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Os CBCs de Educação Física contemplam os conhecimentos mínimos necessários para que os adolescentes e jovens possam

A introdução da Educação Física no currículo escolar associou-se a um conceito sobre o corpo. Segundo Bracht (1999), citado

no texto da Proposta Curricular/MG: A ciência moderna destacou a importância do movimento como forma de promoção da

saúde. O corpo passou a ser entendido como uma estrutura mecânica passível de ser conhecido no seu funcionamento, mas

também controlado e aperfeiçoado.

Nesse contexto, no século XIX, a Educação Física no currículo do Ensino Secundário brasileiro apresenta-se sob a forma de

exercícios ginásticos,

Segundo a Proposta Curricular de Educação Física/MG, currículo é compreendido como um conjunto de experiências

organizadas sistematicamente em dada realidade concreta, historicamente situada... . Nessa perspectiva, o currículo em relação

aos alunos visa à formação de sujeitos

No Ensino Fundamental, espera-se que o aluno compreenda que o esporte corresponde a uma produção humana que se

encontra em constante construção e que a história do esporte, relacionada ao contexto de cada época, atende aos mais

diversos interesses políticos, econômicos e educacionais. Contar como foi esse processo implica que o aluno possa contar a

história

A Capoeira é um jogo corporal que envolve dança, luta, brincadeira, música e folclore. O principal movimento de deslocamento,

base de todos os outros movimentos realizados na Capoeira, é denominado

O esporte não leva necessariamente à saúde; por isso, é importante que a Educação Física esclareça o aluno do Ensino Médio

sobre as relações entre esporte, saúde e qualidade de vida. Essas relações dependem de

No Ensino Fundamental, dentro do eixo temático − Esporte, e com relação a uma modalidade esportiva específica (por exemplo,

voleibol), os tópicos que devem ser trabalhados nas aulas são

Os Conteúdos Básicos Comuns (CBCs) da Proposta Curricular de Educação Física − Ensino Fundamental e Ensino Médio − da

Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais não esgotam os conteúdos a serem abordados na escola, mas expressam

A Proposta Curricular de Educação Física do Ensino Médio e Fundamental da Secretaria de Educação de Minas Gerais propõe

que é por meio de vivências corporais e interações sociais éticas que o aluno, entre outras, amplia sua capacidade de

A Educação Física, para favorecer uma formação cidadã do aluno, requer que o processo ensino-aprendizagem, com relação ao

conhecimento dos alunos e ao contexto da cultura, seja orientado pelos seguintes princípios metodológicos:

Uma das variáveis a serem analisadas em Educação Física é o nível de aprendizagem/desempenho do aluno. Com relação a

essa variável, o aspecto a ser considerado na avaliação é

A Educação Física escolar deve contribuir para que o aluno conheça a ginástica, ou seja, deve permitir a liberdade de

No que se refere ao Eixo Temático − Jogos e Brincadeiras, destacam-se cinco habilidades a serem alcançadas pelos alunos: 1)

re (criar) jogos; 2) re (criar) espaços para a vivência de jogos; 3) re (criar) materiais para a vivência de jogos e brincadeiras; 4)

construir brinquedos como “papagaio" ou “pipa", bolas de meia, “vaivém", dentre outros e 5) construir regras coletivamente. Com

base nessas habilidades, o professor planejará suas aulas com vistas a desenvolver o tópico de (re)construção de

Em relação ao Eixo Temático − Jogos e Brincadeiras, os alunos devem desenvolver as seguintes habilidades:

I.Identificar a diversidade e características dos diferentes jogos e brincadeiras.

II.Aprender a tirar vantagens das regras nos jogos e brincadeiras.

III.Reconhecer os jogos e brincadeiras como meio de educação para o lazer.

IV.Vivenciar diferentes formas de jogos e brincadeiras e compreender a sua importância na vida das pessoas.

As habilidades propostas pelas Orientações Pedagógicas do 6o

ao 9º ano são as que constam APENAS em

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