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De acordo com o disposto na Lei Federal nº 9394/96 Art. 38, referente à Educação de Jovens e Adultos, determina que os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular, no nível de conclusão do ensino fundamental, para os maiores de:

É importante que a equipe da instituição escolar conte com apoio da Secretaria Municipal de Educação para supervisionar e avaliar o desempenho da mesma. No ambiente educativo, tal fato sinaliza qualidade na educação, que pode ser corretamente associado ao seguinte indicador:

No ambiente escolar, a competência de manter os pais ou responsáveis e os alunos informados sobre o Sistema de Avaliação da Escola pode ser prevista como uma medida registrada no Regimento Escolar de uma instituição escolar. De tal forma, essa medida pode ser configurada como:

Tendo como referência aspectos da filosofia da educação, leia e analise os itens abaixo:

Item I – De acordo com a concepção de verdade pragmática, o critério para se avaliar se um conhecimento é ou não verdadeiro deve ser sua utilidade, ou seja, seu resultado prático.

Item II – No pragmatismo, o que importa não é nem a fidelidade da representação da realidade, nem a coerência, nem uma convenção.

Item III – No pragmatismo, a utilidade e eficácia da ação, depende inteiramente do contexto, e nisso é semelhante a verdade por convenção.

Dos itens supra apresentados, pode-se CORRETAMENTE julgar que:

No contexto das teorias psicogenéticas, há uma tendência que entende o homem como um ser pré destinado a linguagem. Ela defende que o conhecimento linguístico é nato de cada um, que o aparelho fonador está pronto para uso desde que nascemos. Trata-se da seguinte tendência:

Em relação as Diretrizes Curriculares Nacionais, é INCORRETO afirmar que:

Para desenvolvimento da escola é importante que, no contato com pais e alunos, diretor e professores expressem sua confiança na capacidade de aprendizagem dos alunos, independentemente de etnia, classe social ou outras características pessoais. No contexto do “clima escolar” essa caracterização pode ser corretamente associada ao seguinte requisito:

Para desenvolvimento da escola é importante que os professores participem, com frequência, de cursos de atualização, demonstrando empenho no seu desenvolvimento profissional. No contexto da “gestão escolar” essa caracterização pode ser corretamente associada ao seguinte requisito:

É importante que a equipe gestora de uma escola e os demais profissionais em educação, em especial o Profissional Especialista em Educação promova articulações institucionais com outros órgãos públicos que possam favorecer à comunidade escolar. Nesse sentido, no âmbito da gestão educacional, a articulação com outras Secretarias municipais, secretaria estadual de educação e Ministério Público constitui um indicador do seguinte cenário educacional:

Tendo como referência aspectos da filosofia da educação, leia e analise os itens abaixo:

Item I – As perspectivas educacionais que privilegiam o desenvolvimento da capacidade mental vinculam-se, geralmente, ao modelo de verdade como coerência, priorizando o exercício do raciocínio, independentemente do seu conteúdo.

Item II – Na perspectiva convencionalista, não há fatos ou uma realidade objetiva à qual se ater: todo conhecimento é mera interpretação.

Item III – Na convenção convencionalista a aceitação de uma determinada interpretação se deveria não a evidências objetivas, mas a fatores políticos, culturais e históricos.

Dos itens supra apresentados, pode-se CORRETAMENTE julgar que:

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei nº 9394/96), os estabelecimentos de ensino terão a incumbência de:

Para desenvolvimento da escola é importante que as reuniões do Colegiado ou Conselho sejam marcadas com antecedência, em horário que todos possam participar e com divulgação prévia da pauta. No contexto da “gestão de processos” essa caracterização pode ser corretamente associada ao seguinte requisito:

O Especialista em Educação pode incentivar Professores das Séries Iniciais a desenvolverem oralidade com os alunos, em especial com produções populares. Ele pode sugerir que estes professores utilizem a seguinte produção popular:

No contexto das capacidades linguísticas essa formação literária pode ser corretamente conceituada como:

Considerando os aspectos psicológicos da educação, é importante que o Professor observe a interação que cada aluno estabelece com determinado ambiente (a escola, a família, os amigos, etc). É a chamada experiência pessoalmente significativa. No contexto das teorias psicogenéticas esta prática pode ser corretamente relacionada ao seguinte autor:

As ideias do norte-americano Carl Rogers (1902-1987) para a educação são uma extensão da teoria que desenvolveu como psicólogo. Nos dois campos sua contribuição foi muito original, opondo-se às concepções e práticas dominantes nos consultórios e nas escolas. Em que tendência pedagógica Carl Rogers melhor expõe suas concepções sobre a temática educação?

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