Trabalhar com jovens e adolescentes numa perspectiva socioeducativa deve ter como horizonte a liberdade e não a punição, significa oferecer serviços que respondam a necessidades e interesses reais manifestados por eles em discussões coletivas e individuais. Nesse sentido, o trabalho socioeducativo deve:
De acordo com as determinações do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, em seu Art. 42 § 3º que trata da adoção, estabelece que a pessoa que ao adotar uma criança deve ser
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV no Sistema Único de Assistência Social – SUAS, trabalha com a perspectiva da inclusão de crianças, adolescentes e idosos nas seguintes situações.
I. Em situação de isolamento;
II. Fora da escola ou com defasagem escolar superior a 2 anos;
III. Criança e adolescente em situação de abandono;
IV. Egressos de medidas socioeducativas.
A partir das alternativas citadas somente é correto o que se afirma em:
A Lei nº 8.069, de 13 de setembro de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente em seu Capítulo V, que trata do direito a profissionalização e a proteção ao trabalho determina em seu Art. 60:
A Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013, institui o Estatuto da Juventude e, estabelece como princípios das políticas públicas voltadas aos jovens:
I. Promoção da criatividade e da participação no desenvolvimento do país.
II. Reconhecimento do jovem como sujeito de direitos universais, geracionais e singulares.
III. Promoção da autonomia e emancipação dos jovens. IV. Promover o território como espaço de integração.
A partir das alternativas citadas somente é correto o que se afirma em: