Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 14 de 14 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 14
Questões por página:
Q580454

Arquivo é a designação de um conjunto de documentos acumulados e conservados por pessoas ou instituições para fins de prova ou informação. (MEDEIROS, João Bosco & HERNANDES, Sonia. Manual da Secretária. Técnicas de Trabalho. Editora Atlas. São Paulo.)
Para organizar um arquivo priorizando “nomes” deve-se seguir:

Carregando...
Q580466

O CAPÍTULO V - DO PROCESSO E PROCEDIMENTOS-Seção I – Do Auto de Infração, institui no Art. 12
Art. 12 - Constatada a conduta infratora, será lavrado Auto de Infração, que deverá conter os seguintes elementos, sob pena de nulidade:
I. Nome ou razão social do infrator, bem como sua qualificação;
II. Data, hora e local da constatação da infração; III. Descrição completa da infração;
IV. Dispositivo legal ou normativo infringido;
V. Penalidade decorrente da infração constatada;
VI. Prazo para defesa do infrator, o local de sua apresentação e a quem deve ser dirigida;
VII. Advertência de que, em não sendo apresentada defesa no prazo cabível, será aplicada de plano a penalidade pertinente, sendo, inclusive, executada a cobrança da penalidade de multa, quando for o caso, através de boleto bancário a ser enviado ao infrator, em parcela única, com vencimento de até 15 (quinze) dias.
Estão corretos.

Carregando...
Q580459

Toda empresa deve fazer cotação de preços antes de efetuar suas compras. O controle sobre os preços de produtos comprados é essencial, já que o lucro da empresa é altamente influenciado pelos mesmos. Portanto, é essencial que as compras mais representativas em termos de volume de dinheiro sejam adequadamente controladas. (...) Dentre os vários objetivos de um departamento de compras de uma empresa, destacamos:
I. Comprar materiais e insumos a menores preços obedecendo aos padrões de qualidade definidos.
II. Procurar, sempre dentro de uma negociação justa e honesta, as melhores condições para a empresa, principalmente em condições de pagamento.
III. Facilitar os meros interesses e conveniências da pessoa ou pessoas que representam a empresa.
Marque o(s) objetivo(s) que melhor expressa(m) os interesses da empresa.

Carregando...
Q580461

Em documentos oficiais, como as redações oficiais, a “Precisão Vocabular” (emprego da palavra exata para expressar uma ideia) é muito importante para facilitar a compreensão do leitor.
(BELTRÃO, Odacir, BELTRÃO, Mariúsa. Correspondência: linguagem & comunicação, 20ª ed. Editora Atlas. 1998 . São Paulo.) Com base no enunciado, marque o que não caracteriza “precisão”, portanto, não se recomenda em redações oficiais.

Carregando...
Q580458

“Contrato administrativo exige licitação prévia, só dispensada, dispensável ou inexigível nos casos expressamente previstos em lei...” (MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. Malheiros Editores. 32ªed. São Paulo.)
Sobre “licitação e contrato”, analise as proposições com V(Verdadeiro) ou F(Falso). Em seguida, marque a sequência correta.
( ) Todo contrato envolve duas partes: contratante e contratado.
( ) A principal característica do contrato é a assinatura da parte contratada.
( ) Licitação é o antecedente necessário do contato administrativo; enquanto contrato é o consequente lógico da licitação.
( ) Para ganhar uma licitação basta a parte interessada marcar presença no pregão.

Carregando...
Q580465

De acordo com o Parágrafo Único do Art. 5º do CAPÍTULO III, é correto afirmar. desta Resolução, é permitida a cominação de penalidades cumulativas, na forma dos respectivos dispositivos infringidos. cumulativas, na forma dos respectivos dispositivos infringidos. respectivos dispositivos infringidos.

Carregando...
Q580460

Este documento é o registro escrito do que se passa em uma reunião, assembleia ou convenção. O objetivo principal deste documento é expressar as ocorrências de uma reunião de forma clara e precisa.
Os elementos básicos são: dia, mês, ano e hora da reunião; local da reunião; relação e identificação das pessoas presentes; ordem do dia ou pauta; identificação do presidente e do secretário; fecho.
(GOLD, Miriam. Redação Empresarial. Editora Pearson. 4ªed. São Paulo.)
Os dados enunciados caracterizam:

Carregando...
Q580453

A comunicação é vital para os seres humanos, devendo-se manter ativa em todas as formas de organização social, o que favorece bastante a dinâmica da vida.
(MEDEIROS, João Bosco & HERNANDES, Sonia. Manual da Secretária.
Técnicas de Trabalho. Editora Atlas. São Paulo.)
Marque o que estabelece barreira durante um ato comunicativo.

Carregando...
Q580452

As “relações interpessoais” podem ser entendidas como “relações humanas”, ocorrendo todas as vezes em que as pessoas se comunicam, quer seja com parentes, amigos, vizinhos ou no ambiente de trabalho.
(CARVALHO, I. M. Introdução à Psicologia das Relações Humanas. Fundação Getúlio Vargas, 1969 5ª Ed. Rio de Janeiro.)
Marque a frase que revela um hábito de educação bem tradicional nas “relações interpessoais”, no primeiro ato de comunicação matinal na empresa.

Carregando...
Q580457

Para organizar um arquivo, é necessário conhecer a nomenclatura dos elementos que fazem parte dele. (MEDEIROS, João Bosco & HERNANDES, Sonia. Manual da Secretária. Técnicas de Trabalho. Editora Atlas. São Paulo.) Analise as expressões seguintes:
I. Acervo é o conjunto de documento de um arquivo.
II. Acesso é a possibilidade de consulta aos documentos de um arquivo.
III. Arquivista é o profissional de arquivo. Deve ter curso superior.
IV. Arquivologia é a ciência que trata dos arquivos públicos e suas especificações.
Marque SOMENTE a informações corretas.

Carregando...
Q580464

Em conformidade com o Art. 5º do CAPÍTULO III, marque a alternativa correta sobre as penalidades aplicáveis às infrações previstas na referida Resolução, na sequência correta dos respectivos dispositivos infringidos.

Carregando...
Q580456

Antes de se guardar os documentos nas pastas, dossiês e móveis correspondentes, os funcionários de arquivo deverão obedecer a uma sequência de etapas, estando entre elas temos inspeção, que consiste na verificação de cada documento quanto ao seu destino, porque vários motivos fazem-no chegar ao arquivo.
Com base no enunciado, marque os elementos que correspondem à inspeção.

Carregando...
Q580455

È muito importante organizar o arquivamento de documentos para facilitar o acesso do usuário. Assim, com um sistema de arquivamento já definido, a empresa ou órgão público deverá decidir sobre o método de arquivamento a ser usado: alfabético; numérico; alfanumérico.
(MEDEIROS, João Bosco & HERNANDES, Sonia. Manual da Secretária.
Técnicas de Trabalho. Editora Atlas. São Paulo.)
Marque o dado que não faz parte do método alfabético.

Carregando...
Q580462

A LEI Nº 6.839, de 30 de outubro 1980, dispõe sobre o registro de empresas nas entidades fiscalizadoras do exercício de profissões.
Marque a alternativa que registra a redação correta do art. 1º da citada Lei. delas encarregados, não serão obrigatórios nas entidades competentes para a fiscalização do exercício das diversas profissões, em razão da atividade básica ou em relação àquela pela qual prestem serviços a terceiros. a fiscalização do exercício das diversas profissões, em razão do não exercício da atividade básica ou em relação àquela pela qual prestem serviços a terceiros.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) D
  • 3) C
  • 4) D
  • 5) C
  • 6) B
  • 7) D
  • 8) D
  • 9) B
  • 10) A
  • 11) A
  • 12) E
  • 13) C
  • 14) B
  •  
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282