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No pregão, modalidade de licitação, o prazo de validade das propostas, caso não esteja fixado no edital, será de:

A Lei nº 12.527/2011, que regula o acesso às infor-mações públicas, prevê entre suas diretrizes de proce-dimento:

Na Programação Orientada a Objetos, há vários conceitos que definem as características da metodologia. Dentre estes conceitos, há o conceito de Herança. Assinale a alternativa INCORRETA sobre o conceito de Herança.

Em redes Microsoft Windows, um servidor WINS serve para

Os diagramas de classe UML também podem exibir re-lações entre classes. Uma classe que seja subclasse de outra classe é conectada a essa última por uma seta com uma linha sólida como eixo e com uma ponta tri-angular vazia. A seta aponta da subclasse para a su-perclasse. Em UML, esta relação é chamada de

Considere as tabelas EMPREGADOS, PROJETOS, e PARTICIPACOES definidas abaixo usando SQL (padrão SQL2 ou superior), que representam a participação de empregados em projetos de uma empresa.

create table EMPREGADOS
(code integer not null,
nomee varchar(60) not null,
pais char(2) not null,
gerente integer,
primary key(code),
foreign key (gerente) references EMPREGADOS);

create table PROJETOS
(codp integer not null,
nomep varchar(60) not null,
pais char(2) not null,
orcamento numeric(15,2) not null,
gerente integer not null,
primary key(codp),
foreign key(gerente) references EMPREGADOS);

create table PARTICIPACOES
(codp integer not null,
code integer not null,
horas integer not null,
funcao varchar(30) not null,
primary key(codp, code),
foreign key (code) references EMPREGADOS,
foreign key(codp) references PROJETOS);

Observe a consulta em SQL abaixo, no mesmo padrão.

SELECT *
FROM projetos natural join participacoes natural join empregados
WHERE orcamento > 10000;

Quantos atributos têm a tabela resultado?

Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, associando cada conceito ou recurso da linguagem PHP à sua respectiva definição.

(1) Superglobais
(2) Object
(3) Globais
(4) Resource
(5) Null
(6) Estáticas
(7) Require
(8) Locais

( ) Utilizado para permitir o reúso de código, inclui um determinado arquivo no script em que está sendo chamado; se o arquivo não for encontrado, a execução do script é suspensa.
( ) São as variáveis que podem ser acessadas dentro de todo o script.
( ) São variáveis predefinidas e visíveis no decorrer de todo o script que as contém.
( ) São variáveis visíveis somente dentro das funções onde forem criadas; são inicializadas apenas uma vez e mantêm seu valor entre as execuções da função.
( ) Representa uma instanciação de uma determinada classe.
( ) Tipo de variável especial que mantém uma referência a algo externo ao script, como uma conexão com um banco de dados.
( ) Variável que não tem valor por não ter sido inicializada, por exemplo.
( ) Variáveis que somente podem ser utilizadas dentro do escopo em que são instanciadas.
A sequência numérica correta de preenchimento dos parênteses da segunda coluna, de cima para baixo, é

A questão refere-se ao algoritmo abaixo, escrito em uma pseudolinguagem. Considere X um arranjo; length, uma função que devolve o tamanho do arranjo passado como parâmetro. A endentação demarca blocos de comandos.

Considerando o arranjo X = [5, 2, 4, 6, 1, 3], qual o estado de X após a execução do algoritmo?

Considere o código Java abaixo para responder a, supondo que ServicoTributado está especificada em outro código, acessível por Servico.

Considere o trecho de programa a seguir.


Quanto ao trecho de programa acima e quanto às características da linguagem Java, considere as seguintes afirmações.

I - A classe ServicoTerceirizado é uma subclasse da classe Servico.
II - Objetos da classe ServicoTerceirizado herdam todos os atributos da classe Servico.
III - Pode-se declarar métodos na classe ServicoTercei-rizado com a mesma assinatura de métodos já declarados na classe Servico.

Quais estão corretas?

Considere as seguintes afirmações sobre Unified Modeling Language (UML) – Diagrama de Classes da Linguagem de Modelagem Unificada.

