Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 28 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q664804

Um movimento ocorre quando existe uma série de contrações musculares, que podem ser quantificadas. A contração pode prolongar-se por um tempo maior ou menor, tendo, assim, uma duração. Contrações realizadas em um mesmo espaço podem ter durações diferentes em função da velocidade de contração e de descontração das fibras musculares, então uma contração realiza-se com velocidade. Se as contrações forem realizadas no mesmo espaço de tempo, elas podem desenvolver diferentes graus de tensão em função da resistência exterior que elas têm de vencer (BARBANTI, 2010). Estes parâmetros da contração muscular relacionam-se entre si e envolvem três tipos de afinidades: força-velocidade, forçaresistência e velocidade-resistência. Sobre isso, analise as seguintes afirmativas: I – A relação força-velocidade diz que a velocidade de contração do músculo é dependente da força do músculo. II – A relação força-resistência diz que quanto menor é a força menor é a resistência III – A relação velocidade-resistência diz que velocidade altas podem ser mantidas por um tempo longo. IV – A relação força-velocidade diz que à medida que o músculo tem de fazer mais força, a velocidade de contração diminui. Das afirmativas:

Carregando...
Q664796

A determinação da aptidão física é fracionada na mensuração de cada um dos componentes relacionados à saúde, separadamente. Cada componente individual da aptidão física relacionada à saúde é comparado a seguir aos dados normativos apropriados para o indivíduo (ACSM, 2006). Sobre os testes que avalia os componentes da aptidão física relacionada a saúde, marque a alternativa ERRADA.

Carregando...
Q664811

Os efeitos fisiológicos do exercício variam de acordo com o momento de sua aparição, e podem ser considerados agudos e crônicos. Para analisar estes efeitos, deve-se considerar a via metabólica utilizada, características da dinâmica e massa muscular envolvida, da intensidade, duração, periodicidade e ritmo (OSELLA, 2005). Sobre isso, analise as seguintes afirmações: I – Exercícios com duração até 10 segundos utilizam a via metabólica anaeróbica láctica. II – Exercícios com duração até os 40 segundos, sem exceder os 2 minutos, a via metabólica é quase exclusivamente anaeróbica alática. III – Exercícios com duração superior a 2 ou 3 minutos utilizam predominantemente a via metabólica aeróbia. IV – Exercícios envolvendo pequenos grupos musculares tendem a ser anaeróbios, enquanto exercícios de grandes grupos musculares, como caminhar ou correr, são predominantemente aeróbios. Das afirmações:

Carregando...
Q664809

A obesidade é uma doença multideterminada, conjugando fatores biológicos, ambientais e comportamentais (NAHAS, 2017). Diversas são as causas diretas ou coadjuvantes, o que reflete em implicações para a saúde, EXCETO:

Carregando...
Q664816

Examinar o gasto energético apenas durante o exercício físico não nos fornece o quadro completo sobre o consumo, isto porque o metabolismo permanece temporariamente elevado após o termino da atividade (MARRA E MARQUES, 2005). Esse fenômeno é denominado de:

Carregando...
Q664795

A osteoporose, denominada com frequência “doença dos ossos quebradiços”, é definida como uma doença esquelética sistêmica caracterizada por baixa massa óssea e deterioração microarquitetônica do tecido ósseo com subsequente aumento na fragilidade dos ossos e suscetibilidade para sofrer fraturas. Exercícios que produzem altas forças compressivas na coluna vertebral e nas extremidades inferiores são contra- indicados para pessoas com osteoporose (ACSM, 2002). Marque a alternativa que corresponde ao exercício que NÃO é contraindicado para as pessoas com osteoporose.

Carregando...
Q664808

As capacidades coordenativas manifestam-se de inúmeras formas, são classificadas em nove e cada uma delas tem determinada importância prática (BARBANTI, 2010). Sobre as características dessas capacidades NÃO é correto afirmar que:

Carregando...
Q664815

Sobre a pressão arterial, a frequência cardíaca e suas relações, analise as afirmativas abaixo: I – A pressão arterial sistólica deve subir durante o exercício aeróbico, seja ele um exercício gradativo ou com carga constante e em estado estável. II – O débito cardíaco é a varável usada na fisiologia do exercício para enunciar a hemodinâmica cardiovascular global e está relacionada com à pressão arterial, apenas com à frequência cardíaca. III – A combinação da pressão arterial e da frequência cardíaca é conhecida como o produto frequência-pressão ou duplo produto. IV – A pressão arterial e a frequência cardíaca combinadas são indicadores importantes para a resistência muscular. Das afirmativas, somente:

Carregando...
Q664810

Os fatores de risco para doença aterosclerótica coronariana segundo o ACSM (2006) são oito, sendo que desse total, existem sete fatores de risco positivo e um fator de risco negativo para a estratificação dos riscos. Sobre isso, marque a alternativa que corresponde ao fator de risco negativo para a doença.

Carregando...
Q664803

A cafeína é um estimulante cujo mecanismo de ação se baseia na excitação do sistema nervoso simpático (ARAÚJO, 2005). Sobre os efeitos fisiológicos da cafeína, analise as afirmações a seguir: I – A cafeína provoca a vasoconstricção dos vasos sanguíneos. II – A cafeína promove um aumento na frequência cardíaca. III – A cafeína diminui a resistência e a capacidade de endurance. IV – A cafeína aumenta a mobilização de ácidos graxos livres. Estão corretas as afirmações:

Carregando...
Q664794

“Qualquer movimento corporal produzido pela musculatura esquelética – portanto voluntário, que resulte num gasto energético acima dos níveis de repouso” (NAHAS, 2017, p. 51). Esta é a definição do conceito de:

Carregando...
Q664799

Um recurso ergogênico é qualquer substância, processo ou procedimento que pode aumentar a performance através de melhora da força, velocidade, tempo de resposta ou resistência do atleta (ARAUJO, 2005). No recurso do tipo farmacológico o exemplo mais comum são os esteroides androgênicos anabolizantes, que são derivados sintéticos do hormônio:

Carregando...
Q664819

Existem muitas definições para o conceito de aptidão física que, para o ACSM (2006), trata-se de um constructo dinâmico de importância para a vida e a saúde cotidianas. Com relação a saúde, cinco são os componentes da aptidão física, a saber: aptidão cardiorrespiratória, composição corporal, flexibilidade, força muscular e resistência muscular. Sobre esses componentes marque a alternativa correta.

Carregando...
Q664802

“Uma das formas de atividade física planejada, estruturada, repetitiva, que objetiva o desenvolvimento (ou manutenção) da aptidão física, de habilidades motoras ou reabilitação orgânicofuncional” (NAHAS, 2017, p. 52). Esta definição é referente ao conceito de:

Carregando...
Q664814

Segundo Nahas (2017), quando se quantifica a atividade física, pode-se fazer referência à intensidade, frequência, duração ou à combinação desses fatores (doses) As evidências atuais indicam que doses moderadas de atividades físicas já são suficientes para promover a saúde e prevenir doenças, ou seja, atividades físicas moderas pode reduzir o risco de doenças coronarianas, o risco de diabetes e de câncer de cólon e mama. É correto afirmar que a atividade física para uma pessoa de aproximadamente 70 kg de peso é considerada moderada quando:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) A
  • 3) B
  • 4) E
  • 5) A
  • 6) C
  • 7) C
  • 8) C
  • 9) B
  • 10) A
  • 11) B
  • 12) C
  • 13) D
  • 14) D
  • 15) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282