Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 12 de 12 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 12
Questões por página:
Q687457

Emília Ferreiro, em seu livro Reflexões sobre alfabetização, afirma que a escrita pode ser concebida de formas muito diferentes e conforme o modo de considera-la, as consequências pedagógicas mudam drasticamente. São elas:

I. Escrita como escape ao analfabetismo funcional.

II. Escrita como representação da linguagem.

III. Escrita como código de transcrição gráfica das unidades sonoras.

Está correto o que se afirma em:

Carregando...
Q687452

“Iniciativas de órgãos de caráter educativo existem, em nível nacional, há pouco mais de 20 anos e voltam-se com maior frequência às crianças de 4 a 6 anos. Só em 1974, o pré-escolar recebeu atenção do governo federal, evidenciado na criação da ________________________________, em documentos e pareceres do Conselho Federal de Educação [...]". (KRAMER, S. As crianças de 0 a 6 anos nas políticas educacionais no Brasil: educação infantil e/ou fundamental, p. 801).

Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:

Carregando...
Q687456

“[...] respostas que se separam das respostas corretas, mas que, longe de impedir alcançar estas últimas, pareceriam permitir os acertos posteriores." (FERREIRO, Emilia & TEBEROSKY, Ana, A psicogênese da língua escrita, p. 25).

A definição apresentada acima refere-se aos:

Carregando...
Q687443

De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 4 de 2010, assinale a alternativa incorreta acerca da formação básica comum e parte diversificada:

Carregando...
Q687455

“Em outras palavras, trata-se mais de um problema de dimensões sociais do que da consequência de vontades individuais. Por essa razão, acreditamos que, em lugar de “males endêmicos", deveria se falar em ____________________ do sistema educativo; em lugar de se chamar “deserção" ao abandono da escola, teríamos de chamá-lo de ____________________. E não se trata de uma mudança de terminologia, mas de um outro referencial interpretativo, porque a desigualdade social e econômica se manifesta também na distribuição desigual de oportunidades educacionais." (FERREIRO, Emilia & TEBEROSKY, Ana, A psicogênese da língua escrita, p. 20).

Quais são os termos que as autoras utilizam para substituir aqueles que estão destacados no trecho acima?

Carregando...
Q687442

Art. 13 - § 3º - A organização do percurso formativo, aberto e contextualizado, deve ser construída em função das peculiaridades do meio e das características, interesses e necessidades dos estudantes, incluindo não só os componentes curriculares centrais obrigatórios, previstos na legislação e nas normas educacionais, mas outros, também, de modo flexível e variável, conforme cada projeto escolar, e assegurando:

I. Constituição de rede de aprendizagem, entendida como um conjunto de ações didático-pedagógicas, com foco na aprendizagem e no gosto de aprender, subsidiada pela consciência de que o processo de comunicação entre estudantes e professores é efetivado por meio de teoria intensiva.

II. Organização da matriz curricular entendida como alternativa operacional que embase a gestão do currículo escolar e represente subsídio para a gestão da escola (na organização do tempo e do espaço curricular, distribuição e controle do tempo dos trabalhos docentes), passo para uma gestão centrada na abordagem interdisciplinar, organizada por eixos temáticos, mediante interlocução entre os diferentes campos do conhecimento.

III. Entendimento de que eixos temáticos são uma forma de organizar o trabalho pedagógico, limitando a dispersão do conhecimento, fornecendo o cenário no qual se constroem objetos de estudo, propiciando a concretização da proposta pedagógica centrada na visão interdisciplinar, superando o isolamento das pessoas e a compartimentalização de conteúdos rígidos.

Em consonância com a Resolução CNE/CEB nº 4 de 2010, está correto o que se afirma em:

Carregando...
Q687459

No livro Reflexões sobre alfabetização, a autora fala a evolução psicogenética da criança. Sobre isso, assinale a alternativa abaixo que indica, de forma correta, as formas das primeiras escritas infantis:

Carregando...
Q687454

As autoras do livro A psicogênese da língua escrita, falam sobre os métodos tradicionais de ensino da leitura, que são:

I. Sintéticos.

II. Analíticos.

III. Ativos.

Está correto o que se afirma em:

Carregando...
Q687453

No livro A psicogênese da língua escrita, as autoras falam que, na educação infantil existem duas faces.

Quais são elas?

Carregando...
Q687458

“União indissolúvel de um significante e um significado". (FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre alfabetização).

A definição acima refere-se ao:

Carregando...
Q687439

Segundo a Lei 9.394/96, a classificação em qualquer série ou etapa, exceto a primeira do ensino fundamental, pode ser feita:

I. Por promoção, para alunos que cursaram, com aproveitamento, a série ou fase anterior, na própria escola.

II. Por transferência, para candidatos procedentes de outras escolas.

III. Dependendo da escolarização anterior, mediante avaliação feita pela escola, que defina o grau de desenvolvimento e experiência do candidato e permita sua inscrição na série ou etapa adequada, conforme regulamentação do respectivo sistema de ensino.

Está correto o que se afirma em:

Carregando...
Q687441

A Lei 9.394/96 afirma que para efeito de cumprimento das exigências curriculares do ensino médio, os sistemas de ensino poderão reconhecer competências e firmar convênios com instituições de educação a distância com notório reconhecimento, mediante as seguintes formas de comprovação:

I. Atividades de educação técnica oferecidas em outras instituições de ensino credenciadas.

II. A inclusão de experiência prática de trabalho no setor produtivo ou em ambientes de simulação, estabelecendo parcerias e fazendo uso, quando aplicável, de instrumentos estabelecidos pela legislação sobre aprendizagem profissional.

III. Cursos oferecidos por centros ou programas ocupacionais.

Está incorreto o que se afirma em:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) D
  • 3) E
  • 4) C
  • 5) C
  • 6) C
  • 7) D
  • 8) A
  • 9) C
  • 10) A
  • 11) C
  • 12) E
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282