A ausência de fundamentação teórica, o desconhecimento das características dos atletas e a falta de observação e de mensuração das variáveis biomecânicas podem levar o profissional de Educação Física a utilizar uma determinada técnica esportiva que pode não ser a mais adequada às vivências físicas e/ou motoras dos seus alunos ou atletas. Quando todos os pontos do corpo se movem na mesma distância ou direção, ao mesmo tempo, a aplicação de uma força no centro de massa de um corpo de qualquer dimensão faz todos os pontos desse objeto se deslocarem na mesma direção e magnitude, constituindo o movimento de:
Para a melhoria da qualidade da formação escolar, considerando-se as condições socioculturais e educacionais das crianças da comunidade e zelando pela oferta equitativa de aprendizagens e alcance dos objetivos do Ensino Fundamental, a Lei nº 11.114/2005 (16 de maio de 2005), pela alteração dos Artigos 6º, 32 e 87 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), torna obrigatória a matrícula das crianças no Ensino Fundamental de:
A Educação Física no Brasil, durante muito tempo baseou-se nos métodos europeus, principalmente o sueco, o alemão e o francês, que se firmavam em princípios biológicos e faziam parte de um movimento mais amplo, de natureza cultural, política e científica. Apenas na elaboração da Constituição é que se fez a primeira referência explícita à Educação Física em textos constitucionais federais, incluindo-a no currículo como prática educativa obrigatória (e não como disciplina curricular), junto com o ensino cívico e os trabalhos manuais, em todas as escolas brasileiras. Isto ocorreu na década de:
A principal característica do voleibol praticado antes das principais modificações de suas regras era sua dinamicidade. As partidas eram muito demoradas, o que ocasionava ao esporte certa dificuldade de expansão, já que sua popularidade dependia também de sua espetacularização através de maior dinamismo e previsão temporal. As regras deste esporte modificaram-se com o passar dos anos, refletindo inclusive as necessidades de seus participantes, bem como do conjunto da sociedade. Dentre as regras listadas a seguir, NÃO é correto afirmar que:
As medidas da tendência central são parâmetros estatísticos que permitem que se tenha uma primeira ideia, um resumo de como se distribuem os dados de um experimento científico. O evento ou categoria de eventos que ocorre com maior frequência, indicando o valor ou categoria mais provável, é a medida de tendência central denominada:
A Psicologia do Esporte compreende e lida com os fatores psíquicos que interferem nas ações do exercício físico e no esporte. Em 2003, foi validado um instrumento para a língua portuguesa cujo objetivo é o de avaliar seis dimensões: tensão, depressão, raiva, vigor, fadiga e confusão, para avaliar:
A evolução da Educação Física acontece concomitantemente à evolução cultural dos povos, estando interligada aos sistemas políticos, sociais, econômicos e científicos das sociedades. Em cada sociedade, povo ou país a Educação Física apresentava focos diferentes de interesse e utilização. O período do Iluminismo na Inglaterra trouxe novas ideias, como destaque nessa época, e alguns grandes pensadores. Entre eles, o primeiro educador a chamar a atenção para 2 (dois) elementos fundamentais na prática dos exercícios, que são a posição e a execução perfeita, sem os quais os praticantes não conseguiriam os objetivos visados. Esse educador chama-se:
De acordo com a última publicação da Organização Mundial da Saúde (2016), globalmente, estima-se em 422 milhões de adultos vivendo com diabetes em 2014, enquanto em 1980 eram cerca de 108 milhões. A prevalência global de diabetes quase duplicou desde 1980, passando de 4,7% para 8,5% na população adulta. Durante a última década, a prevalência de diabetes aumentou mais rapidamente em países de baixa e média renda do que em países de alta renda, causando 1,5 milhões de mortes em 2012.São classificados como diabéticos indivíduos com glicemia de jejum maior ou igual a:
O consumo calórico pode ser medido por
meio dos gases respiratórios. Este método de
estimação do consumo energético denomina-se
calorimetria indireta, recorrendo-se ao intercâmbio
respiratório entre o VCO2 (dióxido de carbono) e
VO2 (consumo de oxigênio). O resultado da divisão
entre o VCO2 e o VO2, também utilizado para
estimar o limiar anaeróbio, é chamado:
O estudo da motivação assume um papel determinante nas investigações acerca da prática esportiva, principalmente na compreensão da influência da motivação sobre o desempenho esportivo e o bem-estar dos atletas. Dessa forma, o comportamento se regula em função da satisfação dessas necessidades, e facilita ou dificulta a motivação. O interesse do indivíduo pode variar em termos de intensidade e causas. Uma motivação referente à realização da atividade para satisfação de demandas externas, por culpa ou vergonha, é conceituada como:
A obesidade, cuja prevalência continua crescendo, está relacionada ao desenvolvimento de doenças crônicas que afetam a saúde da população. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o quadro alarmante tendo em vista que sua instalação tem ocorrido em faixa etária cada vez mais precoce. Outro aspecto importante reside no fato de a obesidade associar-se com o desenvolvimento de complicações em curto e longo prazo. Entre estas complicações, está incluído um conjunto de doenças e fatores de risco cuja base é a resistência insulínica em razão da qual, pela dificuldade de ação da insulina, decorrem as manifestações que podem fazer parte da síndrome, denominada síndrome:
O número de pessoas expostas a altitudes elevadas vem crescendo por diversas razões, como esporte, turismo, lazer, trabalho. O exercício físico, quando realizado em locais elevados, sofre grande influência da pressão barométrica e da pressão parcial de oxigênio. Isso pode impactar diretamente no desempenho, na capacidade máxima de exercício, no tempo de resistência e na fadiga geral, devido à:
O Hormônio do Crescimento (GH) é essencial para o crescimento e desenvolvimento normal, estimulando a síntese proteica e o crescimento ósseo, além de auxiliar na mobilização de gordura e na manutenção da glicose sanguínea. O GH é secretado pela seguinte glândula endócrina:
O objetivo central da Biomecânica é o estudo do movimento humano. Ainda que esse seja um objetivo comum a muitas áreas que compõem o corpo de conhecimento da Educação Física e do Esporte, a Biomecânica procede a sua análise a partir de um prisma particular: o das leis da Física. Mais do que simplesmente aplicar as leis da Física, a Biomecânica leva ainda em consideração as características do aparelho locomotor. Analise a seguinte situação: um velocista não sairá do bloco de partida a não ser que suas pernas exerçam força sobre ele, com a posição do atleta durante o comando de “prontos”, visando alcançar uma situação de equilíbrio instável, para que ele possa sair do bloco o mais rápido possível. Nesta situação, é aplicada a Lei de:
Gallahue e Ozmun (2005) definem desenvolvimento motor como toda mudança contínua do comportamento motor durante o ciclo de vida. Acredita-se que o indivíduo possui seu desenvolvimento motor pelas habilidades conquistadas independente da velocidade, mas a mesma tem que avançar de forma continua, sem pular etapas. O desenvolvimento motor da criança deve ser testado de forma compatível com a sua idade, com o tempo acrescentando desafios para estimular novos movimentos, mas tudo de acordo com a sua idade, sem que ultrapasse sua capacidade de superar. Dentre as fases do desenvolvimento motor, a Fase de Movimentos Fundamentais se apresenta a partir da idade cronológica compreendida no seguinte período: