Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Em abordagem sobre a renovação dos procedimentos metodológicos no ensino de História, Circe Bittencourt (2004, p. 235- 236) apresenta o excerto, reproduzido a seguir, resultado de uma pesquisa de historiadores franceses com alunos de uma escola nos arredores de Paris. “Marc: A empresa para mim é uma maneira de produzir bens de consumo em série. David: Para mim é um meio de dar trabalho a muitas pessoas de uma vez. Michel; A empresa está cheia de sindicatos. David: Para mim a fábrica é o trabalho em série. Todas as más condições de trabalho. A empresa representa a fábrica, o trabalho em série e tudo o mais. Para produzir mais rápido, empregam todos os meios. A maioria das empresas é de fábricas onde as condições de trabalho são desumanas. É duro. Marc: É um meio de o Estado ganhar dinheiro." Para Bittencourt (2004), esse extrato da discussão dos alunos revela que eles estão longe de ser ignorantes sobre o objeto proposto como estudo, já que em suas falas destacam vários aspectos da empresa: sua dimensão econômica (produção de bens, aspectos financeiros, salários, lucros, impostos), sua dimensão humana e relações de trabalho (agentes de produção, condições de trabalho, organizações sindicais etc.). Que alternativa indica corretamente a designação utilizada pelos pesquisadores do ensino de História para se referir a esses elementos do conhecimento prévio dos alunos?

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282