É certo que cada veículo tem seu estilo próprio, assim como também há um estilo específico para revistas e outro para jornais. No caso das revistas, há uma tendência da prática de um jornalismo de maior profundidade, mais interpretativo e até mesmo de uma redação mais próxima da literatura. Esse estilo das revistas também é chamado de
Um release deve ser elaborado como se fosse uma matéria escrita para um veículo de comunicação, posto que ele se destina a um profissional do jornalismo. Com relação ao release, uma das principais dificuldades do assessor de imprensa é
Em A Galáxia de Gutemberg, lançado em 1962, o professor canadense Marshall McLuhan defendeu que os meios de comunicação criaram um ambiente mental que abrangia todo o planeta, sendo os veículos impressos os de maior influência na formação da cultura europeia e da consciência humana. Na referida obra, este ambiente cultural e comunicacional mundializado foi descrito por McLuhan, pela primeira vez, com um conceito que perpassa toda sua obra.
Este conceito é o de
Os responsáveis por perfis jornalísticos em redes sociais postam conteúdos relacionados à produção noticiosa dos demais canais da organização. Também existe a postagem de conteúdo de origem externa, desde que se verifique a veracidade da informação, evitando armadilhas. Quando um destes conteúdos externos passa por tais crivos e é compartilhado, é também necessário
O objetivo das diretrizes é permitir que os jornalistas, mesmo assumindo riscos, ajam sempre em conformidade com os princípios que garantam à BBC reputação internacional por sua objetividade, imparcialidade e honestidade na abordagem dos fatos.
[...] A exatidão é obrigatória nos programas da BBC. Por isso, é necessário conferir os fatos mais de uma vez, de várias maneiras. Quando preciso não deixe de pedir orientação. A exatidão não se limita à apuração dos fatos corretos.
É também essencial ponderar todas as informações relevantes para o assunto abordado. (BBC Brasil: Princípios Editoriais. Versão consolidada em português brasileiro, p 2 e 3)
Seguindo estes princípios apresentados pela BBC internacionalmente, e difundidos no Brasil, as informações oriundas de agências de notícias
Por motivos históricos, o assim chamado jornalismo cultural − que trata do cinema, da música, dos discos, dos espetáculos teatrais, de show, de artes plásticas etc. − e as necessidades de marketing da indústria do entretenimento acabaram se embolando. O que não parece incomodar nem público nem os jornalistas. Assim, os imperativos éticos que exigem do jornalista independência e condenam o conflito de interesse, imperativos que são observados quando o assunto é política ou economia, são ignorados nos cadernos culturais, ou naquilo que se veicula em revistas, rádio e televisão sobre artes e espetáculos.
A partir do trecho acima, retirado de A imprensa e o dever da liberdade (São Paulo: Contexto, 2012, p. 29), de Eugênio Bucci, do ponto de vista da ética profissional é correto afirmar que
A redação de um bom texto de notícia deve apresentar os seguintes elementos, considerados essenciais:
Possuir fontes fidedignas é fundamental para todo jornalista. Muitas vezes elas garantem ótimas reportagens. Para que esse relacionamento seja marcado pelo sucesso o repórter deve
A Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) em seu Manual de assessoria de comunicação aponta alguns cuidados necessários para a preparação de entrevistas coletivas:
I. A assessoria deve escolher bem o local onde será realizada a entrevista, além de antecipar, de forma geral, o assunto que vai ser tratado na coletiva.
II. Procure realizar as coletivas no final do dia, pois facilita a agenda do jornalista.
III. Por questão de tempo, os profissionais de rádio e TV podem pedir para gravar logo a entrevista. Atenda ao pedido, mesmo que o pessoal de jornal proteste.
IV. O entrevistado deverá ser pontual.
Está correto o que se afirma APENAS em
Os assessores de imprensa produzem inúmeros tipos de texto para o assessorado, entre eles, a relação de assuntos que foram divulgados pelos veículos com o título da matéria e a página, para os impressos; programas e horá- rios de exibição, para rádio e TV e os endereços eletrônicos para a Internet. Esse texto é chamado de