Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 36 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Do enunciado "A vida digital é uma realidade incontestável e irreversível", coloque V para proposição verdadeira e F para falsa.

( ) A vida acontece em um novo tempo em que predomina a técnica e a realidade se torna cada vez menos material e mais virtual.

( ) Podemos dizer que mudou, apenas, a substância da informação (antes escrita em letras com tinta no papel).

( ) Estamos diante de uma forte transformação cultural que mudou saberes, poderes, técnicas e éticas.

Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA.

A autora do texto usa reiteradamente a expressão "A gente se acostuma". Analise as proposições e marque a alternativa correta em relação ao termo Agente".

I- Tem como traço categoria! a capacidade de fazer referência pessoal.

II- É um sintagma nominal empregado como pronome pessoal.

III- Correspondendo à primeira pessoa do plural (nós) deve fazer-se concordância plural.

Está (ão) CORRETA(s) apenas

Pode -se afirmar que o termo "Entretanto" do último parágrafo do TEXTO 04

Se eu imprimir uma velocidade maior no carro, então sentirei medo. Assim, não vou imprimir uma velocidade maior no carro e, então, não sentirei medo. Essa construção demonstra:

Analise as proposições e coloque V para verdadeira e F para falsa, em relação à função social da escola.

( ) A função social da escola é o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas do indivíduo, capacitando-o a tomar um cidadão, participativo na sociedade em que vive.

( ) A função básica da escola é garantir a aprendizagem de conhecimento, habilidades e valores necessários à socialização do indivíduo, sendo necessário que a escola propicie o domínio dos conteúdos culturais básicos da leitura, da escrita, da ciência, das artes e das letras.

( ) Mesmo sem uma infraestrutura adequada para o recebimento dos alunos, a escola necessita cumprir com a sua função, seguindo um modelo segregado e homogêneo de educação.

( ) A escola representa a Instituição que a humanidade elegeu para socializar o saber sistematizado. Nesse sentido, a sua função deve ser restrita ao ensino de matemática, português, história, geografia ciências naturais e demais disciplinas. As questões culturais, afetivas e históricas devem ficar a cargo da família.

Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA

Assinale a alternativa que completa o sentido do enunciado que segue: Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) indicam como objetivos do Ensino Fundamental que os alunos sejam capazes de

Os PCNs, ao tratar do ensino de História, afirmam que os conhecimentos históricos tornam-se significativos para os alunos quando contribuem para que eles reflitam sobre as vivências e as produções humanas, materializadas no seu espaço de convívio direto e nas organizações das sociedades de tempos e espaços diferentes. Associe as duas colunas, relacionando o ensino de história com: 1 Documentos 2 Problematizações 3 Leitura e interpretação de fontes bibliográficas 4 O tempo ( ) A abordagem dos conteúdos insere-se numa perspectiva de questionamentos da realidade organizada no presente, desdobrando-se em conteúdos históricos, que envolvem explicitações e interpretações das ações de diferentes sujeitos, da seleção e organização de fatos e da localização de informações no tempo histórico. ( ) São fundamentais como fontes de informações a serem interpretadas, analisadas e comparadas. ( ) Leitura crítica de produções de conteúdos históricos, distinguindo contextos, funções, estilos, argumentos, pontos de vista, intencionalidades. ( ) É um dos conceitos mais complexos de entendimento. Para os estudiosos que se dedicam a entendê-lo, existe uma série de abrangências que são consideradas, relacionadas às possibilidades de contornos que assume, tanto no campo da realidade natural e física como nas criações culturais humanas. A sequência CORRETA dessa associação é:

O gênero textual acima foi produzido, tomando como princípio norteador:

I- Proposições questionadoras a respeito da inclusão digital.

II- A educação na cultura digital com o oportunidade de se rever conceitos e posturas, posicionando-se com o sujeitos mutantes.

Ill -A emergência da cultura digital sem exigir do profissional novas competências pedagógicas e políticas de formação.

Analise as proposições e escolha a alternativa adequada. Está (ão) CORRETA(s), apenas:

Analise as proposições e marque a alternativa adequada, em relação ao texto.

I- Em razão das ideias recorrentes, o texto não oportuniza que o leitor questione comportamentos tidos como "normais".

II - O título do texto já aparece definido por um a relação de oposição estabelecida.

III - O uso sintaticamente reiterado de coordenadas no segundo parágrafo leva a crer que tudo passa a ser considerado natural.

Está (ão) CORRETA(s), apenas

Sobre o enunciado "A acumulação de riquezas e a ostentação estão deturpando os valores das coisas e das pessoas" (TEXTO 04), coloque V para verdadeiro e F para Falso.

( ) Há uma inadequação em relação à concordância verbal.

( ) Há a presença de um sujeito composto.

( ) Há uma relação de dependência verbal, ocasionando uma de regência verbal.

Afigura de linguagem Onomatopeia consiste

Segundo os PCNs de Língua Portuguesa, o trabalho com produção de textos na escola tem como finalidade formar escritores competentes capazes de produzir textos coerentes, coesos e eficazes. Nesse sentido, é CORRETO afirmar:

Em "Das transações bancárias às compras do mês, das notícias ao monitoramento dos filhos, dos nossos padrões genéticos aos voas das aeronaves", pode-se afirmar que há uma

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282