Considerando alguns princípios ou critérios da textualidade tais como: situacionalidade, intencionalidade,
intertextualidade e informatividade; estabeleça adequadamente a relação com os aspectos por eles apresentados.
Dividindo-se a idade de Alexandre, que é um número natural, pela idade de seu irmão Bruno, que é sete anos mais novo, obtém-se como quociente 1,2 e como resto zero. A soma das idades desses dois irmãos é igual a:
Trecho I
“O conceito de modo de produção se refere a um modelo que explica a maneira de produzir em um determinado
contexto histórico. Esse modelo explicativo pretende abarcar uma leitura de todas as relações de trabalho possíveis e de
suas características nos diversos contextos espaço-temporais. Assim, os modos de produção não devem ser analisados
evolutivamente. Isso quer dizer que a escravidão pode coexistir e até surgir após um período de trabalho servil, porque
um modo de produção predominante coexiste e interage com várias outras relações de produção em um mesmo
contexto.” (Hobsbawm, 1998, p. 178-179)
Trecho II
“O conceito de modo de produção foi desenvolvido por Marx e Engels para designar a maneira pela qual determinada
sociedade se organiza visando garantir a produção das suas necessidades materiais, de acordo com o nível de
desenvolvimento de suas forças produtivas.” (Disponível em: http://www.pcb.org.br/portal/docs/modosdeproducao.pdf.)
Tendo em vista o conceito marxista de modo de produção e os trechos em destaque, podemos considerar
corretamente que:
Cascavel é um município situado no oeste do Estado do Paraná, apresenta uma geografia física exclusiva. Sobre a geografia física de Cascavel, é correto afirmar que:
“Doença sexualmente transmissível, que apresenta três estágios distintos e é transmitida também por meio da mãe para o feto durante a gestação. Alguns dos estágios dessa doença é o aparecimento de lesões nos órgãos genitais de consistência dura e pouco dolorosa, como também pode causar problemas mentais, dificuldades de coordenação motora e cegueira.” Essas características descrevem qual tipo de doença e quem é seu agente causador?
Leia o fragmento de texto.
“Uma sala cheia de colchonetes espalhados de forma organizada. Tudo fechado, inclusive as cortinas. O dia é quente. As
crianças acabam de almoçar. As crianças de 5 anos (...) são colocadas nos colchonetes. A funcionária alerta: ‘é hora de
dormir, não quero ver ninguém de olhos abertos’. Alguns sorrisos e gestos no ambiente escuro e abafado. Alguns
tentam cumprir o ‘descanso compulsório’.” (Sanches, 2003, p. 160)
Considerando a rotina na hora do sono, a cena descrita retrata as seguintes situações:
I. Provoca uma sensação de bem-estar.
II. O ambiente é adequado e favorece o repouso.
III. As crianças são desrespeitadas em sua individualidade.
IV. Leva em consideração as necessidades biológicas e individuais das crianças.
Está(ão) correta(s ) apenas a(s ) afirmativa(s )
De base dialética, as teorias psicogenéticas, representadas, entre outros, por Jean Piaget (1896-1980) e Vygotsky
(1896-1934), chamados teóricos interacionistas, entendem a gênese do comportamento humano na perspectiva
interacionista, em que sujeito e objeto interagem em um processo que constrói e reconstrói estruturas cognitivas.
Com relação ao exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. Piaget sustenta que a gênese do conhecimento está no próprio sujeito, ou seja, o pensamento lógico não é inato ou
tampouco externo ao organismo, mas é fundamentalmente construído na interação homem-objeto.
II. Para Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação
com outros indivíduos e com o meio e aprendizagem é uma experiência social, mediada pela utilização de
instrumentos e signos, de acordo com os conceitos utilizados pelo próprio autor.
III. Para Piaget, a aprendizagem seria uma experiência social, a qual é mediada pela interação entre a linguagem e a
ação. Sendo assim, o professor deve mediar a aprendizagem utilizando estratégias que levem o aluno a tornar-se
independente.
IV. Para Vygotsky, o desenvolvimento da filogenia humana se dá através de um mecanismo autorregulatório que tem
como base condições inatas biológicas e que é ativado pela ação e interação do organismo com o meio ambiente.
V. A teoria piagetiana defende que durante os dois primeiros anos de vida a linguagem tem um papel insignificante no
desenvolvimento da criança, tendo em vista que sua forma de agir sobre o mundo e de compreendê-lo são
individuais e construídas no plano de ação imediata. A criança se relaciona com o mundo e o elabora por meio dos
seus sentidos e movimentos (período sensório-motor).
Estão corretas apenas as afirmativas
Leia a tirinha a seguir.
De acordo com o texto apresentado, é possível afirmar que:
I. Compõe-se predominantemente da linguagem verbal, cuja unidade básica é a palavra.
II. As interações de comunicação são estabelecidas por meio do emprego da linguagem mista.
III.A linguagem é demonstrada através de um processo comunicativo pelo qual as pessoas interagem entre si.
Está(ão) correta(s ) apenas a(s ) afirmativa(s )
Numa estante encontram-se vários livros de duas editoras diferentes: A e B. Considere que ao se retirar um livro qualquer dessa estante a probabilidade de que ele seja da editora A é de 40% e que a diferença entre as quantidades de livros das duas editoras é igual a 48 . A soma dos algarismos do número de livros que se encontram nessa estante é igual a:
A energia solar e a microgeração distribuída trazem vantagens para o meio ambiente. Mesmo com as vantagens da energia solar e com as condições favoráveis, ainda existem algumas barreiras que bloqueiam um crescimento mais acelerado desse mercado no Brasil. São fatores que constituem barreiras que bloqueiam esse mercado no Brasil, EXCETO:
O suco pancreático é uma secreção produzida no pâncreas e se apresenta de forma aquosa, alcalina e contém diversas enzimas digestivas. Das enzimas descritas a seguir, assinale qual NÃO está presente no suco pancreático.
Durante a respiração celular, há uma etapa de sequências de reações enzimáticas conhecida por ciclo dos ácidos tricarboxílicos ou ciclo de Krebs, na qual ocorre, graças à presença das enzimas chamadas desidrogenases, a produção gradual de prótons e elétrons. A respeito do ciclo de Krebs, assinale a alternativa INCORRETA.
A Pedagogia Histórico-Crítica surgiu no Brasil na década de 1980, tendo como principal expoente o professor
Dermeval Saviani. Esta teoria de educação desenvolveu-se aos poucos, mas desde o seu princípio, assumiu alguns
pressupostos teóricos vindos de outras áreas. Quando explicita a Pedagogia Histórico-Crítica, Saviani (2008, p. 9)
ressalta que esta teoria de educação tem três tarefas. Nesse contexto, analise as premissas a seguir.
I. A informação da busca na dialética é apenas uma teoria do conhecimento, para que o aluno se aproprie de um
método de ensino-aprendizagem.
II. A conversão do saber objetivo em saber escolar, de modo que se torne assimilável pelos alunos no espaço e tempo
escolares.
III. Provimento de meios necessários da educação para o trabalho, pois o objetivo deve ser a formação do ser humano
como um todo e baseada na prática social.
IV. Provimento dos meios necessários para que os alunos não apenas assimilem o saber objetivo enquanto resultado,
mas apreendam o processo de sua produção, bem como as tendências de sua transformação.
V. A identificação das formas mais desenvolvidas em que se expressa o saber objetivo produzido historicamente,
reconhecendo as condições de sua produção e compreendendo as suas principais manifestações, bem como as
tendências de transformação.
Estão corretas apenas as premissas
A regência verbal pode variar ainda que se trate de um mesmo verbo. Tal fato ocorre vinculado a uma diversidade de significados que o mesmo pode conter e apresentar de acordo com o contexto em que está sendo empregado. Em “Aprendi a ler antes dos cinco anos.”, a regência do verbo em destaque tem por justificativa
Considerando o conteúdo apresentado para a pergunta “É possível formar bons leitores em sala de aula?” estaria coerente a resposta apresentada de forma sintetizada a seguir: