Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 40 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A didática é tratada nesta avaliação, como um ramo de estudo da Pedagogia partindo dos vínculos entre finalidades sócio-políticas e pedagógicas e as bases teórico-científicas e técnicas da direção do processo de ensino e aprendizagem. Nesta perspectiva o estudo sistemático da didática como teoria do processo de ensino, deve levar em conta:

Os conteúdos de ensino devem retratar a experiência social da humanidade no que se refere a conhecimentos e modos de ação, transformando-se em:

Com a preocupação de garantir a coerência com a concepção exposta e a efetivação dos objetivos da Educação Física, os Parâmetros Curriculares Nacionais elegeram critérios para a seleção dos conteúdos na área. A esse respeito, relacione a primeira coluna com os critérios de organização dos conteúdos com demandas sociais da segunda coluna. COLUNA I 1 – Relevância social 2 – Características dos alunos 3 – Características da própria área COLUNA II ( ) Recorte dos conhecimentos que vêm sendo produzido sobre a cultura corporal e estão sendo incorporados pela Educação Física. ( ) Seleção de práticas da cultura corporal que têm presença marcante na sociedade brasileira. ( ) Definição dos conteúdos que consideram as diferenças entre regiões, cidades e suas respectivas populações. A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, o conteúdo “esportes” deve ser abordado sob o enfoque da apreciação e da discussão dos aspectos, EXCETO:

São possibilidades de dança e outras atividades rítmicas e/ou expressivas que podem ser abordadas nas aulas de Educação Física, EXCETO:

A abordagem desenvolvimentista tem como objeto de estudo o movimento humano, especificamente a aprendizagem do movimento por meio do ensino das:

Uma visão funcionalista e/ou assistencialista de compreensão de lazer não apresenta como finalidade na sua intervenção:

Habilidade são ações complexas e intencionais envolvendo toda uma cadeia de mecanismos sensório, central e motor que, através do processo de aprendizagem, tornaram-se organizadas e coordenadas de tal forma a alcançarem objetivos predeterminados com máxima certeza, e classificam-se a partir das características da tarefa. Sendo assim, marque a alternativa que corresponde a habilidade classificada de acordo com a precisão do movimento, que tem como particularidade envolver grandes grupos musculares na sua execução.

O saber pertence à classe social que o produz pelo seu trabalho e deve ser por ela reapropriado, recuperando:

O professor Waldir utiliza os jogos pedagógicos conforme definido no PPP escolar, com base nas orientações dos PCN. Assim sendo, ele deve planejar as atividades lúdicas, oferecendo aos estudantes as condições para as aprendizagens significativas, advindas de situações pedagógicas intencionais. É importante ressaltar que essas aprendizagens, de natureza diversa, devem ocorrer:

No Coletivo de Autores (1993) o conteúdo “jogo” é compreendido como:

A concepção da Saúde Renovada tem como finalidade na Educação Física:

A concepção Crítico-superadora estabelece que a função da Educação Física seria:

Sobre as atividades do lazer não é correto afirmar que:

Os modelos tradicionalmente empregados na classificação motora procuram reunir as informações em dois segmentos bem definidos: aquelas pertencentes ao grupo das capacidades motoras condicionantes e as que se identificam com o grupo das capacidades motoras coordenativas. Sobre as características desses dois grupos, assinale as afirmações: I – As capacidades motoras coordenativas apresentam como fator primordial as características da ação muscular, a disponibilidade de energia biológica, e, por conseguinte, as condições orgânicas do jovem. II – As capacidades motoras condicionantes identificam-se com atributos associados à resistência, à força e às suas combinações. III – As capacidades motoras coordenativas se fundamental na elaboração e no processamento de informações e no controle da execução dos movimentos por meio de analisadores táteis, acústicos, estático-dinâmicos e cinestésicos. IV – As capacidades motoras condicionantes, seu ponto central refere-se aos processos de controle motor, responsável pela organização e formação dos movimentos. Estão corretas as afirmações:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282