Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 39 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Dentro da Teoria Geral da Administração, em nossos dias, há um debate sobre a denominação de uma das funções administrativas. Sugere-se que a consagrada função de Direção seja renomeada como função de Execução. A justificativa para essa alteração é que

No tocante à problemática da “qualidade na administração pública” no Brasil, considere as afirmações abaixo.

I. Sua discussão está bastante enraizada no contexto de reforma do Estado brasileiro de meados dos anos 90.

II. Toma por princípio a necessidade de separação entre metas de “qualidade” e de “participação” (dos servidores), pois entende que a busca simultânea destes dois objetivos levaria à dispersão de recursos e reduziria a consecução de resultados, no tocante aos ganhos de qualidade.

III. Traz como um de seus sustentáculos a definição de indicadores de desempenho para avaliação de resultados e de níveis de satisfação dos clientes internos e externos.

IV. Relaciona-se com a busca da mudança de uma cultura administrativa de acento burocrático para uma cultura com orientação gerencial.

Está correto o que se afirma APENAS em

A tabela abaixo lista em sua primeira coluna os três níveis de planejamento organizacional: Estratégico, Operacional e Tático. Em sua segunda coluna estão elencadas seis características associadas a esses três diferentes níveis.



A alternativa que apresenta a correspondência correta entre cada um dos níveis e suas características é:

A respeito dos conceitos de recursos materiais e recursos patrimoniais é correto afirmar que

Os salários, em número de salários mínimos (s.m.), dos 60 funcionários do setor administrativo de uma empresa estão apresentados na tabela abaixo.



O salário médio desses 60 funcionários, obtido por meio dessa tabela, calculado como se todos os valores de cada faixa etária coincidissem com o ponto médio da referida faixa, é, em número de salários mínimos, igual a

O plano plurianual estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo governo, ao longo de um período de

Assinale uma definição ou característica de um dos elementos do ato administrativo.

O processo administrativo previsto na Lei nº 9.784/99 rege-se por princípios informativos, valendo ressaltar que

Dentro da Teoria Geral da Administração, a função de Planejamento refere-se, especificamente, às decisões sobre

A gestão de pessoal no Brasil pode ser dividida em cinco fases evolutivas, dispostas aqui em ordem alfabética: Administrativa, Contábil, Estratégica, Legal e Tecnicista. A tabela abaixo lista estas cinco fases e cinco características relacionadas a elas.



A alternativa que apresenta a correspondência correta entre cada uma das fases e suas características é:

Considere o fragmento que segue:



Sobre o trabalho em equipe, pode-se concluir que

A “comunicação” transforma-se em variável chave na gestão de redes organizacionais, pois a organização em rede

O Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) de uma empresa registra as reclamações recebidas por e-mail, telefone ou fax. Observando o número de reclamações diárias em um período de 20 dias, o SAC concluiu que o número de dias (Xi) em que ocorreram i reclamações (i = 0,1,2,3,4,5) é dado por:





O valor da soma entre a mediana e a moda do número de reclamações (variável Xi) no período de 20 dias é igual a

A Lei de Diretrizes Orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública, incluindo as des pesas de

Dentre as características aplicáveis ao pregão, previstas na Lei nº 10.520/2002, pode-se destacar a

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282