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O conjunto de compromissos e de saberes dos pedagogos materializa‐se em seu plano de formação e na construção de uma rotina a ser vivenciada na escola onde atua. O seu plano de trabalho deve contemplar:

O pedagogo Carlos se respalda nos documentos oficiais do MEC que lhe levam a refletir acerca de que “toda mudança implica na reinvenção de caminhos, na reformulação de conceitos, na releitura do mundo, na reaprendizagem de sentidos e de significados, na consciência da dialética da mudança, ermanência e a desmontagem dessa dicotomia frente ao mundo acadêmico de crenças constituídas”. A afirmativa traz em seu interior a importância:

Os Cursos para o aperfeiçoamento das práticas democráticas devem ser acompanhados e avaliados de modo a contribuir:

O estudo do documento Política Nacional de Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva, esclareceu aos professores quais os estudantes que necessitam dos serviços de Atendimento Educacional Especializado – AEE., os quais devem considerar:

O pedagogo Francisco foi informado pelas equipes da SME e do CRAS sobre a oferta das Oficinas com Famílias em situação de vulnerabilidade social, as quais são realizadas:


A pedagoga Emília reconhece a necessidade de operacionalizar os pressupostos e procedimentos definidos coletivamente no PPP, e assim direciona a sua prática, tendo clareza que os saberes necessários à coordenação pedagógica são organizados em duas categorias das relações interpessoais e das teorias pedagógicas. Nas relações interpessoais deve priorizar:

O pedagogo Pedro, promove reunião com os professores, objetivando a discussão de temas que possibilitem o aperfeiçoamento do ensino aprendizagem. Nesse processo formativo, visa a (re)construção da profissionalidade que diz respeito aos saberes, atitudes, ao agir profissional, características que devem marcar o trabalho docente, em um processo relacional, articulador dos saberes da Pedagogia, da Didática e de outras áreas do conhecimento. Estes devem possibilitar uma formação:

Uma das atribuições postas no Edital do concurso público se refere a necessidade do pedagogo estimular e promover a integração escola-família-comunidade, através de atividade de ordem educativa e cultural, possibilitando o intercâmbio de informações, experiências e serviços entre instituições. Nessa perspectiva torna-se importante:

O planejamento escolar teve como base os resultados ao final de cada bimestre. As formas rever procedimentos foram identificadas pelos docentes que devem priorizar:

O Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência visa:

A pedagoga Margarete atua na organização e execução do Conselho de Classe, compreendendo-o enquanto espaço legitimador de discussão e avaliação do proveitamento dos alunos e da turma como um todo. Neste sentido enquanto um órgão colegiado, presente na organização da escola, tem a função de:

O papel do pedagogo pode ser pensado a partir de três compromissos fundamentais na educação escolar: o compromisso de ser gestor do currículo escolar; o compromisso de ser educador junto aos professores e o compromisso de ser pesquisador como decorrência do seu papel de gestor e de educador. Para cada um destes compromissos, temos saberes associados ações a serem elaborados pelos coordenadores no cotidiano de sua profissão, dentre eles:

A pedagoga Rita orienta os professores, no sentido de operacionalizar a avaliação definida coletivamente no PPP, a qual considera o acolhimento aos conhecimentos prévios dos estudantes. Estes funcionam como ponto de partida para sugerir leituras e complementos que favorecem a organização dos conhecimentos científicos, procurando levar os seus saberes ao patamar científico, estabelecendo mediações com a realidade circundante. Esta abordagem caracteriza a avaliação:

Na formação continuada com os professores o pedagogo Henrique desenvolveu um estudo de caso que possibilitou a compreensão de não mais se identificar a família pela existência do matrimônio, formalidade que deixou de ser seu único traço originário. Deste modo, os professores se respaldaram na Psicologia Social a fim de considerarem que:

O pedagogo Alencar, atendendo as demandas evidenciadas no horário do planejamento, faz uma mediação no sentido dos professores evoluírem na elaboração de registros reflexivos, aperfeiçoando o ensino e a aprendizagem de seus alunos. Há que se considerar que no ensino o registro necessita:

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