Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 40 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d

A Lei nº 9.394/1996 estabelece que a educação superior será ministrada em instituições de ensino superior, públicas ou privadas, com variados graus de abrangência ou especialização. Sobre as atribuições das universidades, no exercício de sua autonomia, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Criar, organizar e extinguir, em sua sede, cursos e programas de educação superior previstos em lei, obedecendo às normas gerais da União e, quando for o caso, do respectivo sistema de ensino.

( ) Fixar os currículos dos seus cursos e programas, observadas as diretrizes gerais pertinentes.

( ) Fixar o número de vagas para ingressos em seus cursos de acordo com as exigências dos Conselhos Municipais de Educação e diretor de ensino da instituição.

( ) Estabelecer planos, programas e projetos de pesquisa científica, produção artística e atividades de extensão.

Assinale a sequência correta.

Sobre o conjunto de etapas que corresponde ao processo de treinamento, analise as afirmativas.


I. Na etapa de levantamento das necessidades de treinamento num cenário reativo, diante de situações desfavoráveis, busca-se solução imediata focando em sanar o problema diagnosticado.
II. A etapa de programação de treinamento consiste em analisar e coordenar as ações consideradas prioritárias e necessárias para serem implementadas em módulos de aprendizagem, conforme previamente planejado.
III. Na etapa de implementação e execução de um treinamento, o preparo técnico de quem o conduzirá é indiferente na relação da qualidade de aplicação do programa.
IV. Quanto à eficácia de um treinamento aferida na etapa de avaliação dos resultados, a reação corresponde a um tipo de avaliação que procura medir, principalmente, se os participantes do programa de treinamento mudaram seu comportamento.


Estão corretas as afirmativas

Em relação às formas verbais empregadas no texto, assinale a afirmativa correta.

A figura abaixo apresenta uma planilha do LibreOffice Calc (idioma português) com algumas células preenchidas e a célula B1 selecionada

De acordo com a figura, analise as afirmativas.


I. No intervalo de células B3:E6, foi aplicado o formato de número Moeda.
II. As células B1, C1 e D1 foram mescladas.
III. O valor exibido na célula C6 pode ser obtido pela fórmula =SOMA(C3:C5) ou também pela fórmula =SOMA(C3;C4;C5)
IV. Na célula E5, o valor exibido pode ser resultado da fórmula =B5+C5+D5/3

Estão corretas as afirmativas

Em consonância com os preceitos constitucionais aplicáveis às universidades, assinale a assertiva correta.

Segundo o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto n.º 1.171/1994), é dever fundamental do servidor público, em relação ao contato com o público:

De acordo com a Lei nº 10.861/2004, NÃO é atribuição da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES):

Brito, Castro e Varela (2015), ao teorizarem sobre o Planejamento Estratégico como ferramenta para a gestão escolar, afirmam que, em tempo de desafios no cenário mundial para as organizações, as mudanças acontecem em meio à sociedade da informação, do conhecimento e da aplicação tecnológica. Trata-se de um ambiente de contínuas transformações nas relações sociais e econômicas. Essa compreensão elevou a importância da dimensão “estratégia”, evidenciada no meio das organizações pelo Planejamento Estratégico. Sobre a ideia de Planejamento Estratégico, numa perspectiva participativa, é correto afirmar:

A avaliação pode ser caracterizada como uma forma de ajuizamento da qualidade do objeto a ser avaliado, fator que implica uma tomada de posição a respeito do mesmo, para aceitá-lo ou transformá-lo. Sobre a avaliação, é correto afirmar:

A comunicação é um processo social e no ambiente organizacional pode influenciar no alcance dos objetivos. Sobre fluxo de comunicação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) No fluxo de comunicação descendente, são encaminhados normas, procedimentos, métodos e processos.

( ) No fluxo de comunicação ascendente, as pessoas interagem moderadamente e sem distinção de níveis hierárquicos, e o objetivo da mensagem enviada é fornecer a sinergia do grupo.

( ) A comunicação horizontal caracterizada pela formalidade proporciona a socialização de informações e coordenação de atividades interdependentes.

( ) No fluxo de comunicação transversal, a equidade entre os níveis hierárquicos caracteriza a gestão centralizada, bem como a ausência de interação entre os pares.

Assinale a sequência correta.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282