Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 37 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d

O slackline, considerado como uma possibilidade pedagógica relativa à disciplina de aventura nos cursos de formação, pode
gerar novas perspectivas de aprendizagem, auxiliando no processo de ensino de educação física. Embora esteja indicado pela
BNCC, ainda é pouco explorado pelos professores, principalmente pelas fragilidades na formação docente.

São considerados equipamentos ou técnicas utilizados no slackline, EXCETO:

A intencionalidade educativa demanda consciência do trabalho escolar, incluindo a compreensão de seus problemas, de suas potencialidades e dos desafios que precisarão ser enfrentados, a fim de que sejam pensados e organizados os meios para o alcance dos propósitos que serão fixados. Trata-se da adequação, do real e do ideal, sem perder de vista que seu caráter utópico – o que ainda não existe – se estabelece em torno do que pode existir e de como deve ser encaminhado para que exista o que pode existir. Nesse cenário, a avaliação:

I. Assume o relevante papel de viabilizar a construção de projetos exequíveis e iminentemente exitosos, porque são pautados em uma visão crítica da realidade concreta existente. Para isso, faz-se necessário superar a visão linear, pontual e inconclusiva que, em geral, incide sobre a avaliação na perspectiva formativa.

II. Permite o olhar atento sobre o percurso já trilhado, que serve de norte para a manutenção do que foi produtivo, eliminação do que não foi e projeção de novas investidas que, por sua vez, deverão ser reincidentemente analisadas.

III. Deverá interpretar o passado, visando traçar intervenções que traduzam o anseio de tornar presente o futuro projetado, sendo realizada em circunstâncias específicas, comumente ao final de percursos, em acordo com a dinamicidade que deve caracterizar o processo ensino e aprendizagem para possibilitar melhorá-lo sempre que necessário.

IV. E o planejamento se fundem em um movimento dialético que os une em propósitos e em compromisso com a construção de uma escola democrática, tanto em respeito ao ensino que ministra quanto à aprendizagem dos saberes que veicula.

Está correto o que se afirma em

Os jogos e as brincadeiras constituem-se como práticas educativas fundamentais nas aulas de educação física, especialmente na infância. Tendo em vista a infinidade possível quanto aos seus objetivos, materiais e espaços utilizados, suas regras, habilidades necessárias e àquelas propostas à aquisição, essas práticas corporais podem ser agrupadas a partir de diferentes aspectos. Considerando uma dessas possibilidades de classificação dos jogos, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Jogos sensoriais.
2. Jogos de representação.
3. Jogos cooperativos.
4. Jogos populares.
5. Jogos coletivos.

(  ) Têm o objetivo de fomentar o lazer, sem que participantes enfoquem na competição e a vitória como ponto essencial.
(  ) Estimulam os sentidos humanos. Utiliza-se o cérebro como fundamental no processo de percepção do jogo, pois todas as sensações se processam dentro dele.
(  ) Proporcionam o desenvolvimento da capacidade de expressão através da linguagem corporal.
(  ) Jogos cuja prática requer a participação de duas ou mais pessoas em oposição à outra equipe.
(  ) Jogos de rua em que participantes podem ser alternados, decididos pelos próprios jogadores. Há flexibilidade nas regras sendo desnecessários muitos recursos sofisticados para sua execução, pois a origem está na cultura popular.

A sequência está correta em

As danças urbanas como manifestação da cultura corporal de movimento caracterizam-se como conteúdo de aprendizagem essencial na educação básica. Tal conteúdo é composto por um conjunto de práticas de dança que apresentam como característica comum a realização em espaços diversos da cidade como ruas, praças, clubes de dança etc.

São consideradas habilidades a serem desenvolvidas durante as aulas de danças urbanas, EXCETO:

O preconceito de gênero ainda é um desafio enfrentado na sociedade, sendo refletido em várias áreas como no âmbito escolar, principalmente na disciplina da educação física, em que as mulheres são excluídas de esportes estigmatizados como “masculinos”. Sobre isso, a lei assegura o regime da educação mista ou ensino misto, em que não é considerado o sexo (gênero) do educando na determinação do percurso escolar e acadêmico.

Trata-se do seguinte regime:

Durante os anos de 1995 a 2019, o Ministério do Esporte (ME) foi o principal órgão responsável pela formulação e implementação de políticas públicas do esporte e lazer, criando condições para a implementação de uma política que não se restringia ao quadriênio da gestão.

São considerados programas ou ações sociais esportivos fundados pelo Ministério do Esporte, EXCETO:

O esporte é um fenômeno sociocultural com diferentes manifestações de acordo com cada modalidade e prática que deve ser trabalhado enquanto modalidade pedagógica de acordo com o Plano Nacional de Educação. Para serem trabalhados em sala de aula, é necessário que sejam contextualizados com relação ao seu sentido e modalidade para que haja melhor aproveitamento na aprendizagem entre professor e aluno.

São consideradas formas de manifestação do esporte quanto ao sentido da prática, EXCETO:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282