Com base no texto 4, responda à questão.
Com relação à configuração textual, assinale a alternativa CORRETA.
Com base no texto 4, responda à questão.
Assinale a alternativa que corresponde à reescrita dos períodos abaixo, a qual esteja adequada à norma padrão e mantendo o sentido original apresentado no texto 4:
A descentralização da educação no Brasil oportunizou a estados e municípios a organização de seus próprios sistemas de ensino, inclusive, incentivando a gestão democrática da escola. Sobre gestão democrática da escola, é CORRETO afirmar:
Em relação à análise das afirmativas acima, É CORRETO o que se afirma apenas em:
O Plano Nacional de Educação (PNE) foi aprovado pela Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Sua vigência é de 10 anos e apresenta 20 metas, perspectivando a melhoria da educação no Brasil. Sobre o PNE é CORRETO afirmar:
É CORRETO o que se afirma em:
A Lei 9394, sancionada em 1996, estabelece as diretrizes e bases para a educação nacional. Sobre a LDB 9394/96, marque a alternativa CORRETA:
Recentemente, apareceu um tipo de petróleo no litoral do Nordeste brasileiro que contaminou praias e animais marinhos. A pesquisadora Zenis Novais da Rocha, da Universidade Federal da Bahia, juntamente com sua equipe de pesquisa, realizou um processo de compostagem acelerada com bioativadores (que aceleram a degradação da matéria orgânica), não inflamável, com aditivos que não agridem o meio ambiente e não liberam os gases que seriam produzidos em caso de queima do óleo. O primeiro passo é facilitar a manipulação do petróleo com o uso de álcool etanol, acetona e serragem. Em seguida, em uma betoneira, são adicionados os bioaceleradores e biofinalizadores. O produto final é um carvão granulado. Considerando este contexto, analise as asserções a seguir.
I- O carvão granulado é um produto do processo de transformação química do petróleo.
Porque
II- Ao final do processo de junção de substâncias não houve mudança da composição do petróleo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.
Muitos estudantes nas aulas de ciências sobre origem da vida se questionam tanto sobre o fato de como é possível estudar um evento único que ocorreu há vários bilhões de anos, quanto se podemos observar atualmente o surgimento da vida a partir da matéria não-viva. Para responder a tais questionamentos, docentes devem argumentar que, para a formulação de hipóteses plausíveis sobre o tema, levamos em consideração os princípios de: continuidade (a vida deve ter evoluído da não vida em um processo gradual); vestígios (a continuidade histórica dos processos prebióticos fornece pistas bioquímicas); e o de “nada é de graça” (organismos vivos usam o processo de oxidação para obter a energia necessária para a sobrevivência).
Considerando esse contexto, analise as asserções a seguir, que constituem respostas às perguntas dos discentes.
I - Atualmente não se formam seres vivos a partir da matéria-não viva.
Porque
II - As moléculas biológicas simples que se formam no ambiente atual são rapidamente oxidadas ou consumidas pela vida preexistente.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.
A tabela abaixo apresenta a participação relativa de grupos de alimentos no total de energia, avaliado por meio de aquisição alimentar domiciliar, por classe de rendimento familiar mensal per capita.
Tabela 1: Participação relativa de grupo de alimentos no total de calorias, segundo a aquisição alimentar domiciliar, por classe de rendimento familiar mensal em Salário Mínimo Per Capita (SMPC), Brasil, 2002-2003. (FONTE: IBGE, Pesquisa de Orçamento Familiar. Brasil, 2002-2003.).
A análise das informações da tabela indica como tendências do padrão alimentar no Brasil que:
É CORRETO o que se afirma em:
Após a leitura a seguir, responda à questão.
Analise as assertivas abaixo acerca da tipologia textual e do gênero textual do texto 2 e assinale a alternativa CORRETA.
Um estudante de pós-graduação de uma universidade pública brasileira submeteu por e-mail o resumo de seu artigo científico para apresentação oral em um importante evento acadêmico internacional, na sua área de atuação. Leia com atenção o texto 3 abaixo e responda à questão.
Os responsáveis pela organização do evento não aceitaram o trabalho do estudante Caio, devido a problemas sintáticos e de adequação linguística do seu e-mail (texto 3) à situação social. Assinale a alternativa que melhor justifica o posicionamento da organização do evento sobre a não aceitação do referido trabalho, uma vez que, no e-mail, o estudante Caio apresenta problemas de:
Com base no texto 4, responda à questão.
Analise as assertivas a seguir e atribua (V) para as verdadeiras ou (F) para as falsas:
( ) Apesar de bem escrito, o texto apresenta um problema sintático: a ausência da crase no trecho em negrito: “A análise dos dados mostrou que esse grande evento deu vazão a uma explosão de novas palavras [...]”.
( ) É possível afirmar que o texto é um bom exemplo do uso da norma padrão do português brasileiro, pois não apresenta problemas morfossintáticos.
( ) No trecho: “O léxico de uma língua pode ser considerado como o retrato de uma sociedade em seus diversos níveis de manifestação”, há um problema de concordância. O correto seria: “O léxico de uma língua pode ser considerada como o retrato de uma sociedade em seus diversos níveis de manifestação”.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses:
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta-se como documento de caráter normativo, que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais a todos os alunos ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo que assegure seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE). Sobre a BNCC, é CORRETO afirmar que:
É CORRETO o que se afirma em:
Uma pesquisa recente constatou que cerca de 80% dos casos de câncer de mama em mulheres com idades entre 20 e 35 anos não têm origem hereditária. Entre estes casos, mais de 40% apresentaram mutação somática em gene que codifica proteína de reparo de DNA.
Fonte: Encinas G., Sabelnykova V. Y., de Lyra E., Hirata Katayama M., Maistro S., de Vasconcellos Valle P., de Lima Pereira G., Munhoz Rodrigues L., de Menezes Pacheco Serio P., Chaves de Gouvêa A., Correa Geyer F., Alves Basso R., Solange Pasini F., et al. Somatic mutations in early onset luminal breast cancer. Oncotarget, 9 (32), 22460-22479, 2018.
Considerando este contexto, analise as asserções a seguir.
I- As mutações dos cânceres das mulheres estudadas ocorrem no momento de duplicação das células (replicação do DNA), quando a enzima DNA polimerase cria duas cadeias de DNA a partir de uma única molécula de DNA original, e, portanto, não têm origem hereditária.
Porque
II- Uma vez que as células germinativas não passam pelo processo de duplicação do DNA, os cânceres das mulheres estudadas são resultados do processo de mitose, no qual há a possibilidade de geração de cópia(s) não idêntica(s) à molécula original, o que pode resultar em erros nas replicações caso haja problemas com o sistema de reparo de DNA.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.
Um dos dilemas que docentes de ciências enfrentam nas salas de aula são as questões discentes que contrapõem os conhecimentos científicos com os religiosos. Há diversas indicações para que os saberes discentes sejam levados em consideração nos processos de ensino e aprendizagem, porém, também há recomendações para que seja feita a distinção entre possíveis formas de compreensão do mundo e a legitimidade de cada uma delas. Assim, é importante a compreensão do conhecimento científico para a análise do mundo que nos cerca. Entre estas questões aparecem os dilemas: “Como sabemos que a Terra é antiga?”, “Quais as evidências de que a vida evoluiu há milhões de anos na Terra e que continua evoluindo?”.
Entre os argumentos do conhecimento científico que são usados para explicar estas questões estão:
É CORRETO o que se afirma em: