A escala de Proficiência pode ser visualizada como uma régua construída com base nos parâmetros estabelecidos para os itens aplicados nas edições do teste da Prova Brasil. Em cada ciclo da avaliação, o conjunto de itens aplicados nos testes de desempenho é posicionado na escala de proficiência a partir dos parâmetros calculados com base na TRI. Após a aplicação do teste, a descrição dos itens da escala oferece uma explicação probabilística sobre as habilidades demonstradas em cada intervalo da escala.
Na Escala de Proficiência de Matemática do 5º ano do Ensino Fundamental, no “Nível 5 - Desempenho maior ou igual a 225 e menor que 250”, as habilidades do conteúdo Grandezas e Medidas, são:
Assinale a alternativa INCORRETA:
Sobre ao conceito de Cidadania, assinale a alternativa INCORRETA.
Leia atentamente o fragmento abaixo e analise os termos em destaque:
Qualquer que tivesse sido seu trabalho anterior, ele o abandonara, mudara de profissão e passara pesadamente a ensinar no curso primário: era tudo o que sabíamos dele, o professor, gordo e silencioso, de ombros contraídos.
Existe, entre os termos, uma relação
Considere o fragmento a seguir:
“Quatro séculos atrás, o astrônomo dinamarquês Tycho Brahe desafiou colegas ao relatar o surgimento daquilo que se achava ser uma nova estrela no céu, em 1572, que sumiu após brilhar por um ano. (...) Na época, o fenômeno ajudou Brahe...”
O trecho em destaque, evidencia um processo de referenciação nominal classificado como:
As Bibliotecas foram criadas para facilitar o gerenciamento de arquivos e pastas. São um local virtual que agregam conteúdo de múltiplos locais em um só e estão divididas incialmente em categorias:
Assinale a alternativa INCORRETA:
O Plano de Ensino do professor, ferramenta pedagógica que induz o processo de ação e reflexão e refazimento das intenções curriculares do professor, deverá conter, como estrutura básica os seguintes elementos, EXCETO:
De acordo com o art. 26 da Lei 9.394/96, os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.
Para elaboração do Currículo nas Instituições de Ensino, deve ser considerando, entre outras, que:
Assinale a alternativa INCORRETA:
Na Prova Brasil os conteúdos associados a competências e habilidades desejáveis para cada série e para cada disciplina foram subdivididos em partes menores, cada uma especificando o que os itens das provas devem medir – estas unidades são denominadas "descritores". Esses, por sua vez, traduzem uma associação entre os conteúdos curriculares e as operações mentais desenvolvidas pelos alunos.
Considerando a Matriz de Referência de Língua Portuguesa do Saeb: Temas e seus Descritores 5º ano do Ensino Fundamental, assinale a alternativa que NÃO está contemplada, no item IV, que trata da “Coerência e Coesão no Processamento do Texto”:
Para Piaget (1991a) o jogo é essencial como recurso pedagógico e/ou psicopedagógico, pois no brincar a criança articula teoria e prática, formula hipóteses e experiências, tornando a aprendizagem atrativa e interessante. Ao estudar com observação e método a prática de jogos, propôs uma possível classificação na quais três tipos de estruturas caracterizam os jogos: o exercício, o símbolo, e a regra. O jogo de regras é a atividade lúdica do “ser sofisticado e começa a ser praticado por volta dos:
Analise os itens a respeito da Pedagogia de Projetos e assinale a alternativa INCORRETA:
Analise os textos a seguir:
As vírgulas presentes no primeiro quadrinho do texto 01 e na linha 02 do texto 02, justificam-se por:
Marque a opção em que o uso da crase é facultativo:
Permite a interligação física e lógica entre processador, memória RAM, placa de vídeo, HD (SSD também), drives ópticos e etc. Ele(a) tem tanto controladores que são responsáveis pela comunicação de diversos dispositivos quanto slot’s onde encaixar fisicamente cada dispositivo.
O conceito está relacionado a(o):
Sobre Planejamento do Professor, assinale a alternativa INCORRETA:
A respeito do art. 13 da Lei 9.394/96, que trata das incumbências do Professor, assinale os itens abaixo:
Assinale a alternativa CORRETA: