Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 30 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Como nasceram as estrelas

Pois é, todo mundo pensa que sempre houve no mundo estrelas pisca-pisca. Mas é erro. Antes os índios olhavam de noite para o céu escuro – e bem escuro estava esse céu. Um negror. Vou contar a história singela do nascimento das estrelas.

Era uma vez, no mês de janeiro, muitos índios. E ativos: caçavam, pescavam, guerreavam. Mas nas tabas não faziam coisa alguma: deitavam-se nas redes e dormiam roncando. E a comida? Só as mulheres cuidavam do preparo dela para terem todos o que comer.

Uma vez elas notaram que faltava milho no cesto para moer. Que fizeram as valentes mulheres? O seguinte: sem medo enfurnaram-se nas matas, sob um gostoso sol amarelo. As árvores rebrilhavam verdes e embaixo delas havia sombra e água fresca.

Quando saíam de debaixo das copas encontravam o calor, bebiam no reino das águas dos riachos buliçosos. Mas sempre procurando milho porque a fome era daquelas que as faziam comer folhas de árvores. Mas só encontravam espigazinhas murchas e sem graça.

– Vamos voltar e trazer conosco uns curumins. (Assim chamavam os índios as crianças). Curumin dá sorte.

E deu mesmo. Os garotos pareciam adivinhar as coisas: foram retinho em frente e numa clareira da floresta – eis um milharal viçoso crescendo alto. As índias maravilhadas disseram: toca a colher tanta espiga. Mas os garotinhos também colheram muitas e fugiram das mães voltando à taba e pedindo à avó que lhes fizesse um bolo de milho. A avó assim fez e os curumins se encheram de bolo que logo se acabou. Só então tiveram medo das mães que reclamariam por eles comerem tanto. Podiam esconder numa caverna a avó e o papagaio porque os dois contariam tudo. Mas – e se as mães dessem falta da avó e do papagaio tagarela? Aí então chamaram os colibris para que amarrassem um cipó no topo do céu.

Quando as índias voltaram ficaram assustadas vendo os filhos subindo pelo ar. Resolveram, essas mães nervosas, subir atrás dos meninos e cortar o cipó embaixo deles.

Aconteceu uma coisa que só acontece quando a gente acredita: as mães caíram no chão, transformando-se em onças. Quanto aos curumins, como já não podiam voltar para a terra, ficaram no céu até hoje, transformados em estrelas brilhantes.

Mas, quanto a mim, tenho a lhes dizer que as estrelas são mais do que curumins. Estrelas são os olhos de Deus vigiando para que corra tudo bem. Para sempre. E, como se sabe, “sempre” não acaba nunca.

(LISPECTOR, Clarice. Doze lendas brasileiras. Como nascem as estrelas. Rocco: Pequenos Leitores, 1987.)

A partir da estrutura textual e dos recursos de linguagem empregados, é correto afirmar que o principal objetivo do texto é:

Como nasceram as estrelas

Pois é, todo mundo pensa que sempre houve no mundo estrelas pisca-pisca. Mas é erro. Antes os índios olhavam de noite para o céu escuro – e bem escuro estava esse céu. Um negror. Vou contar a história singela do nascimento das estrelas.

Era uma vez, no mês de janeiro, muitos índios. E ativos: caçavam, pescavam, guerreavam. Mas nas tabas não faziam coisa alguma: deitavam-se nas redes e dormiam roncando. E a comida? Só as mulheres cuidavam do preparo dela para terem todos o que comer.

Uma vez elas notaram que faltava milho no cesto para moer. Que fizeram as valentes mulheres? O seguinte: sem medo enfurnaram-se nas matas, sob um gostoso sol amarelo. As árvores rebrilhavam verdes e embaixo delas havia sombra e água fresca.

Quando saíam de debaixo das copas encontravam o calor, bebiam no reino das águas dos riachos buliçosos. Mas sempre procurando milho porque a fome era daquelas que as faziam comer folhas de árvores. Mas só encontravam espigazinhas murchas e sem graça.

– Vamos voltar e trazer conosco uns curumins. (Assim chamavam os índios as crianças). Curumin dá sorte.

E deu mesmo. Os garotos pareciam adivinhar as coisas: foram retinho em frente e numa clareira da floresta – eis um milharal viçoso crescendo alto. As índias maravilhadas disseram: toca a colher tanta espiga. Mas os garotinhos também colheram muitas e fugiram das mães voltando à taba e pedindo à avó que lhes fizesse um bolo de milho. A avó assim fez e os curumins se encheram de bolo que logo se acabou. Só então tiveram medo das mães que reclamariam por eles comerem tanto. Podiam esconder numa caverna a avó e o papagaio porque os dois contariam tudo. Mas – e se as mães dessem falta da avó e do papagaio tagarela? Aí então chamaram os colibris para que amarrassem um cipó no topo do céu.

Quando as índias voltaram ficaram assustadas vendo os filhos subindo pelo ar. Resolveram, essas mães nervosas, subir atrás dos meninos e cortar o cipó embaixo deles.

Aconteceu uma coisa que só acontece quando a gente acredita: as mães caíram no chão, transformando-se em onças. Quanto aos curumins, como já não podiam voltar para a terra, ficaram no céu até hoje, transformados em estrelas brilhantes.

Mas, quanto a mim, tenho a lhes dizer que as estrelas são mais do que curumins. Estrelas são os olhos de Deus vigiando para que corra tudo bem. Para sempre. E, como se sabe, “sempre” não acaba nunca.

(LISPECTOR, Clarice. Doze lendas brasileiras. Como nascem as estrelas. Rocco: Pequenos Leitores, 1987.)

No excerto “Mas sempre procurando milho porque a fome era daquelas que as faziam comer folhas de árvores.” (4º§), o 
conectivo destacado determina com a ideia que o antecede uma relação de:

Como nasceram as estrelas

Pois é, todo mundo pensa que sempre houve no mundo estrelas pisca-pisca. Mas é erro. Antes os índios olhavam de noite para o céu escuro – e bem escuro estava esse céu. Um negror. Vou contar a história singela do nascimento das estrelas.

Era uma vez, no mês de janeiro, muitos índios. E ativos: caçavam, pescavam, guerreavam. Mas nas tabas não faziam coisa alguma: deitavam-se nas redes e dormiam roncando. E a comida? Só as mulheres cuidavam do preparo dela para terem todos o que comer.

Uma vez elas notaram que faltava milho no cesto para moer. Que fizeram as valentes mulheres? O seguinte: sem medo enfurnaram-se nas matas, sob um gostoso sol amarelo. As árvores rebrilhavam verdes e embaixo delas havia sombra e água fresca.

Quando saíam de debaixo das copas encontravam o calor, bebiam no reino das águas dos riachos buliçosos. Mas sempre procurando milho porque a fome era daquelas que as faziam comer folhas de árvores. Mas só encontravam espigazinhas murchas e sem graça.

– Vamos voltar e trazer conosco uns curumins. (Assim chamavam os índios as crianças). Curumin dá sorte.

E deu mesmo. Os garotos pareciam adivinhar as coisas: foram retinho em frente e numa clareira da floresta – eis um milharal viçoso crescendo alto. As índias maravilhadas disseram: toca a colher tanta espiga. Mas os garotinhos também colheram muitas e fugiram das mães voltando à taba e pedindo à avó que lhes fizesse um bolo de milho. A avó assim fez e os curumins se encheram de bolo que logo se acabou. Só então tiveram medo das mães que reclamariam por eles comerem tanto. Podiam esconder numa caverna a avó e o papagaio porque os dois contariam tudo. Mas – e se as mães dessem falta da avó e do papagaio tagarela? Aí então chamaram os colibris para que amarrassem um cipó no topo do céu.

Quando as índias voltaram ficaram assustadas vendo os filhos subindo pelo ar. Resolveram, essas mães nervosas, subir atrás dos meninos e cortar o cipó embaixo deles.

Aconteceu uma coisa que só acontece quando a gente acredita: as mães caíram no chão, transformando-se em onças. Quanto aos curumins, como já não podiam voltar para a terra, ficaram no céu até hoje, transformados em estrelas brilhantes.

Mas, quanto a mim, tenho a lhes dizer que as estrelas são mais do que curumins. Estrelas são os olhos de Deus vigiando para que corra tudo bem. Para sempre. E, como se sabe, “sempre” não acaba nunca.

(LISPECTOR, Clarice. Doze lendas brasileiras. Como nascem as estrelas. Rocco: Pequenos Leitores, 1987.)

O advérbio, palavra invariável que acompanha e modifica o sentido dos verbos, adjetivos ou outros advérbios, é definido 
segundo a circunstância que expõe. Exprime circunstância de tempo a seguinte transcrição textual:

Ibama concede primeira licença prévia para projeto de eólica offshore no Brasil

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu a primeira licença prévia de um 
projeto de eólica offshore – tipo de energia gerada por meio da instalação de parques eólicos em alto-mar – no país. Isso significa 
que o órgão atestou a viabilidade ambiental do projeto na fase de planejamento, condicionada ao cumprimento dos requisitos 
estabelecidos pelo Ibama para as próximas etapas do licenciamento.

(Disponível em: https://g1.globo.com/economia/. Acesso em: junho de 2025)

O Brasil possui um grande potencial para a energia eólica offshore, devido aos seus extensos litorais e ventos favoráveis. 
Projetos de energia eólica offshore estão sendo desenvolvidos e avaliados, com o objetivo de diversificar a matriz energética 
e impulsionar a transição para energias renováveis. Esse tipo de energia, especificamente:

Existe a necessidade de uma maior efetividade das políticas públicas de educação sexual, pois adolescentes estão muito propensos às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) no Brasil. De 2011 a 2021, os casos de sífilis aumentaram 800%, conforme 
notificações do Ministério da Saúde. Na faixa etária de 15 e 19 anos, foi ainda mais alarmante: subiu 1.109%, com predomínio 
das mulheres, alerta pesquisa de estudantes de medicina do Centro Universitário de Brasília (CEUB). 

(Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/. Acesso em: junho de 2025.)

O aumento dos casos de ISTs entre jovens é atribuído a fatores interligados, tais como comportamentos de risco, falta de 
educação sexual, falsa sensação de segurança e até uso de drogas. É correto afirmar que tais doenças:

Por determinação de órgãos públicos, foi autorizada a instalação de um aterro sanitário em determinado município. A previsão é que esse aterro seja construído em uma área fronteiriça a uma comunidade onde a população já enfrenta dificuldades 
socioeconômicas e acesso limitado a serviços básicos. Considerando o caso hipotético, a instalação de um aterro sanitário 
próximo a uma comunidade:

Em uma atividade de suporte à área de patrimônio, determinado assistente administrativo precisa documentar os computadores de sua unidade, registrando o nome do sistema operacional, a versão instalada e outras informações úteis para o 
inventário técnico. Ele decide fazer isso por meio de comandos no prompt de comando do Windows, acessando dados do 
próprio sistema. Considerando a situação hipotética, qual dos comandos a seguir relacionados é apropriado para exibir informações detalhadas do sistema operacional, como nome, versão e fabricante, diretamente no MS-DOS (CMD)?

Decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva definiu como será a nova distribuição das vagas por cotas raciais em 
concursos públicos. O texto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União, e regulamenta a lei federal sancionada no 
início do mês, que ampliou para 30% a reserva de vagas em seleções oficiais. De acordo com o decreto, 25% das vagas serão 
reservadas para pessoas pretas e pardas, 3% para indígenas e 2% para quilombolas. Essa regra será válida para concursos e 
seleções públicas em órgãos da administração pública federal direta, das autarquias, das fundações públicas, das empresas 
públicas e das sociedades de economia mista controladas pela União.

(Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/. Acesso em: junho de 2025.)

Considerando o exposto, o sistema de cotas raciais no Brasil:

Como nasceram as estrelas

Pois é, todo mundo pensa que sempre houve no mundo estrelas pisca-pisca. Mas é erro. Antes os índios olhavam de noite para o céu escuro – e bem escuro estava esse céu. Um negror. Vou contar a história singela do nascimento das estrelas.

Era uma vez, no mês de janeiro, muitos índios. E ativos: caçavam, pescavam, guerreavam. Mas nas tabas não faziam coisa alguma: deitavam-se nas redes e dormiam roncando. E a comida? Só as mulheres cuidavam do preparo dela para terem todos o que comer.

Uma vez elas notaram que faltava milho no cesto para moer. Que fizeram as valentes mulheres? O seguinte: sem medo enfurnaram-se nas matas, sob um gostoso sol amarelo. As árvores rebrilhavam verdes e embaixo delas havia sombra e água fresca.

Quando saíam de debaixo das copas encontravam o calor, bebiam no reino das águas dos riachos buliçosos. Mas sempre procurando milho porque a fome era daquelas que as faziam comer folhas de árvores. Mas só encontravam espigazinhas murchas e sem graça.

– Vamos voltar e trazer conosco uns curumins. (Assim chamavam os índios as crianças). Curumin dá sorte.

E deu mesmo. Os garotos pareciam adivinhar as coisas: foram retinho em frente e numa clareira da floresta – eis um milharal viçoso crescendo alto. As índias maravilhadas disseram: toca a colher tanta espiga. Mas os garotinhos também colheram muitas e fugiram das mães voltando à taba e pedindo à avó que lhes fizesse um bolo de milho. A avó assim fez e os curumins se encheram de bolo que logo se acabou. Só então tiveram medo das mães que reclamariam por eles comerem tanto. Podiam esconder numa caverna a avó e o papagaio porque os dois contariam tudo. Mas – e se as mães dessem falta da avó e do papagaio tagarela? Aí então chamaram os colibris para que amarrassem um cipó no topo do céu.

Quando as índias voltaram ficaram assustadas vendo os filhos subindo pelo ar. Resolveram, essas mães nervosas, subir atrás dos meninos e cortar o cipó embaixo deles.

Aconteceu uma coisa que só acontece quando a gente acredita: as mães caíram no chão, transformando-se em onças. Quanto aos curumins, como já não podiam voltar para a terra, ficaram no céu até hoje, transformados em estrelas brilhantes.

Mas, quanto a mim, tenho a lhes dizer que as estrelas são mais do que curumins. Estrelas são os olhos de Deus vigiando para que corra tudo bem. Para sempre. E, como se sabe, “sempre” não acaba nunca.

(LISPECTOR, Clarice. Doze lendas brasileiras. Como nascem as estrelas. Rocco: Pequenos Leitores, 1987.)

Clarice Lispector, com sua escrita sensível, transforma a lenda “Como nasceram as estrelas” em uma história rica em imaginação e poesia. Finalizado o relato que permeia esse texto, a autora deixa claro qu

Como nasceram as estrelas

Pois é, todo mundo pensa que sempre houve no mundo estrelas pisca-pisca. Mas é erro. Antes os índios olhavam de noite para o céu escuro – e bem escuro estava esse céu. Um negror. Vou contar a história singela do nascimento das estrelas.

Era uma vez, no mês de janeiro, muitos índios. E ativos: caçavam, pescavam, guerreavam. Mas nas tabas não faziam coisa alguma: deitavam-se nas redes e dormiam roncando. E a comida? Só as mulheres cuidavam do preparo dela para terem todos o que comer.

Uma vez elas notaram que faltava milho no cesto para moer. Que fizeram as valentes mulheres? O seguinte: sem medo enfurnaram-se nas matas, sob um gostoso sol amarelo. As árvores rebrilhavam verdes e embaixo delas havia sombra e água fresca.

Quando saíam de debaixo das copas encontravam o calor, bebiam no reino das águas dos riachos buliçosos. Mas sempre procurando milho porque a fome era daquelas que as faziam comer folhas de árvores. Mas só encontravam espigazinhas murchas e sem graça.

– Vamos voltar e trazer conosco uns curumins. (Assim chamavam os índios as crianças). Curumin dá sorte.

E deu mesmo. Os garotos pareciam adivinhar as coisas: foram retinho em frente e numa clareira da floresta – eis um milharal viçoso crescendo alto. As índias maravilhadas disseram: toca a colher tanta espiga. Mas os garotinhos também colheram muitas e fugiram das mães voltando à taba e pedindo à avó que lhes fizesse um bolo de milho. A avó assim fez e os curumins se encheram de bolo que logo se acabou. Só então tiveram medo das mães que reclamariam por eles comerem tanto. Podiam esconder numa caverna a avó e o papagaio porque os dois contariam tudo. Mas – e se as mães dessem falta da avó e do papagaio tagarela? Aí então chamaram os colibris para que amarrassem um cipó no topo do céu.

Quando as índias voltaram ficaram assustadas vendo os filhos subindo pelo ar. Resolveram, essas mães nervosas, subir atrás dos meninos e cortar o cipó embaixo deles.

Aconteceu uma coisa que só acontece quando a gente acredita: as mães caíram no chão, transformando-se em onças. Quanto aos curumins, como já não podiam voltar para a terra, ficaram no céu até hoje, transformados em estrelas brilhantes.

Mas, quanto a mim, tenho a lhes dizer que as estrelas são mais do que curumins. Estrelas são os olhos de Deus vigiando para que corra tudo bem. Para sempre. E, como se sabe, “sempre” não acaba nunca.

(LISPECTOR, Clarice. Doze lendas brasileiras. Como nascem as estrelas. Rocco: Pequenos Leitores, 1987.)

Em relação à classificação verbal do termo destacado, assinale a alternativa INCORRETA.

O que é um Sistema Operacional?

Os sistemas operacionais estão presentes em quase todas as tecnologias modernas: de computadores pessoais e servidores a celulares, automóveis e eletrodomésticos. Mesmo que muitas vezes passem despercebidos, esses sistemas são fundamentais para o funcionamento dos dispositivos digitais.

Um sistema operacional, ou simplesmente SO, é um conjunto de programas que atua como intermediário entre os usuários e o hardware do computador. Sua função principal é facilitar o uso dos recursos físicos da máquina — como processador, memória, dispositivos de entrada e saída — e oferecer uma plataforma para a execução de programas. Ao fazer isso, ele se comporta como uma camada de abstração: o usuário não precisa lidar diretamente com detalhes técnicos do funcionamento do computador, como códigos de máquina ou controle direto de dispositivos.

Dentre as funções mais importantes do SO, destacam-se o gerenciamento de processos (ou tarefas), que organiza a execução de múltiplos programas ao mesmo tempo; o gerenciamento da memória, que garante que cada aplicação utilize uma área segura e isolada; e a gerência de arquivos, que possibilita salvar, acessar e proteger informações armazenadas.

No sistema operacional Windows, todas essas funções estão presentes e organizadas de maneira visual para facilitar o acesso do usuário. O Windows, por exemplo, permite ao usuário alternar entre janelas de diferentes programas, acessar e controlar arquivos por meio do Explorador de Arquivos e usar a memória de forma controlada por trás das ações executadas. A lógica de funcionamento do Windows, portanto, é uma aplicação direta dos conceitos básicos de qualquer sistema operacional.

(MAZIERO, Carlos A. Sistemas operacionais: conceitos e mecanismos. Curitiba: UTFPR, 2020. Disponível em: https://wiki.inf.ufpr.br/maziero/livro.pdf. Acesso em: julho de 2025.)

Em relação ao papel dos sistemas operacionais e à forma como o Windows os implementa, é correto afirmar que:

O que é um Sistema Operacional?

Os sistemas operacionais estão presentes em quase todas as tecnologias modernas: de computadores pessoais e servidores a celulares, automóveis e eletrodomésticos. Mesmo que muitas vezes passem despercebidos, esses sistemas são fundamentais para o funcionamento dos dispositivos digitais.

Um sistema operacional, ou simplesmente SO, é um conjunto de programas que atua como intermediário entre os usuários e o hardware do computador. Sua função principal é facilitar o uso dos recursos físicos da máquina — como processador, memória, dispositivos de entrada e saída — e oferecer uma plataforma para a execução de programas. Ao fazer isso, ele se comporta como uma camada de abstração: o usuário não precisa lidar diretamente com detalhes técnicos do funcionamento do computador, como códigos de máquina ou controle direto de dispositivos.

Dentre as funções mais importantes do SO, destacam-se o gerenciamento de processos (ou tarefas), que organiza a execução de múltiplos programas ao mesmo tempo; o gerenciamento da memória, que garante que cada aplicação utilize uma área segura e isolada; e a gerência de arquivos, que possibilita salvar, acessar e proteger informações armazenadas.

No sistema operacional Windows, todas essas funções estão presentes e organizadas de maneira visual para facilitar o acesso do usuário. O Windows, por exemplo, permite ao usuário alternar entre janelas de diferentes programas, acessar e controlar arquivos por meio do Explorador de Arquivos e usar a memória de forma controlada por trás das ações executadas. A lógica de funcionamento do Windows, portanto, é uma aplicação direta dos conceitos básicos de qualquer sistema operacional.

(MAZIERO, Carlos A. Sistemas operacionais: conceitos e mecanismos. Curitiba: UTFPR, 2020. Disponível em: https://wiki.inf.ufpr.br/maziero/livro.pdf. Acesso em: julho de 2025.)

Sobre as funções desempenhadas pelo sistema operacional Windows, assinale a afirmativa correta.

Durante o atendimento a uma demanda administrativa, o assistente administrativo foi incumbido de verificar se o computador utilizado na recepção da unidade possui um endereço IP configurado corretamente para acesso à internet e ao sistema 
de protocolo da organização. Para isso, ele utilizou o ambiente de linha de comando do Windows. Com base nessa situação, 
qual comando deve ser digitado no prompt de comando (MS-DOS) para exibir as configurações atuais de rede, incluindo 
endereço IP, máscara de sub-rede e gateway padrão?

Como nasceram as estrelas

Pois é, todo mundo pensa que sempre houve no mundo estrelas pisca-pisca. Mas é erro. Antes os índios olhavam de noite para o céu escuro – e bem escuro estava esse céu. Um negror. Vou contar a história singela do nascimento das estrelas.

Era uma vez, no mês de janeiro, muitos índios. E ativos: caçavam, pescavam, guerreavam. Mas nas tabas não faziam coisa alguma: deitavam-se nas redes e dormiam roncando. E a comida? Só as mulheres cuidavam do preparo dela para terem todos o que comer.

Uma vez elas notaram que faltava milho no cesto para moer. Que fizeram as valentes mulheres? O seguinte: sem medo enfurnaram-se nas matas, sob um gostoso sol amarelo. As árvores rebrilhavam verdes e embaixo delas havia sombra e água fresca.

Quando saíam de debaixo das copas encontravam o calor, bebiam no reino das águas dos riachos buliçosos. Mas sempre procurando milho porque a fome era daquelas que as faziam comer folhas de árvores. Mas só encontravam espigazinhas murchas e sem graça.

– Vamos voltar e trazer conosco uns curumins. (Assim chamavam os índios as crianças). Curumin dá sorte.

