Atualmente, o endomarketing tem desempenhado um papel muito importante em empresas e instituições. É INCORRETO afirmar que entre seus objetivos inclui-se
O Repórter Esso, jornal radiofônico criado nos Estados Unidos em 1935 e com versões locais em, pelo menos, 15 nações, chegou ao Brasil em 1941, durante a II Guerra Mundial, para fazer propaganda aliada. Veiculado inicialmente na Rádio Farroupilha (RS), atingiu o apogeu por conta do alcance em todo o país sendo transmitido pela Rádio
Diante do dinamismo no consumo de informações na internet, usa-se uma técnica para acrescentar informações a um texto sem alongá-lo, deixando a cargo do leitor a decisão por aprofundar-se no tema. Trata-se do acréscimo de links para outras páginas e/ou textos, tornando a leitura não linear. Este recurso é chamado
Na investigação de pautas sobre corrupção, o repórter pode levantar dados que extrapolam as fronteiras de seu país, sendo, para tanto, necessário usar redes de jornalistas investigativos e fontes de informação estrangeiras. Para encontrar as práticas de corrupção levantadas previamente na pauta, é correto concentrar o levantamento de dados
Em O diálogo possível: Comunicação Organizacional e Paradigma da Complexidade (EDIPUC/Scroferneker, Cleusa Maria), a comunicação pública é definida como um processo de comunicação em uma esfera pública que engloba Estado, governo e sociedade, sendo um espaço para debate, negociações e tomada de decisões relativas à vida pública do país. Dessa forma, cabe ao assessor de comunicação de um órgão público
No telejornalismo, dentro da escalada, o teaser tem o objetivo de
Ela é à primeira vista, a matéria jornalística que não se situa em campo de conhecimento pré-estabelecido, como a política, a economia ou as artes. Eventos sem classificação, mas ainda assim notáveis por alguma relação interior entre seus termos (LAGE, Nilson. Linguagem jornalística). Essa é a definição dada para
Constitui erro pensar que o house organ, publicação interna de uma empresa, deve ser
Em situações críticas, nas quais se faz necessário ter uma posição que seja forte e definida, o assessorado envia um texto para os veículos e − em alguns casos − até o publica como matéria paga. Esse texto é conhecido como
Pierre Levy defende que a interconexão entre as pessoas de diversos locais, decorrente de um fenômeno técnico, resulta em universalidade no tangente a formas e espaço de comunicação, mas que também comporta a diversidade, destituindo qualquer possibilidade de totalidade. Esta interconexão generalizada gera, de acordo com este autor, mudanças na educação e nas formas artísticas. Tal ideia trabalhada na obra de Levy, trata-se do conceito de
A mídia (o conjunto de meios de comunicação de massa), por sua vez, é um espaço público, mas este espaço em si não é a polêmica, não é o debate. A mídia pode até ser encarada como um espaço institucional, mas ela, em si é como se fosse, fisicamente, uma tribuna. [...] Victor Gentilli considera que 'um jornal, visto como instrumento de difusão do trabalho do jornalista é, como decorrência, uma instituição social, mesmo que seja empresa privada'.
(SILVA, Luiz Martins: Jornalismo e interesse público. In: Jornalismo Político − Teoria, História e Técnicas. Rio de Janeiro, Record, 2006. p. 51) Os veículos, sejam eles públicos ou privados, devem seguir uma condição para exercer este papel de instituição social na produção jornalística, que é
O recurso mais adequado para explicar de forma clara, precisa e didática uma quantidade densa de dados estatísticos é
A atuação profissional no jornalismo pode ser realizada
O texto que parte de acontecimentos da atualidade ganhando uma forma livre e com tom pessoal, no jornalismo é denominado
Nos veículos de comunicação, há várias atividades que um repórter pode desempenhar, entre elas a de rádio-escuta. Pela importância dessa atividade, que visa a evitar “furos" da concorrência, o trabalho desse profissional pode ser considerado como