deveriam ser rapidamente separados, pois causariam problemas. ( ) Percepção seletiva: o aluno que chegou atrasado e todo desalinhado não deveria ir à visita, certamente, ele é irresponsável. A sequência correta é

Atualmente, há várias discussões acerca da importância da avaliação

escolar e das mudanças necessárias, em que a avaliação

na escola seja um instrumento de transformações, contribuindo

com a aprendizagem.

Relacione a segunda coluna de acordo com primeira.

COLUNA I

1.Forma de avaliação

2.Conteúdo de

avaliação

3.Intencionalidade

da avaliação

4.Vínculo pedagógico

COLUNA II

( ) enfrentar a terrível disputa de sentidos

da avaliação, ou seja, premiar/punir

versus garantir aprendizagem.

( ) avaliar não somente o aluno, ênfase ao

essencial do conteúdo: menos taxionomias

e metalinguagem.

( ) recuperar a significação dos conteúdos,

propiciar metodologia participativa em

sala de aula.

( ) fazer avaliação mais processual; diminuir

a ênfase na avaliação classificató-

ria; desprezar os resultados superados,

produzir aprendizagem, usar erro do

aluno como forma de interação.

A sequencia correta é

A Lei 13.146/2025, no capítulo V do Direito à Educação, no Art.

27, aborda que a educação constitui direito da pessoa com defici-

ência, assegura sistema educacional inclusivo em todos os níveis

e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o

máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades

físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características,

interesses e necessidades de aprendizagem.

Compete ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar,

incentivar, acompanhar e avaliar:

I- A participação no processo de ensino aprendizagem dos estudantes

com deficiência com comprometimentos severos com o

objetivo de socialização e interatividade com as demais crianças.

II- A oferta de educação bilíngue, em Língua Portuguesa, como

primeira língua, e Libras, como segunda língua, em escolas e

classes bilíngues e em escolas inclusivas.

III-O sistema educacional inclusivo em todos os níveis e modalidades,

bem como o aprendizado ao longo de toda a vida.

IV-O aprimoramento dos sistemas educacionais, visando a garantir

condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem,

por meio da oferta de serviços e de recursos de acessibilidade

que eliminem as barreiras e promovam a inclusão plena.

São corretas as afirmativas

Comunicamos 70% do tempo que permanecemos acordados. Contudo, a comunicação não é simplesmente a transmissão de um significado, ela precisa ser compreendida. A comunicação perfeita, se existisse, seria como se um pensamento ou conceito fosse transmitido de uma pessoa para outra de tal forma que a figura mental percebida pelo receptor fosse idêntica à visualizada pelo emissor. Mas diversas barreiras podem dificultar ou distorcer a comunicação eficaz. Há somente barreiras comunicacionais em

Práticas objetivas podem ajudar a Coordenação e o Assistente de Alunos na consolidação de uma educação emancipatória. De acordo com essas práticas, I- comprometer-se com a busca de melhores condições de trabalho na escola, tanto do ponto de vista pedagógico quanto comunitário e administrativo. II- comprometer-se em conquistar (e ocupar bem) o espaço de trabalho coletivo constante na escola, sendo que um dos grandes entraves colocados pelos coordenadores é o tempo. III- ter presente que o trabalho coletivo pode se dar no mesmo nível, ou seja, somente no interior da escola, entre os funcionários. IV- empenhar-se interna e externamente à escola para diminuir a rotatividade dos professores, a fim de que possa se constituir efetivamente num grupo de trabalho na instituição. Estão corretas as afirmativas

Para que o regimento escolar seja eficaz, as normas nele contidas

devem observar a Integralidade, a Coerência, a Correspondência

e a Realidade.

Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira.

COLUNA I

1.Integralidade

2.Coerência

3.Correspondência

4.Realidade

COLUNA II

( ) deverá ser observada em seus diferentes aspectos

sociais, administrativos e pedagógicos,

entre outros, que a norma regimental

visa a regular, devendo adequar-se à situação.

( ) tratam de todas as matérias pertinentes à

natureza, ao conteúdo e aos objetivos que se

buscam alcançar.

( ) na elaboração do regimento dever-se-á levar

em conta a hierarquia das leis.

( ) a norma deverá traduzir a unidade de pensamento,

devendo-se evitar contradições e

desarmonia, podendo acarretar insegurança

e arbitrariedade, fazendo com que produza

efeitos não desejados e distintos daqueles

previstos.

A sequência correta é

Considerando, então, que quem gere a prática pedagógica de

sala de aula é o professor, o assistente de alunos, para ajudá-lo,

deve estabelecer uma dinâmica interativa que facilite o avanço.

Analise as afirmativas abaixo e marque (V ) para verdadeiro ou ( F)

para falso:

( )Acolher o professor em sua realidade, em suas angústias, reconhecimento

das necessidades e das dificuldades.

( )Fazer a crítica dos acontecimentos, ajudando a compreender

a própria participação do professor no problema, a perceber

as suas contradições.

( )Buscar ter pseudo-superações e inserção na ideologia dominante.

( )Engendrar disponibilizando subsídios para resoluções de problemas

A sequência correta é

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282