E deu mesmo. Os garotos pareciam adivinhar as coisas: foram retinho em frente e numa clareira da floresta – eis um milharal viçoso crescendo alto. As índias maravilhadas disseram: toca a colher tanta espiga. Mas os garotinhos também colheram muitas e fugiram das mães voltando à taba e pedindo à avó que lhes fizesse um bolo de milho. A avó assim fez e os curumins se encheram de bolo que logo se acabou. Só então tiveram medo das mães que reclamariam por eles comerem tanto. Podiam esconder numa caverna a avó e o papagaio porque os dois contariam tudo. Mas – e se as mães dessem falta da avó e do papagaio tagarela? Aí então chamaram os colibris para que amarrassem um cipó no topo do céu.

Quando as índias voltaram ficaram assustadas vendo os filhos subindo pelo ar. Resolveram, essas mães nervosas, subir atrás dos meninos e cortar o cipó embaixo deles.

Aconteceu uma coisa que só acontece quando a gente acredita: as mães caíram no chão, transformando-se em onças. Quanto aos curumins, como já não podiam voltar para a terra, ficaram no céu até hoje, transformados em estrelas brilhantes.

Mas, quanto a mim, tenho a lhes dizer que as estrelas são mais do que curumins. Estrelas são os olhos de Deus vigiando para que corra tudo bem. Para sempre. E, como se sabe, “sempre” não acaba nunca.

(LISPECTOR, Clarice. Doze lendas brasileiras. Como nascem as estrelas. Rocco: Pequenos Leitores, 1987.)

Segundo Cegalla, “uma oração subordinada adverbial final evidencia a finalidade ou objetivo de uma ação expressa na oração 
principal”. Nesse contexto, identifique, através dos conectores destacados, o que representa uma finalidade.

O que é um Sistema Operacional?

Os sistemas operacionais estão presentes em quase todas as tecnologias modernas: de computadores pessoais e servidores a celulares, automóveis e eletrodomésticos. Mesmo que muitas vezes passem despercebidos, esses sistemas são fundamentais para o funcionamento dos dispositivos digitais.

Um sistema operacional, ou simplesmente SO, é um conjunto de programas que atua como intermediário entre os usuários e o hardware do computador. Sua função principal é facilitar o uso dos recursos físicos da máquina — como processador, memória, dispositivos de entrada e saída — e oferecer uma plataforma para a execução de programas. Ao fazer isso, ele se comporta como uma camada de abstração: o usuário não precisa lidar diretamente com detalhes técnicos do funcionamento do computador, como códigos de máquina ou controle direto de dispositivos.

Dentre as funções mais importantes do SO, destacam-se o gerenciamento de processos (ou tarefas), que organiza a execução de múltiplos programas ao mesmo tempo; o gerenciamento da memória, que garante que cada aplicação utilize uma área segura e isolada; e a gerência de arquivos, que possibilita salvar, acessar e proteger informações armazenadas.

No sistema operacional Windows, todas essas funções estão presentes e organizadas de maneira visual para facilitar o acesso do usuário. O Windows, por exemplo, permite ao usuário alternar entre janelas de diferentes programas, acessar e controlar arquivos por meio do Explorador de Arquivos e usar a memória de forma controlada por trás das ações executadas. A lógica de funcionamento do Windows, portanto, é uma aplicação direta dos conceitos básicos de qualquer sistema operacional.

(MAZIERO, Carlos A. Sistemas operacionais: conceitos e mecanismos. Curitiba: UTFPR, 2020. Disponível em: https://wiki.inf.ufpr.br/maziero/livro.pdf. Acesso em: julho de 2025.)

Complete as lacunas a seguir.
I. O sistema operacional age como um(a) ________ entre o hardware e o usuário.
II. Um(a) ________ é um programa em execução, que utiliza recursos do sistema.
III. O sistema Windows permite múltiplas janelas ativas, caracterizando a função de ________.
IV. Para acessar pastas e arquivos no Windows, utiliza-se o gerenciador de ________.
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282