Ao intensificar o processo de inclusão e busca da universalização do atendimento, as escolas públicas e privadas deverão contemplar a melhoria das condições de acesso e de permanência dos alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades nas classes:
A pedagoga Fabíola estimula os professores a planejarem e desenvolverem práticas com leitura literária, tendo como base os PCN. Assim, os discentes devem vivenciar situações didáticas que envolvam o exercício de:
A pedagoga Zilma acompanha sistematicamente o planejamento dos professores, tendo como base as definições coletivas do PPP escolar, considerando as diversas áreas do conhecimento. Segundo os PCN essas diversas áreas necessitam evidenciar a dimensão social que a aprendizagem cumpre no percurso de construção da cidadania. Assim a comunidade educativa deve levar em conta:
Após reflexões baseadas nos últimos estudos e pesquisas sobre o uso inadequado do vídeo na sala de aula os professores foram orientados pelo pedagogo para levar em conta que esta produção imagética deve ser utilizada:
O pedagogo Alan considerou uma das propostas discutidas, coletivamente, no planejamento anual onde foi definido que nas situações de aprendizagem é preciso considerar tudo o que o aluno já sabe para oferecer os subsídios para que se apropriem dos conhecimentos e conceitos científicos, de acordo com a Zona de Desenvolvimento Proximal a qual foi defendida por: