Acerca das competências e das habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) para a disciplina de história, julgue o item seguinte.
Na perspectiva dos PCNEM, o ensino de história deve ampliar a noção de tempo histórico.
Os estudos africanos, área de crescente interesse entre os historiadores brasileiros, têm revelado a existência de um grande número de sociedades e culturas na África que poderiam ser estudadas nas escolas. Além disso, há algumas décadas, pesquisadores africanos produzem qualificadas investigações que possibilitam o reconhecimento de importantes contribuições do passado africano para o patrimônio histórico da humanidade. Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue os itens a seguir, a respeito do processo de humanização e das dinâmicas na formação das sociedades africanas.
Pesquisadores especializados no passado da África destacam o protagonismo africano na construção do Egito Antigo e defendem a tese que considera a África um espaço civilizatório.
Tendo como base as informações do texto precedente a respeito da história das sociedades e reinos africanos na região sudanesa, julgue o item subsequente.
Uma das cidades mais conhecidas da marcante vida urbana dos Estados sudaneses foi Tombuctu, que chegou a ter milhares de habitantes, grandes mesquitas, bibliotecas, escolas e universidades islâmicas.
Considerando o texto apresentado como referência inicial e os aspectos inerentes à história dos reinos africanos da região do Golfo da Guiné, julgue o item seguinte.
A arte da civilização Ifé-Benin destacou-se pela criação de estátuas de madeira, que tinham um uso marcadamente político na homenagem e no culto aos reis e mandatários locais.
A respeito da história do período colonial e do período imperial do Brasil, julgue o item a seguir.
A concessão de alforria aos descendentes de africanos escravizados enfraqueceu as rebeliões escravas ao tornar-se mecanismo de distinção entre negros escravizados e negros e mulatos livres.
No que se refere à história republicana brasileira, julgue o próximo item, a respeito da Primeira República e da denominada Revolução de 1930.
O governo de Floriano Peixoto conteve a Revolta da Armada por meio do apoio de navios de guerra estrangeiros atracados na Guanabara e das elites cafeeiras paulistas, para as quais a revolta punha em risco um futuro governo civil da República.
Tendo os trechos dos documentos históricos precedentes como referência inicial, julgue o seguinte item, acerca do período democrático (1946 – 1964) instituído ao fim do Estado Novo, do regime militar, e do processo de redemocratização do Brasil.
A política econômica instituída pelo regime militar manteve o Estado como condutor do desenvolvimento econômico, reduzindo a concentração de renda e as desigualdades sociais.
Acerca dos processos de colonização e ocupação da região onde se localiza o estado de Alagoas, julgue o item seguinte.
A conquista do interior do estado de Alagoas consolidou-se a partir da guerra contra Palmares, na medida em que as terras tomadas foram distribuídas entre soldados, com destaque para a sesmaria recebida por Domingos Jorge Velho.
No que se refere à história de Alagoas no contexto do processo de independência do Brasil, julgue o item seguinte.
No processo de independência do Brasil, violentos conflitos ocorreram nas regiões Norte e Sul do país, inclusive em Alagoas, que, ainda em 1822, foi palco da guerra de independência quando as tropas de Labatut, com destino a Salvador, desembarcaram em Maceió e estacionaram em Penedo.
No que se refere à história política, econômica e social de Alagoas no período imperial, julgue o item a seguir.
Devido à pequena densidade demográfica e às fugas de potenciais combatentes, Alagoas teve grande dificuldade para recrutar soldados para lutarem na guerra do Paraguai: ao longo de todo o conflito, o contingente alagoano na guerra não chegou a mil soldados.
Julgue o item a seguir, acerca da história republicana de Alagoas.
Nos primeiros anos do governo de Getúlio Vargas, formou-se em Alagoas uma ampla e bem sucedida coalisão política, denominada Política do São Patriotismo, liderada por Góes Monteiro (Ministro da Guerra) e Osman Loureiro (interventor).
No que se refere à memória e à oralidade, julgue o item que se segue, relativo ao ensino de história.
A memória é uma representação do passado e, como tal, pode servir de fonte histórica.
A respeito das transformações da sociedade europeia entre os séculos XV e XVIII, julgue o próximo item.
O antropocentrismo é um dos elementos caracterizadores do Renascimento.
As sociedades africanas passaram por profundas transformações entre os séculos XIX e XX, sobretudo em consequência de dois fenômenos: o colonialismo e a descolonização. A respeito das rupturas e das transformações ocorridas nas sociedades africanas nesse período, julgue o seguinte item.
A descolonização foi um fenômeno iniciado após a Segunda Guerra Mundial e que se irradiou da Ásia para a África.
Os estudos africanos, área de crescente interesse entre os historiadores brasileiros, têm revelado a existência de um grande número de sociedades e culturas na África que poderiam ser estudadas nas escolas. Além disso, há algumas décadas, pesquisadores africanos produzem qualificadas investigações que possibilitam o reconhecimento de importantes contribuições do passado africano para o patrimônio histórico da humanidade. Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue os itens a seguir, a respeito do processo de humanização e das dinâmicas na formação das sociedades africanas.
Os avanços nas investigações da história e da paleontologia concluíram que o homem anatomicamente moderno (Homo sapiens) surgiu na Europa, invalidando a tese de que a África seria o berço da humanidade atual.