I - O diagrama de classes é um diagrama comporta-mental.
II - A multiplicidade 2..* estabelece que existem pelo menos dois objetos envolvidos no relacionamento, podendo haver muitos objetos envolvidos.
III - Em uma agregação, os objetos-parte não podem ser destruídos por um objeto diferente do objeto-todo ao qual estão relacionados.

Quais estão corretas?

O termo will (l. 44) sugere que

Qual alternativa apresenta uma justificativa correta para o emprego da vírgula do excerto selecionado do texto?

Classifique as expressões do texto da segunda coluna em sujeito ou predicativo, conforme exposto na primeira coluna.

(1) sujeito

(2) predicativo

( ) Rubem Braga (l. 02)

( ) todos (l. 08)

( ) tudo (l. 13)

( ) fantasia (l. 13)

( ) o Carnaselfie (l. 26)

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Já não dá mais para escapar: é Carnaval, a festa
dos tímidos. Foi Rubem Braga quem cunhou a expressão,
e ele se assombrava diante da conversão dos rapazotes
e raparigas recatados do cotidiano em alegres piratas,
marinheiros e havaianas na avenida.
Não sei se o paralelo, contudo, é possível. O mundo
mudou. Com a proliferação das redes sociais, parece que
não sobraram recatados, aliás. Expõem-se ali todos –
criam suas fantasias e nelas investem, dia após dia,
desfilando não de pirata, mas de hipster, intelectual,
sensível, engajado, despreocupado, desconstruído,
pós-moderno, bacanudo.
Na avenida ou nas telas, é tudo fantasia. Na essência,
o homem é o mesmo: um medroso. Massacrado pelo
entorno, assoberbado pela vida, o homem só quer uma
trégua dos problemas, de tempos em tempos; esquecer
os balanços e mensalidades para flertar, pular e se
embebedar.
Sempre gostei de ver o Carnaval dos outros, mas
até para a festa dos tímidos eu era tímido demais, então
nunca tive o costume de pular em bloquinho ou blocão.
Antes, eu me deliciava com a transformação das gentes.
Vendo dois milhões de foliões no Baixo Augusta, demorei
a entender, entretanto, o que incomodava naquele início
de Carnaval, em São Paulo.
Era o carnaselfie. O Carnaval sem transgressão –
não dos outros, não dos corpos, porque isso só disfarça
uma violência intolerável. Não a transgressão que
perturba as meninas que não querem contato, ou os
lojistas que não querem vandalismo, ou os moradores
que têm horror à sujeira brotando em suas calçadas.
Era o Carnaval sem transgressão subjetiva, de si.
Sem subverter a si próprio para alegrar o mundo com
a versão mais alegre e autêntica de si.
Nas ruas, os foliões saltitam com o celular nas mãos
e enchem suas redes sociais de fotos, posam uma
felicidade em ângulo-plongée atentos aos detalhes
de luz, enquadramento, likes e shares. Tudo para sair,
mesmo no sagrado ridículo do momento, bacana na foto.
A folia é regrada não por pais e mães, que há muito
desistiram de censurar a festa. Os regulamentos do
novo Carnaval são as novas regras da cinematografia.

 

Adaptado de: ESSENFELDER, Renato. Em tempos de carnaselfie, ninguém quer parecer ridículo. Estado de São Paulo, São Paulo, 12 de fevereiro de 2018. Disponível em http://emais.estadao.com.br/blogs/renato-essenfelder/em-tempos-de-carnaselfie-ninguem-quer-parecer-ridiculo/. Acesso em 12/05/2018.

Sobre o uso no texto de formas lexicais compostas, considere as afirmações abaixo.

I - A expressão pós-moderno (l. 12) é formada me-diante o processo de composição por justaposição.

II - Carnaselfie (l. 26), o neologismo proposto pelo autor, constitui exemplo do processo de formação de palavras denominado composição por aglutinação.

III - A forma composta cinematografia (l. 42) é deri-vada, mediante o processo de formação de palavras denominado composição por aglutinação, dos itens lexicais cinema e grafia.

Quais estão corretas?

Qual das estruturas sublinhadas abaixo desempenha a função de aposto?

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