Considerando as ideias do texto precedente e a relação que ele estabelece com aspectos da historiografia literária brasileira, julgue o item subsequente.
Dada a preocupação com os problemas regionais, o autor do texto considera Graciliano Ramos e Euclides da Cunha escritores do Naturalismo, estética literária cujo expoente maior no Brasil foi Aluísio Azevedo.
Acerca do poema precedente e de aspectos da literatura brasileira a ele relacionados, julgue o item subsecutivo.
O poema estabelece explícita intertextualidade com a obra I-Juca Pirama, de Gonçalves Dias, poeta do Romantismo brasileiro.
Julgue o item seguinte, a respeito do texto precedente.
Infere-se do terceiro verso do poema que o eu lírico considera-se um homem incompleto.
Considerando as ideias e os aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item a seguir.
Na expressão “dose padrão" (R.16), o vocábulo “padrão" foi empregado como sinônimo de análogo.
No que se refere ao texto precedente e às ideias nele veiculadas, julgue o item subsequente.
Conforme as pesquisas citadas no texto, o brasileiro não sabe ler.
Com base no texto precedente, julgue o seguinte item.
Para o autor do texto, o ser humano, apesar da condição de “caniço", é superior ao universo, porque detém a faculdade do pensamento.
Com relação aos aspectos linguísticos do texto 11A3AAA, julgue o item seguinte.
Na linha 9, a conjunção “Como" introduz uma comparação.
Com relação aos textos 11A3AAA e 11A3BBB, julgue o item a seguir.
As expressões “O senhor governador" (R.32 do texto 11A3AAA) e “e meus desejos nem se fala!" (R. 7 e 8 do texto 11A3BBB) são consideradas coloquiais, porém adequadas ao gênero dos textos em que aparecem, uma vez que ambos configuram um discurso ficcional.
Com relação às ideias e à textualidade do texto 11A3CCC, julgue o seguinte item.
No texto, predomina a concepção de que o uso da língua corresponde a um conjunto de práticas sociais que determinam os diferentes modos e formatos da comunicação linguística.
No que diz respeito às construções linguísticas do texto 11A3CCC, julgue o item subsequente.
Na linha 42, a expressão “mais ainda" enfatiza o conteúdo da forma verbal que a antecede: “acredita".
Considerando o fragmento de texto precedente e as competências e habilidades propostas pelos PCNEM, julgue o seguinte item.
O professor deve adotar, em sala de aula, uma postura semelhante à do personagem que afirma: “O correto é 'disseram-me'. Não 'me disseram'.".
Considerando o poema apresentado, julgue o item a seguir, a respeito do Romantismo brasileiro.
A repulsa à escravidão e às condições degradantes impostas aos escravos é explicitada no poema por metáforas como as expressas em “alcouce cruel" (v.4) e “imundo bordel" (v.8).
Considerando o poema apresentado, julgue o item a seguir, a respeito do Romantismo brasileiro.
Diferentemente da segunda geração romântica, marcada pelo sentimentalismo exacerbado, a poesia de Castro Alves afirma-se como instrumento de luta e de reformas sociais.
Julgue o próximo item, com relação ao fragmento de texto apresentado, ao contexto histórico-literário em que foi produzido e à produção literária machadiana.
No fragmento apresentado, assim como em toda a obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, predomina a linguagem denotativa, em consonância com os princípios de racionalismo e objetividade característicos do Realismo.
Acerca do poema precedente e de aspectos da literatura brasileira a ele relacionados, julgue o item subsecutivo.
No poema, a pluralidade de vozes recria, de maneira irônica e irreverente, a chegada do colonizador europeu ao Brasil.