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Diante da afirmação de que todo brasileiro tem direito à moradia e a uma vida feliz, fato refletido na imagem de uma família exibindo sorrisos, alegria, o personagem tem uma reação de espanto e reproduz isso na frase “Eu também sou brasileiro e não sei o que é ser feliz! ". Logo, da relação entre a ilustração e esse enunciado, é possível inferir que

No enunciado: “Se há uma coisa sobre a qual analistas concordam no Brasil, é ...", a preposição que rege o pronome relativo poderia ser substituída, promovendo uma melhor estruturação da oração adjetiva.

Relacionamos abaixo algumas paráfrases correspondentes:

I- “Se há uma coisa em que analistas concordam no Brasil, é ..."

II- “Se há uma coisa cujos analistas concordam no Brasil, é ..."

III- “Se há uma coisa que na qual analistas concordam no Brasil, é ..."

IV- “Se há uma coisa com a qual analistas concordam no Brasil, é ..."

V- “Se há uma coisa onde analistas concordam no Brasil, é ..."

 

Está (ao) CORRETA(s) apenas a(s) paráfrase(s)

Analise as proposições abaixo, que trazem explicações a respeito de algumas estruturas oracionais presentes no artigo acima exposto, e assinale verdadeiro V ou falso F :

( ) A partícula SE na estrutura: “se (promotores e juízes) pretendem mesmo trocar a estabilidade de sua profissão pela vida incerta da busca constante de votos, qual o interesse em tornar ainda mais difícil a vida dos eleitores de quem passariam a depender?" imprime à frase a noção de hipótese.

( ) A oração reduzida de gerúndio, em: “Não havendo lógica no raciocínio nem ingenuidade nos argumentos, resta como explicação (para os boatos) a má-fé. ", pode ser interpretada como causa ou condição.

( ) No seguinte contexto: “quando o público vê alguém atuando em consonância com seu interesse, a tendência é imaginar que essa mesma pessoa possa encarnar a salvação. ", o conector QUANDO, que originariamente denota “tempo", imprime noção de condição à oração adverbial.

( ) Os numerais ordinais “primeiro" e “segundo" em: O primeiro atende... / o segundo fez... e em: Primeiro, porque... / Segundo, porque..., são conectores referenciais.

( ) A partícula SE na estrutura: “passados já cinco anos, dizia-se sobre Joaquim o que se diz hoje sobre o procurador Janot.", funciona como índice de indeterminação de sujeito na primeira ocorrência e como partícula apassivadora na segunda.

A sequência CORRETA é:

Sem perspectiva de chuvas que possam recuperar minimamente o volume de um açude que abastece uma grande região do Nordeste brasileiro, especialistas em recursos hídricos mandaram um alerta para a equipe de monitoramento e manutenção daquele açude:

“Se não chover ou o açude secar, todas as comportas e todas as bombas de captação de água deverão ser desativadas."

Preocupados com a situação do açude, a equipe de monitoramento e manutenção acatou fielmente o alerta dos especialistas em recursos hídricos. Sabendo que alguma comporta ou alguma bomba de captação não foi desativada, é CORRETO afirmar que

Augusto, Daniel e Maurício foram os únicos finalistas de um campeonato de natação. Após a final, observou-se que o atleta que ficou em segundo lugar, que treina com Daniel, é o mais baixo. Sabendo que o atleta que foi campeão é mais baixo do que Maurício, é necessariamente CORRETO afirmar que

Considerando o atual cenário da sociedade brasileira, analise as proposições a seguir:

I- Nos últimos trinta anos, em novos cenários políticos, movimentos sociais com diferentes atores conquistaram e ocuparam espaços, reivindicando o reconhecimento e o respeito às socio diversidades.

II- Identidades foram afirmadas, diferentes expressões sócioculturais passaram a ser reconhecidas, respeitadas, e ocorreram mudanças de atitudes que exigiram discussões, formulações e fiscalizações de políticas públicas que responderam às demandas de direitos sociais específicos.

III- Se a Escola de Educação Básica é pensada hoje também com espaço de formação dos valores humanísticos, éticos, sociais e políticos, é seu dever contribuir para o fim de qualquer tipo de preconceito e discriminação de ordem étnica ou racial, privilegiando o debate da inclusão.

Está(ão) CORRETA(s):

O Segundo Império Babilônico, também conhecido como Neobabilônico, herdou as estruturas de arrecadação e a grandeza dos

O título do texto sinaliza o tema a ser desenvolvido: “Os efeitos da ira contra os políticos" e os fatos relatados em vários trechos são reveladores da insatisfação das pessoas em relação aos políticos e às instituições. Além disso, as expressões escolhidas pelos autores (ver o texto) reforçam essa ideia, contribuindo para a coesão e coerência textuais. Nesse sentido, relacione as colunas abaixo, fazendo a correspondência entre o conteúdo exposto e a expressão responsável por sua retomada, seja para rotulá-lo ou resumi-lo.

(1) Altos níveis de rejeição das figuras políticas

(2) Desaprovação de ministros e de membros do MPF

(3) Queda de confiança nas instituições investigadoras

(4) Níveis profundos de desconfiança nas instituições e no establishment político nos EUA, Europa e América Latina

(5) Cólera dos eleitores devido ao não atendimento, pelos políticos, às demandas solicitadas pela sociedade

( ) esse fenômeno global

( ) Nesse contexto

( ) esse fenômeno

( ) a desconfiança

( ) Esse desencantamento

A sequência CORRETA é:

O texto abaixo é o parágrafo introdutório de uma entrevista, com o propósito de situar o leitor quanto ao tema e ao personagem entrevistado. Como a pontuação constitui um importante recurso para a organização textual, leia-o com o objetivo de analisar o uso da vírgula:

Seguem as explicações quanto à aplicação de algumas regras de pontuação no texto. Analise-as, de modo a marcar “verdadeiro" V na proposição em que há correspondência entre a regra e o uso evidenciado no texto, e “falso" F na proposição em que não se verifica tal correspondência.

( ) Usam-se vírgulas para separar adjuntos adverbiais deslocados, fato evidenciado em: “No dia 19" (linha 1) e “Na casa da paz";

(linhas 3-4) ou em sequência como em “O jornalista estará no Festival Piauí Globo News de Jornalismo, em São Paulo, nos dias 7 e 8 de outubro" (linhas 8-9).

( ) Usam-se vírgulas para separar orações adjetivas explicativas, como em “Autor de livros sobre os presidentes Ronald Reagan e eorge W. Bush, Weisberg diz ..." (linhas 6-7).

( ) Usam-se vírgulas para isolar orações apositivas, a exemplo da oração em destaque em: “Weisberg diz que, passados nove meses, o governo Trump só traz ..." (linhas 6-7).

( ) Usam-se vírgulas para separar um aposto da expressão nominal a que se refere, caso das sequências: “o jornalista Jacob Weisberg, diretor da revista on-line Slate e criador do... " e “Trumpscast, programa de comentários sobre o presidente" (linhas 5-6).

( ) Usam-se vírgulas para separar o discurso citado do discurso do enunciador, a exemplo de: “Trump está encolhendo a liderança que seu país tem no mundo, afirma o jornalista". (linhas 4-5).

A sequência CORRETA é

No texto, estão em destaque as palavras mesmo e que, itens gramaticais que aparecem repetidas vezes, mas em contextos estruturais que conduzem à classificação morfológica distinta. Na sequência, expomos a classificação de tais itens, conforme os diferentes usos:

I- em: “...juízes querem mesmo é.../...pretendem mesmo trocar...", o termo mesmo se classifica como advérbio.

II- em: “...essa mesma pessoa possa encarar...", o item mesmo se classifica como adjetivo.

III- em: “o deserto anda tão árido no tocante à correção de condutas que destacado se classifica como pronome relativo.

IV- em: “...a tendência é imaginar que essa mesma pessoa possa encarnar a salvação...", o que se classifica como conjunção integrante.

V- no último parágrafo, todas as ocorrências do elemento que o identificam como pronome relativo.

É possível afirmar com relação à classificação acima proposta que NÃO estão corretas apenas

Bruna deseja pintar seu quarto com uma tonalidade de rosa que é obtida ao misturar-se 180 ml de tinta rosa com 300 ml de tinta branca. Ao tentar obter a cor desejada, Bruna misturou 3L de tinta rosa com 4L de tinta branca, obtendo uma tonalidade muito escura de rosa, diferente daquela com que ela deseja pintar o quarto. Para corrigir essa mistura e conseguir o tom almejado, ela deve acrescentar

Em um zoológico em Singapura, uma leoa deu cria. Sabendo que cada filhote fêmea tem a mesma quantidade de irmãs fêmeas e de irmãos machos e que cada filhote macho tem duas vezes mais irmãs fêmeas do que irmãos machos, a quantidade de filhotes fêmeas e machos a que a leoa deu cria foi, respectivamente:

“Com a independência do Brasil, após 1822 as elites à frente daquele movimento iniciaram a construção das bases de um Estado Nacional. " (SILVA, Édson; SILVA, Mª Penha da (Orgs.). A temática indígena na sala de aula: reflexões para o ensino a partir da Lei 11.645. Recife. Ed. Universitária da UFPE. 2013. P13). Com relação a esse período histórico, assinale a alternativa CORRETA:

Coloque V para verdadeira e F para falso, considerando as assertivas abaixo:

( ) No Convênio de Taubaté os governos estaduais assumiram a responsabilidade de comprar os estoques excedentes de café como forma de retirá-los do mercado.

( ) O Brasil, na década de 20 do século passado, apesar de ter uma população essencialmente rural, apresentava um crescimento urbano considerável.

( ) A Semana de Arte Moderna, que ocorre ao fim da década de vinte do século passado, teve forte impacto na sociedade e é considerada um marco do Modernismo.

( ) O assassinato de João Pessoa, que teve exclusivamente razões políticas, foi um dos pilares da Revolução de 1930.

Assinale a alternativa CORRETA:

“O que fabrica o historiador quando faz história? Para quem trabalha? Que produz? " (CERTEAU, Michel. A Escrita da História. 2ª edição. Forense Universitária. 2007 p.65) Analise as proposições do exposto, a seguir:

I- Toda pesquisa historiográfica se articula com um lugar de produção sócio-econômico, político e cultural.

II- Ao pensar o estabelecimento das fontes, Certeau afirma que, em história, tudo começa com o gesto de separar, de reunir, de transformar em documentos certos objetos distribuídos de outra maneira.

III- Para Certeau, a escrita histórica se constrói em função de uma instituição cuja organização parece inverter: obedece a regras próprias que exigem ser examinadas por elas mesmas.

Está(ão) CORRETA(s)

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