A Lei nº 9.394/1996 estabelece que a educação superior será ministrada em instituições de ensino superior, públicas ou privadas, com variados graus de abrangência ou especialização. Sobre as atribuições das universidades, no exercício de sua autonomia, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Criar, organizar e extinguir, em sua sede, cursos e programas de educação superior previstos em lei, obedecendo às normas gerais da União e, quando for o caso, do respectivo sistema de ensino.
( ) Fixar os currículos dos seus cursos e programas, observadas as diretrizes gerais pertinentes.
( ) Fixar o número de vagas para ingressos em seus cursos de acordo com as exigências dos Conselhos Municipais de Educação e diretor de ensino da instituição.
( ) Estabelecer planos, programas e projetos de pesquisa científica, produção artística e atividades de extensão.
Assinale a sequência correta.
Sobre o conjunto de etapas que corresponde ao processo de treinamento, analise as afirmativas.
I. Na etapa de levantamento das necessidades de treinamento num cenário reativo, diante de situações desfavoráveis, busca-se solução imediata focando em sanar o problema diagnosticado.
II. A etapa de programação de treinamento consiste em analisar e coordenar as ações consideradas prioritárias e necessárias para serem implementadas em módulos de aprendizagem, conforme previamente planejado.
III. Na etapa de implementação e execução de um treinamento, o preparo técnico de quem o conduzirá é indiferente na relação da qualidade de aplicação do programa.
IV. Quanto à eficácia de um treinamento aferida na etapa de avaliação dos resultados, a reação corresponde a um tipo de avaliação que procura medir, principalmente, se os participantes do programa de treinamento mudaram seu comportamento.
Estão corretas as afirmativas
Em relação às formas verbais empregadas no texto, assinale a afirmativa correta.
A figura abaixo apresenta uma planilha do LibreOffice Calc (idioma português) com algumas células preenchidas e a célula B1 selecionada

De acordo com a figura, analise as afirmativas.
I. No intervalo de células B3:E6, foi aplicado o formato de número Moeda.
II. As células B1, C1 e D1 foram mescladas.
III. O valor exibido na célula C6 pode ser obtido pela fórmula =SOMA(C3:C5) ou também pela fórmula =SOMA(C3;C4;C5)
IV. Na célula E5, o valor exibido pode ser resultado da fórmula =B5+C5+D5/3
Estão corretas as afirmativas
Em consonância com os preceitos constitucionais aplicáveis às universidades, assinale a assertiva correta.
Segundo o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto n.º 1.171/1994), é dever fundamental do servidor público, em relação ao contato com o público:
De acordo com a Lei nº 10.861/2004, NÃO é atribuição da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES):
Brito, Castro e Varela (2015), ao teorizarem sobre o Planejamento Estratégico como ferramenta para a gestão escolar, afirmam que, em tempo de desafios no cenário mundial para as organizações, as mudanças acontecem em meio à sociedade da informação, do conhecimento e da aplicação tecnológica. Trata-se de um ambiente de contínuas transformações nas relações sociais e econômicas. Essa compreensão elevou a importância da dimensão “estratégia”, evidenciada no meio das organizações pelo Planejamento Estratégico. Sobre a ideia de Planejamento Estratégico, numa perspectiva participativa, é correto afirmar:
A avaliação pode ser caracterizada como uma forma de ajuizamento da qualidade do objeto a ser avaliado, fator que implica uma tomada de posição a respeito do mesmo, para aceitá-lo ou transformá-lo. Sobre a avaliação, é correto afirmar:
A comunicação é um processo social e no ambiente organizacional pode influenciar no alcance dos objetivos. Sobre fluxo de comunicação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) No fluxo de comunicação descendente, são encaminhados normas, procedimentos, métodos e processos.
( ) No fluxo de comunicação ascendente, as pessoas interagem moderadamente e sem distinção de níveis hierárquicos, e o objetivo da mensagem enviada é fornecer a sinergia do grupo.
( ) A comunicação horizontal caracterizada pela formalidade proporciona a socialização de informações e coordenação de atividades interdependentes.
( ) No fluxo de comunicação transversal, a equidade entre os níveis hierárquicos caracteriza a gestão centralizada, bem como a ausência de interação entre os pares.
Assinale a sequência correta.