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Julgue o próximo item, com relação ao fragmento de texto apresentado, ao contexto histórico-literário em que foi produzido e à produção literária machadiana.

A obra da qual esse fragmento de texto foi extraído pertence à segunda fase da produção machadiana e inaugura a estética realista no Brasil.

Julgue o próximo item, com relação ao fragmento de texto apresentado, ao contexto histórico-literário em que foi produzido e à produção literária machadiana.

Depreende-se do último parágrafo do texto que Brás Cubas foi criado em contexto familiar que reprovava comportamentos prepotentes.

Considerando as ideias do texto precedente e a relação que ele estabelece com aspectos da historiografia literária brasileira, julgue o item subsequente.

Além de José Lins do Rego e Graciliano Ramos, mencionados no texto, Rachel de Queiroz também compôs a chamada geração de 1930, a qual guarda estreita relação com o regionalismo romântico do século XIX.

Acerca do poema precedente e de aspectos da literatura brasileira a ele relacionados, julgue o item subsecutivo.

O poema demonstra, no plano da linguagem, a postura nacionalista do movimento modernista brasileiro, que valorizou o emprego, nos textos literários, de formas linguísticas típicas da modalidade falada do português brasileiro.

Considerando as ideias e os aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item a seguir.

O emprego das aspas em “dia D" (R.1) justifica-se porque a expressão, originada do campo lexical militar, está empregada no texto em sentido mais amplo, significando uma data especial e muito aguardada.

No que se refere ao texto precedente, julgue o item que se segue.

A ideia principal do texto é a relação entre sofrimento e felicidade: as botas apertadas representam a dor, o sofrimento; descalçá-las representa o prazer, a “felicidade terrestre" (R.12).

No que se refere ao texto precedente e às ideias nele veiculadas, julgue o item subsequente.

O texto é um artigo de opinião no qual o autor discute o baixo envolvimento do brasileiro com a leitura em oposição ao que ocorre na França e na Finlândia.

Com relação às ideias do texto 11A3AAA, julgue o item que se segue.

Seu Borjalino foi penalizado com tantas advertências por seu diretor na Prefeitura de Macajuba, com relação à pontuação, que acabou perdendo o emprego.

Com relação às ideias do texto 11A3AAA, julgue o item que se segue.

Da fala do encarregado das Rendas de São Miguel do Cupim conclui-se que, na época de Seu Borjalino, os contribuintes podiam dirigir-se diretamente aos governadores de estado para apresentar reclamações relacionadas ao fisco.

Com relação aos aspectos linguísticos do texto 11A3AAA, julgue o item seguinte.

Na linha 27, o pronome possessivo “sua" refere-se à expressão “o contribuinte".

Com relação às ideias e à textualidade do texto 11A3CCC, julgue o seguinte item.

Infere-se do texto que seu autor preferiria ter sido professor de Literatura Brasileira a professor de Língua Portuguesa.

Com relação aos textos 11A3BBB e 11A3CCC, julgue o próximo item.

Considerando-se os gêneros dos textos e as variedades da língua portuguesa, estaria adequado o emprego da próclise em “Parece-me" (R.25 do texto 11A3CCC), assim como está adequado seu emprego em “Me lembre" (R.9 do texto 11A3BBB).

Considerando o fragmento de texto precedente e as competências e habilidades propostas pelos PCNEM, julgue o seguinte item.

O texto apresentado poderia ser usado pelo professor de língua portuguesa para desenvolver a habilidade de articular as redes de diferenças e semelhanças entre língua oral e escrita e seus códigos sociais de acordo com os variados contextos linguísticos.

Considerando o poema apresentado, julgue o item a seguir, a respeito do Romantismo brasileiro.

O Romantismo no Brasil apresentou postura de combate a conjunturas adversas, como na luta em favor do abolicionismo, representada tanto no poema de Castro Alves como no romance Inocência, de Visconde de Taunay.

Julgue o próximo item, com relação ao fragmento de texto apresentado, ao contexto histórico-literário em que foi produzido e à produção literária machadiana.

O fragmento apresentado é predominantemente descritivo, dada a preocupação do narrador em detalhar suas próprias características.

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