A escola de Educação Básica é o espaço em que se ressignifica e se recria a cultura herdada, reconstruindo-se as identidades culturais, valorizando as raízes próprias das diferentes regiões do País. Essa concepção de escola exige:
De acordo com a legislação vigente a avaliação da aprendizagem baseia-se na concepção de educação que norteia a relação professor-estudante-conhecimento-vida em movimento, devendo ser:
A questão refere-se ao poema seguinte:
No verso:
(Poesia) não é o que o autor nomeia O vocábulo sublinhado tem a função sintática de:
Assinale a alternativa que apresenta apenas vocábulos formados por derivação parassintética.
De acordo com as orientações do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, o profissional que atua na educação deve manter-se atualizado quanto:
Considerando que o saber pedagógico é mais do que ensinar, é humanizar, é conscientizar as pessoas de que somos seres sociais, que vivemos em coletivo, embora “sozinhos”, precisamos saber que é possível contribuir com:
O CREAS deve possuir uma identidade visual para que a população e a rede identifiquem a Unidade e possam acessá- la. Assim, independentemente das fontes financiadoras, devese adotar:
As verificações e qualificações da aprendizagem escolar que permitem ao/a professor/a identificar como os alunos estão se apropriando dos conhecimentos, desenvolvendo as habilidades e criando os meios para que todos tenham sucesso escolar, caracteriza a avaliação:
A escola de qualidade social adota como centralidade o estudante e a aprendizagem, o que pressupõe atendimento a alguns requisitos, dentre eles:
- O regimento escolar, quando discutido e aprovado pela comunidade escolar, conhecido por todos, constitui-se em um dos instrumentos de:
A questão refere-se ao poema seguinte:
Das afirmações seguintes: I. Em síntese, o eu lírico nega na definição de poesia que ela seja aquilo que o poeta pensa ou o que ele pretende comunicar. II. Segundo o eu lírico, poesia é o que nasce efetivamente do contato entre o poema e o leitor. III. O poema é construído por meio de paralelismo sintáticos e semânticos.
Observe o quadrinho a seguir:
A oração “enquanto eu vou ao Banco" classifica-se no contexto como:
No intuito de estimular e motivar a frequência nos grupos as atividades desenvolvidas o(a) pedagogo(a) oportuniza atividades e dinâmicas interativas, na tentativa de promover a sociabilidade entre os integrantes dos grupos, assim como deve fazê-los refletir sobre sua condição social de ser cidadão. Essa dimensão, de resgatar o homem na sua condição de exercício do humano, se fará tanto mais quanto mais educativa a sociedade se fizer. Nesta perspectiva as ações socioeducativas se farão educativas quando:
A infraestrutura física do CREAS deve assegurar as condições para acessibilidade a pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, como:
Marileide assumiu a função de pedagoga no CRAS, onde são desenvolvidas atividades coletivas, as quais tem como base o Projeto de Trabalho construído pela comunidade educativa. A sua adesão e colaboração no processo formativo dos profissionais, o que implica um engajamento na tendência pedagógica crítica que norteia a referida proposta de trabalho. Isto requer a clareza: