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No final do século XIX, José Veríssimo apontava para a necessidade de se ensinar a história da pátria em todos os momentos e espaços utitizando-se de outros signos, além dos conteúdos escolares: "Porque não é somente nas escolas ou pelo estudo dos Autores e documentos que se pode estudar a história pátria. O mínimo ao menos do conhecimento do passado nacional indispensável ao desenvolvimento de um país livre e civilizado, e, por acaso, o que mais importa saber para despertar nele os fecundos estímulos do sentimento pátrio, há outros meios que o ensinem. Os monumentos, os museus, as coleções arqueológicas e históricas, essas construções que os nossos antepassados com tanta propriedade chamaram meméórias, são outras tantas maneiras de recordação do passado, de ensino histórico, portanto, e, em última análise, nacional". (VERÍSSIMO, 1985, p. 101). A partir do excerto citado e, considerando os estudos acerca da construção da memória histórica produzida junto às instituições escolares e/ou a elas direcionadas no contexto dos primeiros anos da República, assinale a alternativa incorreta:

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