Em uma loja há dois tipos de pratos rasos, I e II. O conjunto de uma dúzia de pratos do tipo I custa R$ 303,60, mais R$ 29,40 cada prato avulso. O conjunto de uma dúzia de pratos do tipo II custa R$ 318,00, mais R$ 27,00 cada prato avulso. Clara quer comprar mais de uma dúzia de pratos, porém menos do que duas dúzias. Para que seja mais barato comprar pratos do tipo II,
o número mínimo de pratos avulsos a serem comprados por Clara é:
Considere duas funções reais f e g cujos gráficos são:
Seja a tal que 0 ≤ a ≤ 5. Então a função área A(a) que fornece a área delimitada pelo gráfico das duas funções entre a e a + 1,5 é:
O comprimento de um dos lados de um campo retangular é acrescido de 20%, o outro lado é acrescido de 50%, de forma que
no final temos um campo quadrado, como mostra a figura.
Se a área da figura destacada acima é de 200 metros quadrados, o produto dos lados do campo original é, em metros quadrados, igual a
Atenção: Para responder às questões de números 1 a 10, leia a crônica abaixo.
O cronista refere-se de forma irônica a um eventual desinteresse de seus leitores no seguinte trecho:
Atenção: Para responder às questões de números 1 a 10, leia a crônica abaixo.
Retoma um termo mencionado anteriormente no texto a palavra sublinhada em:
Segundo Vygotsky, o desenvolvimento dos alunos ocorre, em seus vários aspectos (como o afetivo e o cognitivo, por exemplo), sobretudo em razão
Boaventura de Souza Santos (2003, p. 56) afirma que [...] temos o direito a ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito a ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza. Daí a necessidade de uma igualdade que reconheça as diferenças e uma diferença que não produza, alimente ou reproduza as desigualdades.
Tendo em vista que esta afirmação ratifica os fundamentos de uma educação inclusiva,
O trabalho interdisciplinar só é possível a partir do domínio das áreas do conhecimento escolar. É a partir delas que se constrói a investigação de problemas complexos que exigem relacionar diversos conceitos, ir além da fragmentação das estruturas curriculares e propiciar a busca de respostas que fazem avançar o conhecimento específico em cada uma das disciplinas.
Descreve um verdadeiro trabalho interdisciplinar:
A discriminação racial no Brasil é um fenômeno histórico, social e político com capilaridade em todas as instituições, dentre elas, a escola. A luta dos movimentos sociais antirracistas promoveu a inserção, no âmbito da legislação brasileira, de leis que punem atos racistas, bem como aquelas que visam a implementação de ações educacionais que abarquem o debate, a problematização e o enfrentamento dessa questão, em todas as etapas da educação básica e no ensino superior. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o currículo do Espírito Santo visam atender a esta legislação, na medida em que:
I. Abarcam a educação das relações étnico-raciais, valorizando e aprofundando o ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena.
II. Promovem o desenvolvimento de ações e projetos específicos sobre essa temática, de modo a contemplá-la.
III. Recomendam processos de formação continuada para que os profissionais da rede possam se apropriar melhor destes temas.
IV. Demarcam as singularidades das comunidades e povos tradicionais, tais como quilombolas e indígenas.
V. Indicam a integração de todas as áreas do conhecimento na implementação das ações curriculares voltadas para essa temática.
Está correto o que se afirma APENAS em
A Lei Federal no 13.146/2015, em seu Artigo 27, estabelece que A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem.
Considerando o estabelecido nesse artigo, a escola e seus profissionais devem
O documento curricular para o ensino médio capixaba foi elaborado em duas partes: 1. Formação Geral Básica (FGB), construída à luz da BNCC e composta por componentes curriculares obrigatórios para todos os estudantes, e 2. Itinerários Formativos (IF), composto por unidades curriculares que aprofundam os conhecimentos aprendidos na FGB e permitem aos estudantes fazer escolhas de acordo com seus interesses, em uma ou mais áreas de conhecimento e/ou na Formação Técnica e Profissional.
(Novo Ensino Médio Capixaba: plano de implementação)
Considerando a nova estrutura do Ensino Médio Capixaba, que visa implementar o estabelecido pelo arcabouço legal brasileiro, nesta etapa de escolarização
Uma instituição bancária oferece uma taxa de juros de 10% ao ano para depósitos em uma certa aplicação. Um cliente fez um depósito de R$ 100,00 por ano, durante os três primeiros anos, sempre no mesmo dia e mês. Ao completar exatos 4 anos do primeiro depósito e sem fazer qualquer outra operação de depósito ou retirada, o valor que esse cliente possui é, em R$, igual a
Um tanque tem a forma de um cubo de altura 3 metros. O tanque está totalmente seco quando uma torneira é aberta e começa a enchê-lo com uma vazão de 1,5 metro cúbico por hora. Após 6 horas, a altura de água no tanque é, em metros, de
Considere o polinômio de décimo grau p(x) = 5x10 + 8x7 + 4x6 + 5x5 + 3x2 + x − 10.
Seja N o número de raízes reais positivas de p(x). É correto afirmar que
Três números de 4 dígitos são escritos em 3 pedaços de papel, observou-se então que a soma total dos números era de 17.215.
Porém, após algum tempo, 3 dígitos foram rasurados e os 3 papéis ficaram assim:
A soma dos três dígitos rasurados é