Julgue o item seguinte, a respeito do texto precedente.
Do quinto ao nono verso do poema, a repetição do pronome relativo tem o efeito de reforçar a ideia expressa pelo eu lírico: ele não é afeito a novidades.
A respeito do trecho do conto apresentado, julgue o próximo item.
Na linha 4, o verbo advertir foi empregado como sinônimo de concluir.
Com base no texto precedente, julgue o seguinte item.
No primeiro parágrafo do texto, o verbo “conceber" (R.1) veicula o mesmo sentido de gerar.
Com relação aos aspectos linguísticos do texto 11A3AAA, julgue o item seguinte.
O emprego da expressão “outros ofícios" (R.8) indica que, além de ser amanuense, Seu Borjalino exerceu outras atividades na Prefeitura de Macajuba.
Com relação aos aspectos linguísticos do texto 11A3BBB, julgue o seguinte item.
A omissão do trecho “que ela melhorou" (R. 6 e 7) não comprometeria a coerência e coesão do texto.
Com relação às ideias e à textualidade do texto 11A3CCC, julgue o seguinte item.
Com relação aos fatores de coerência textual, o segundo parágrafo do texto caracteriza-se pela intertextualidade.
No que diz respeito às construções linguísticas do texto 11A3CCC, julgue o item subsequente.
Sem prejuízo para a correção gramatical e para o sentido do texto, o trecho “Mesmo atualmente, quando os estudos linguísticos se acostumaram a observar, descrever e explicar os recursos da língua e seus usos nas variedades orais e escritas não literárias" (R. 31 a 34) poderia ser reescrito da seguinte forma: Ainda nos dias de hoje em que a linguística acostumou a fazer a observação, a descrição e a explicação dos recursos da língua usados em variedades orais e escritas não literárias.
Considerando o texto precedente e as competências e habilidades a serem desenvolvidas em língua portuguesa conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), julgue o item a seguir.
Por estarem em desacordo com a norma-padrão, não devem ser aceitas, no âmbito da sala de aula, sentenças como Te darei uma resposta.
No que se refere a competências e habilidades a serem desenvolvidas em língua portuguesa conforme os PCNEM, julgue o próximo item.
Para que os estudantes possam exercer plenamente sua expressividade, além de reconhecer pontos de vista diferentes, o professor, tendo como meta a organização de textos, deve deixá-los falar/escrever de várias formas.
Considerando o poema apresentado, julgue o item a seguir, a respeito do Romantismo brasileiro.
Esse poema de Castro Alves é representativo da poesia da primeira geração romântica, cujo projeto era fundado na perspectiva nacionalista e buscava libertar a literatura brasileira das influências literárias portuguesas.
Considerando o poema apresentado, julgue o item a seguir, a respeito do Romantismo brasileiro.
O uso de vocativo e de pontuação expressiva constitui recurso textual que colabora para atribuir ao texto tom característico da oratória, próprio da poesia condoreira.
Julgue o próximo item, com relação ao fragmento de texto apresentado, ao contexto histórico-literário em que foi produzido e à produção literária machadiana.
A afirmação “o menino é pai do homem" (l.5) é corroborada pelo narrador, que se mostra consciente dos fatos que marcaram sua trajetória existencial.
Considerando as ideias do texto precedente e a relação que ele estabelece com aspectos da historiografia literária brasileira, julgue o item subsequente.
Por se tratar de “Romance da zona pastoril" (R.23), Vidas Secas apresenta um realismo social ininteligível a regiões urbanas do país.
Considerando as ideias e os aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item a seguir.
O propósito central do texto é convencer os leitores a se vacinarem contra a febre amarela.
No que se refere ao texto precedente, julgue o item que se segue.
O trecho “Em verdade vos digo que toda a sabedoria humana não vale um par de botas curtas" (R. 12 e 13) expressa um fato constatado pelo narrador quando descalçou suas botas.