Tendo como referência aspectos da filosofia da educação, leia e analise os itens abaixo:
Item I – As perspectivas educacionais que privilegiam o desenvolvimento da capacidade mental vinculam-se, geralmente, ao modelo de verdade como coerência, priorizando o exercício do raciocínio, independentemente do seu conteúdo.
Item II – Na perspectiva convencionalista, não há fatos ou uma realidade objetiva à qual se ater: todo conhecimento é mera interpretação.
Item III – Na convenção convencionalista a aceitação de uma determinada interpretação se deveria não a evidências objetivas, mas a fatores políticos, culturais e históricos.
Dos itens supra apresentados, pode-se CORRETAMENTE julgar que:
A função dos parênteses que aparecem na linhas 13 e 14, no fragmento “75% dos usuários vivem nos países industrializados (14% da população mundial).", é
No texto, exerce a mesma função sintática que a palavra "cansada" (v.5), o termo
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei nº 9394/96), os estabelecimentos de ensino terão a incumbência de:
Para desenvolvimento da escola é importante que as reuniões do Colegiado ou Conselho sejam marcadas com antecedência, em horário que todos possam participar e com divulgação prévia da pauta. No contexto da “gestão de processos” essa caracterização pode ser corretamente associada ao seguinte requisito:
O Especialista em Educação pode incentivar Professores das Séries Iniciais a desenvolverem oralidade com os alunos, em especial com produções populares. Ele pode sugerir que estes professores utilizem a seguinte produção popular:
No contexto das capacidades linguísticas essa formação literária pode ser corretamente conceituada como:
Considerando os aspectos psicológicos da educação, é importante que o Professor observe a interação que cada aluno estabelece com determinado ambiente (a escola, a família, os amigos, etc). É a chamada experiência pessoalmente significativa. No contexto das teorias psicogenéticas esta prática pode ser corretamente relacionada ao seguinte autor:
As ideias do norte-americano Carl Rogers (1902-1987) para a educação são uma extensão da teoria que desenvolveu como psicólogo. Nos dois campos sua contribuição foi muito original, opondo-se às concepções e práticas dominantes nos consultórios e nas escolas. Em que tendência pedagógica Carl Rogers melhor expõe suas concepções sobre a temática educação?
As ideias de inclusão, modo e espaço estão evidentes no fragmento transcrito em
Marque V nos fragmentos em que a forma verbal em negrito pode ficar tanto no singular quanto no plural, preservando-se a correção gramatical, e F, nas demais.
( ) "que nem uma nem outro conduzem necessariamente à igualdade social." (L.2).
( ) "Percebe-se, de um lado, o avanço da tecnologia, o desenvolvimento de recursos cada vez mais sofisticados." (L.5/6).
( ) "75% dos usuários vivem nos países industrializados" (L.13).
( ) "A maioria dos usuários da rede vive em zonas urbanas" (L.14/15).
( ) "e a maior parte é do sexo masculino." (L.15/16).
A alternativa que, contém a sequência correta, de cima para baixo, e a
Assinale a alternativa CORRETA em relação à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96).
Muitos dos conceitos e atividades escolares idealizados pelo pedagogo francês Célestin Freinet (1896-1966) se tornaram tão difundidos que há educadores que os utilizam sem nunca ter ouvido falar no autor. É o caso das aulas-passeio (ou estudos de campo). Em que tendência pedagógica Celestin Freinet melhor expõe suas concepções sobre a temática educação?
Leia com atenção as proposições a seguir:
Considerando as afirmativas acima e firmados na abordagem da Tendência Progressista Libertária, é correto afirmar que: