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“___________________, com suas técnicas de trabalho com crianças, impulsionava-as à criação e à participação coletiva, por meio de atividades como o desenho livre, o texto livre, aulas-passeio, o dicionário das crianças, o livro da vida, o jornal feito pelas crianças, a correspondência interescolar etc. Essas atividades ou técnicas [...] têm como eixo norteador garantir o conhecimento de forma significativa, tendo a criança como centro desse processo [...]". (BARROS, Flávia Cristina Oliveira Murbach de. Cadê o brincar?: da educação infantil para o ensino fundamental, p. 26).

A qual estudioso(a) a autora se refere?

“Crianças pequenas costumam pensar que qualquer coisa que esteja escrita perto de uma figura deve ser o nome da figura. Por exemplo, elas imaginam que se em uma caixa de remédio há algo escrito deve ser “remédio" ou, quem sabe, “pílulas". A hipótese de que o que está escrito junto de uma imagem deve ser seu nome fica evidente quando perguntamos a crianças que não sabem ler o que se vê em uma figura e ela responde “uma" bola (ou “uma" boneca ou “uma" bicicleta...) e quando perguntamos o que está escrito junto da bola ela diz apenas “bola" (ou “boneca", ou “bicicleta", omitindo o artigo indefinido) [...]." (ABREU, Ana Rosa et al. Alfabetização: livro do professor, p. 25).

Essa distinção sutil é sistemática e caracteriza o que Emilia Ferreiro chamou de:

“[...] Nessa perspectiva, a criança só aprenderia o que fosse demandado por uma necessidade que se expressaria em interesse: tudo o mais seria imposição. E as coisas só teriam o poder de serem interessantes à medida que correspondessem a uma necessidade do indivíduo em um determinado momento [...]." (WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, p.27).

A qual movimento de renovação do ensino a autora se refere?

Observe:

( ) O atendimento educacional especializado tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos estudantes, considerando suas necessidades específicas.

( ) A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades.

( ) As atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum, sendo substitutivas à escolarização.

( ) A educação especial realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular.

Em consonância com a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, indique se as alternativas acima são verdadeiras “V" ou falsas “F":

De acordo com Celso Antunes, assinale a alternativa que apresenta a habilidade que corresponde à inteligência pessoal:

Observe:

“A hipótese com a qual essa menina trabalha é a de que cada letra representa uma emissão sonora, isto é, uma sílaba oral. É o tipo de escrita que Emília Ferreiro chama de _____________________. Cleonilda demonstra um razoável conhecimento do valor sonoro convencional das letras que, no entanto, ela adapta às necessidades de sua hipótese conceitual. A vogal “o", por exemplo, vale “to" em gato, “bor" e “bo" em borboleta, “lo" em cavalo e novamente “bo" em boi." (ABREU, Ana Rosa et al. Alfabetização: livro do professor, p. 15). Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:

“[...] também chamados de enciclopédicos ou de divulgação científica, têm como função principal apresentar ao leitor informações sobre fatos, datas, acontecimentos, novas descobertas, personalidades, generalizações, conclusões, etc. São explicativos e diretivos. São textos que abordam com objetividade e precisão um tema base, através de uma trama predominantemente descritiva. Possuem uma organização das informações em torno de blocos de assunto, geralmente demarcados por subtítulos. São encontrados em jornais, revistas, livros e enciclopédias." (ABREU, Ana Rosa et al. Alfabetização: livro do professor, p. 92).

A definição apresentada acima se refere ao:

Art. 206 - O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

I. Gestão democrática do ensino público, na forma da lei.

II. Piso salarial profissional nacional para os profissionais da educação escolar pública, nos termos da lei federal.

III. Valorização dos profissionais do ensino, garantidos, na forma da lei, planos de carreira para o magistério público, com piso salarial profissional e ingresso eventualmente por concurso público de provas e títulos.

Em conformidade com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1998, está correto o que se afirma em:

De acordo com o livro Educação infantil: discurso, legislação e práticas institucionais, as instituições que atendem as crianças de 0 a 6 anos são denominadas de creches e pré-escolas e diferenciadas exclusivamente pelo critério etário. Dessa forma, assinale a alternativa que indica essa divisão etária de forma correta:

Quais são os focos apresentados no documento Indicadores da Qualidade na Educação Infantil?

No livro Educação infantil: discurso, legislação e práticas institucionais, a autora afirma que há um paradoxo quando se fala e estuda as crianças. Que paradoxo é esse?

Com base no livro Pensamento e Linguagem, de Vygotsky, indique se as alternativas abaixo são verdadeiras “V" ou falsas “F":

( ) O progresso da fala é paralelo ao progresso do pensamento.

( ) As curvas de crescimento do pensamento e da fala cruzam-se muitas vezes.

( ) Nos animais, a fala e o pensamento têm origens diferentes e seguem cursos diferentes no seu desenvolvimento.

( ) Na opinião de Koehler, suas investigações provam que o chimpanzé apresenta os rudimentos de um comportamento intelectual semelhante ao do homem.

Em conformidade com o documento Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças, assinale a alternativa incorreta acerca do direito que a criança tem à proteção, ao afeto e à amizade:

No livro Pensamento e Linguagem, o autor diz que o psicólogo William Stern distingue três raízes da fala, que são:

I. Tendência expressiva.

II. Tendência mecânica.

III. Tendência dinamizada.

É correto o que se afirma em:

Art. 10 - Os Estados incumbir-se-ão de:

I. Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino.

II. Definir, com os Municípios, formas de colaboração na oferta do ensino fundamental, as quais devem assegurar a distribuição proporcional das responsabilidades, de acordo com a população a ser atendida e os recursos financeiros disponíveis em cada uma dessas esferas do Poder Público.

III. Oferecer a educação infantil em creches e préescolas, e, com prioridade, o ensino fundamental, permitida a atuação em outros níveis de ensino somente quando estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua área de competência e com recursos acima dos percentuais mínimos vinculados pela Constituição Federal à manutenção e desenvolvimento do ensino.

Segundo consta na Lei 9.394/96, está correto o que se afirma em:

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