As novas tecnologias fizeram a humanidade entrar na era da comunicação universal; abolindo as distâncias, concorrem muitíssimo para moldar a sociedade do futuro, que não corresponderá por isso mesmo, a nenhum modelo do passado. As informações mais rigorosas e mais atualizadas podem ser postas ao dispor de quem quer que seja, em qualquer parte do mundo, muitas vezes em tempo real, e atingem as regiões mais recônditas (DELORS, 2006). Diante desta informação de Jacques Delors, é correto afirmar que:
A pedagogia da autonomia destaca o pensamento do educador Paulo Freire. Esta pedagogia, ressalta a emancipação do homem mediante a educação libertadora que privilegia a conscientização e busca a compreensão da realidade com a ciência, com a arte, com a fé, com a filosofia e com a história. As afirmativas abaixo referem-se a educação libertadora, exceto:
O eixo autonomia na escola é parte da determinação do Banco Mundial para a descentralização da política educacional no Brasil. Essa política está sendo proposta, principalmente, por intermédio do projeto de repasse de dinheiro para a escola (PERONI, V. Política educacional e papel do estado, 1990). Neste sentido é correto afirmar que:
I - O Programa Dinheiro direto na escolaPDDE, do fundo Nacional de desenvolvimento da Educação (FNDE) visa ao repasse direto, às escolas públicas de ensino fundamental e a organização não governamentais sem fins lucrativos que atuem com educação especial, de “dinheiro para custeio e manutenção de suas atividades”.
II - Os recursos para financiar esse programa são provenientes do salário-educação e são distribuídos pelo FNDE de acordo com o número de alunos do estabelecimento (BRASIL, 1997c).
III - Com esse dinheiro a escola pode adquirir material permanente, fazer a sua manutenção e conservação, capacitar e aperfeiçoar os profissionais da educação, fazer avaliação da aprendizagem, implementar seu projeto pedagógico e desenvolver atividades pedagógicas diversas.
IV - Para se ter acesso a esse programa as escolas têm de criar uma unidade executora, a qual, segundo a resolução no 3/97, é uma “entidade de direito privado, sem fins lucrativos, representativa da comunidade escolar (APMF, Conselho escolar, etc...)” Dentre os itens mencionados acima, estão corretos:
A reprovação traz prejuízos à sociedade, ao sistema de ensino, à escola e, principalmente, ao aluno. A Lei 9394/96 (LD(B), prevê várias alternativas para diminuir os elevados índices de reprovação, dentre elas pode-se destacar:
Segundo a Lei no 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional). No Capítulo I, art. 21 A educação escolar compõe-se de:
A concepção de que o professor tem responsabilidades somente dentro da sala de aula, é uma questão muito debatida nas escolas. O professor é também responsável pela forma de organização e de gestão escolar. Nesse entendimento, para que o trabalho docente seja realmente significativo e participativo, o professor deve ter como prática educativa:
Diante da coordenação de uma escola que se encontra com baixo desenvolvimento pela avaliação do IDEB, e com o objetivo de incentivar uma prática transformadora na escola em que atua, o coordenador pedagógico deve promover:
A prática docente organizada através de projetos fundamenta-se em alguns princípios didáticos, dos quais se destacam os citados a seguir, com exceção de:
A avaliação escolar é explicitada através das notas que os alunos conseguem obter, porém a forma pela qual essa avaliação é representada pelos professores, frequentemente vem provocando sérios prejuízos, àqueles que a ela são submetidos. Esteban (2001) dá sua contribuição ao constatar que a forma pela qual o saber e o não saber são vividos no cotidiano escolar torna-se relevante para a compreensão dos mecanismos que possibilitam a construção do sucesso de alguns e o fracasso de muitos. Para que se possa avaliar o aprendizado do aluno faz-se necessário utilizar alguns critérios da verificação do rendimento escolar. As afirmativas abaixo, referem-se a estes critérios. Exceto:
As questões 49 e 50 devem ser respondidas com base no texto abaixo:
São metas relevantes para a efetivação do trabalho nesta escola:
I - Reunião pedagógica no início do ano letivo, para tomada de decisões sobre o ano vigente.
II - Planejamento coletivo, estabelecendo metas dos professores, profissionais, direção e equipe pedagógica.
III - Agrupamento dos professores no coletivo, (independente do turno) visando elaborar o Plano de trabalho Docente em consenso, visto que todos os alunos pertencem à mesma realidade.
IV - Agrupamento dos professores por área de atuação e por turno, visando elaborar o Plano de trabalho Docente com os objetivos voltados para cada turma de alunos desta mesma instituição.
Considerando as afirmativas acima mencionadas, pode-se considerar correta(s):
De acordo com a Constituição de 1988 o dever do estado com a educação será efetivado mediante garantias. Dentre elas pode-se citar:
I - Oferta do ensino noturno regular, adequado a realidade do educando.
II - Atendimento educacional especializado aos educandos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino.
III - Ensino fundamental obrigatório e gratuito, sendo oferecido inclusive àqueles que não tiveram acesso na idade apropriada.
IV - Oferta do ensino fundamental obrigatório e médio facultativo aos alunos menores de idade.
Dentre os itens acima mencionados, estão corretos:
“...Orientar a organização curricular para fins emancipatórios implica, inicialmente, desvelar as visões simplificadas de sociedade, concebida como um todo homogêneo, e de ser humano, como alguém que tende a aceitar papéis necessários à sua adaptação ao contexto em que vive. Controle social, na visão crítica, é uma contribuição e uma ajuda para a contestação e a resistência à ideologia veiculada por intermédio dos currículos escolares”. (Ilma Passos A. Veiga).
A definição em destaque refere-se:
Embora seja um dos elementos mais importantes dentro da teoria da educação, o currículo vem sendo encarado como um elemento de pouca importância. Em quase todas as discussões que envolvam questões relacionadas à educação não se menciona o currículo escolar como elemento relevante. Só é dada alguma importância ao currículo escolar quando se discute a inserção ou a eliminação de uma disciplina em um currículo já existente. Portanto, o currículo escolar é entendido como:
Quando uma escola se diz partidária deste método ou daquela teoria, é preciso distinguir as diferenças entre ambos. Existem teorias da aprendizagem, hipóteses e modelos de como o ser humano aprende, e métodos pedagógicos, isto é, maneiras de proceder nesta e naquela situação. Dentre os métodos e teorias pedagógicas utilizadas no Brasil destacam-se: Piaget, Freinet, Montessori e Waldorf. Mais recentemente as idéias do norteamericano Howard Gardner (inteligências múltiplas) começaram a ser difundidas. Neste sentido é correto afirmar que:
Entre aquelas que poderiam ser chamadas de “modalidades especiais de Educação”, destinadas a atender a características particulares e específicas de determinados grupos de educandos, a lei 9394/96 (LD(B) determina que: