Como ficou conhecido o conceito resultante dessa experiência que desenvolverá uma teoria da aprendizagem?
A descrição da clientela no Projeto Político Pedagógico da escola:
I. deve detalhar sobre as condições social, econômica e cultural das famílias;
II. pode ser produzida a partir de questionários específicos ou por entrevistas com os pais;
III. pode ser produzida a partir das fichas de matrícula.
Dos itens, verifica-se que está(ão) correto(s)
Em que aspecto o autor – em nome da liberdade poética – provoca um desvio da norma culta?
Quanto aos aspectos da estrutura gramatical do texto, assinale a alternativa correta.
Quanto aos fragmentos sublinhados, assinale a alternativa cuja sequência representa o uso correto do acento indicador de crase.
Após fazer o primeiro ponto do primeiro set de uma partida de voleibol, a equipe que começou sacando somente conseguiu fazer outros pontos (um de cada vez) após a outra equipe conseguir três pontos consecutivos. Dadas as afirmativas a respeito desse contexto,
I. O placar do set foi 25 x 9.
II. O jogador que efetuou o primeiro saque terminou o set na posição 5.
III. O último jogador da equipe vencedora a sacar foi o que iniciou o set na posição 4.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Pedir que o aluno se levante e vá ao quadro responder a um exercício é
Os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam como objetivos do ensino fundamental, dentre outros, que os alunos sejam capazes de:
I. compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia a dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;
II. posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
III. conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País.
Dos itens, verifica-se que está(ão) correto(s)
Como aspectos relevantes apontados pelos Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil estão:
I. as políticas para a Educação Infantil, sua implementação e acompanhamento;
II. as propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil;
III. a relação estabelecida com as famílias das crianças;
IV. a formação regular e continuada dos professores e demais profissionais.
Dos itens, verifica-se que estão corretos